Boston IIIs do esquadrão 88

Boston IIIs do esquadrão 88


We are searching data for your request:

Forums and discussions:
Manuals and reference books:
Data from registers:
Wait the end of the search in all databases.
Upon completion, a link will appear to access the found materials.

Boston IIIs do esquadrão 88

Um par de Boston IIIs do Esquadrão No.88. O tipo de aeronave pode ser identificado pelo nariz e o ar curto intacto na nacela do motor, o esquadrão pelo código RH.


Boston IIIs do esquadrão 88 - História

Ar de autoridade - uma história da organização da RAF

Nº 86 - 90 Histórias de esquadrão

Formado em Wye em 1 de setembro de 1917, deveria ser equipado com Dolphins para serviço na Frente Ocidental, mas a necessidade de reforçar as unidades existentes levou à sua dissolução em 4 de julho de 1918. Foi planejado novamente para se formar com Dolphins em 21 de outubro 1918 para implantação em 28 de novembro, mas foi antecipado para 28 de setembro em Brockworth, mas foi adiado. A formação foi então agendada para 30 de outubro, novamente em Brockworth, mas com salamandras no papel de ataque ao solo. Esses planos foram emendados novamente, com formação sobre Salamandras em Bircham Newton em 14 de novembro de 1918 com uma mudança para a França planejada para 28 de janeiro de 1919, no entanto, o Armistício encerrou todos esses planos e a formação foi suspensa.

O esquadrão finalmente se formou em Gosport em 6 de dezembro de 1940 no papel de lutador costeiro equipado com Blenheim IVs. Após o treinamento, o esquadrão mudou-se para Wattisham em março de 1941 e começou a escoltar patrulhas de escolta na costa de East Anglia, com uma mudança para North Coates em maio. Beauforts substituiu os Blenheims a partir de junho de 1941 com o esquadrão totalmente equipado com o novo tipo em julho. Eles foram usados ​​para minelaying, reconhecimento e patrulhas de resgate ar-mar, mas em outubro o esquadrão realizou o treinamento de torpedos e começou as operações anti-transporte em 11 de novembro. Em 1942, o esquadrão moveu-se ao redor da costa, para St Eval em janeiro, Wick em março e Thorney Island em julho, onde foi reduzido a quadro em 26 de agosto.

O esquadrão começou a se recuperar em outubro com a chegada de novas tripulações e Libertadores. Inicialmente, o esquadrão treinou tripulações para o Esquadrão Nº 160, mas quando este foi concluído, eles começaram o treinamento de suas próprias tripulações e começaram as operações com Libertadores em fevereiro de 1943. Uma mudança para Aldergrove, na Irlanda do Norte, ocorreu um mês depois, com uma nova mudança para Ballykelly em setembro. Em março de 1944, o esquadrão mudou-se para Reykjavik, na Islândia, por três meses, retornando à Escócia em julho, onde permaneceu pelo resto da guerra.

Com o fim da guerra e a necessidade de aumentar as unidades de transporte, o esquadrão foi transferido para o Comando de Transporte em 10 de junho de 1945. Juntando-se à ala nº 301, o esquadrão mudou-se para Oakington em agosto e começou a fazer voos militares para a Índia a partir de outubro. O esquadrão finalmente se dispersou em 25 de abril de 1946.

Esquadrão Nº 87 (Províncias Unidas)

Formado em Upavon pelo Esquadrão 'D' do CFS em 1 de setembro de 1917, foi equipado com Avro 504Ks, Pups e SE5As para treinamento. Os golfinhos começaram a chegar em dezembro e foram estes que o esquadrão levou para a Frente Ocidental em abril de 1918. Eu voei em operações de caça e ataque ao solo até o final da guerra e retornou a Ternhill em fevereiro de 1919, onde se desfez em 24 de junho .

O esquadrão se reformou, novamente no papel de lutador em 15 de março de 1937 em Tangmere. Inicialmente estava equipado com Fúrias, mas em junho os gladiadores começaram a substituí-los, enquanto ao mesmo tempo o esquadrão se mudou para Debden. A conversão para furacões começou em julho de 1938 e, com a eclosão da guerra, o esquadrão foi despachado para a França como parte do Componente Aéreo do BEF. Após a invasão alemã, o esquadrão esteve fortemente envolvido na ação aérea nas duas semanas seguintes, mas depois precisou ser retirado para se recuperar e reequipar.

O reequipamento ocorreu em Church Fenton e em julho o esquadrão retornou ao sudoeste, onde realizou patrulhas diurnas e noturnas como parte do Grupo nº 10. Gradualmente começou a se concentrar em operações noturnas e estas foram estendidas a surtidas noturnas de intrusos a partir de março de 1941 e continuaram até novembro de 1942. Nesse ponto, o esquadrão foi destacado para Gibraltar para apoiar a 'Operação Tocha', os desembarques Aliados no Norte da África. Ele continuou a fornecer cobertura defensiva para o 1º Exército durante a campanha do Norte da África.

Spitfires substituiu os furacões em abril de 1943 e em setembro mudou-se para a Sicília. Em janeiro de 1944, o esquadrão operou destacamentos da Itália, de onde realizou varreduras de caça nos Bálcãs. O esquadrão foi realocado para o continente italiano em junho e, a partir de agosto seguinte, começou a conduzir operações de caça-bombardeiro. Estas foram mantidas até o final da guerra, após o que a esquadra permaneceu como parte das forças de ocupação até a dissolução de Tissano em 30 de dezembro de 1946.

O número do esquadrão foi brevemente ativado quando foi vinculado ao Esquadrão Nº 56 de 11 de fevereiro de 1949 a 31 de dezembro de 1951. O esquadrão foi reformado no dia seguinte em Wahn no papel de caça noturno. Estava equipado com Meteor NF Mk 11s e estes funcionaram até dezembro de 1957, embora Javelins tivesse começado a chegar em agosto. No entanto, em 3 de janeiro de 1961, o esquadrão se dispersou pela última vez.

Esquadrão Nº 88 (Hong Kong)

Formado em 24 de julho de 1917 em Gosport, mas foi no início de 1918 quando recebeu seu equipamento de Bristol Fighter, que levou para a França em abril de 1918. Operou na função de reconhecimento de caça, mas também teve um papel muito ativo em missões ofensivas e pelos fim da guerra foi creditado com a destruição de 164 aeronaves inimigas. Operou na área de Dunquerque durante toda a guerra até se mudar para a Bélgica em 18 de novembro de 1918, onde se desfez em 10 de agosto de 1919.

O esquadrão se reformou no papel de bombardeiro leve em 7 de junho de 1937 em Waddington. Inicialmente equipado com o Hawker Hind, eles começaram a ser substituídos por Fairey Battles em dezembro de 1937. Com a eclosão da guerra, o esquadrão mudou-se para a França como parte da Força Aérea Avançada de Ataque. Perdendo a maior parte de seu equipamento durante o avanço alemão, o esquadrão voltou ao Reino Unido em junho de 1940, onde se reequipou e se mudou para a Irlanda do Norte, onde realizou patrulhas. Continuou nessas funções até julho de 1941, quando se mudou para Swanton Morley, tendo sido reequipado com Blenheim IVs em fevereiro de 1941.

Agora operando como parte da força de bombardeio diurno do Grupo Nº 2, tornou-se o primeiro esquadrão a ser equipado com o Douglas Boston, que recebeu em dezembro de 1941. Continuou a operar com o Grupo Nº 2 pelo resto da guerra, realizando baixas ataques contra centros de comunicação, alvos costeiros e navegação e missão de bombardeio tático em apoio ao avanço dos Aliados. Ele também colocou uma cortina de fumaça para o ataque Dieppe e os desembarques na Normandia. Mudou-se para a França em outubro de 1944 para ficar mais perto das unidades terrestres que apoiava e se desfez em 6 de abril de 1945.

O esquadrão foi revivido em 1 de setembro de 1946 quando o Nº 1430 Flt em Kai Tak, Hong Kong, foi renumerado. Ela agora estava envolvida em operações de transporte usando Sunderlands e operava em todo o Extremo Oriente. Quando a Guerra da Coréia estourou em julho de 1950, o esquadrão havia sido realocado para a função de Reconhecimento Geral. Ele operou do Japão por um período durante a guerra, mas em junho de 1951 o esquadrão mudou-se para Cingapura e se dispersou lá em 1 ° de outubro de 1954.

A encarnação final do No 88 começou em 15 de janeiro de 1956 quando foi reformado em Wildenrath na Alemanha como uma unidade intrusa em Canberra equipada com a versão Mk B (I) 8 desta versátil aeronave. O esquadrão se dispersou pela última vez, até agora, em 17 de dezembro de 1962, quando foi renumerado como Esquadrão Nº 14.

Foto do Esquadrão Nº 88 tirada na década de 1960

Inicialmente planejado como uma unidade Camel para implantação na França em março de 1918, começou a se formar em 1 de setembro de 1917. Sua aeronave operacional foi posteriormente alterada para SE5As, mas após vários adiamentos, o esquadrão se dispersou em 29 de julho de 1918 em Upper Heyford. Ele começou a se formar novamente em 11 de novembro de 1918, o dia em que o Armistício entrou em vigor como uma unidade Buzzard em Fowlmere, mas foi imediatamente suspenso. Outros planos exigiam que a unidade se formasse em Chingford em 14 de dezembro como um esquadrão Dolphin, mas novamente este plano foi cancelado e o nº 89 nunca foi formalmente formado.

O esquadrão acabou se formando como uma unidade de caça noturna em Colerne em 25 de setembro de 1941, equipado com Beaufighters, embora fosse planejado para implantação no Oriente Médio, de onde partiu em novembro. As operações no norte da África começaram em dezembro e, a partir de junho de 1942, operou um destacamento em Malta. Este destacamento também deu início a surtidas noturnas de intrusão sobre a Sicília e outros destacamentos operaram ao longo da costa norte-africana até que o esquadrão partiu para o Ceilão em outubro de 1943.

Ele agora estava envolvido em patrulhas noturnas em defesa do Ceilão, mas a falta de atividade na área levou ao início de operações noturnas de intrusão sobre a Birmânia a partir de setembro de 1944. A partir de fevereiro de 1945, os Mosquitos começaram a substituir os Beaufighters, a conversão sendo concluída em abril. Essas aeronaves voaram até o final da guerra e em setembro de 1945 mudou-se para Cingapura, mas em março de 1946 o esquadrão perdeu seus mosquitos e recebeu algumas morsas, que voou em missões de resgate ar-mar por mais um mês antes de ser reduzido para a Cadre e se desfez em 1o de maio de 1946. A Cadre foi transferida para o No 22 Squadron.

O esquadrão se reformou mais uma vez em 15 de setembro de 1955 em Stradishall. Foi novamente uma unidade de caça noturna, mas agora estava equipada com o Venom NF Mk 3, que utilizou até receber o Javelin FAW Mk 2s e 6s em outubro de 1957, que voou por mais um ano, quando foi dissolvido ao ser renumerado no 85 Esquadrão em 30 de novembro de 1958.

Formado inicialmente em Shawbury em 8 de outubro de 1917 como uma unidade de caça destinada à Frente Ocidental, seu pessoal foi usado como reforços e, conseqüentemente, foi dissolvido em 3 de agosto de 1918. Reformado em 14 de agosto como uma unidade de defesa doméstica em Buckminster, foi equipado com o versão de caça do Avro 504K, mas se separou novamente em 13 de junho de 1919, sem ver qualquer ação.

O Esquadrão Nº 90 se reformou como unidade de bombardeiro quando o Vôo 'A' do Esquadrão Nº 101 em Bicester foi elevado ao status de esquadrão em 15 de março de 1937. Inicialmente equipado com Hinds, Blenheim Is começou a chegar em maio e o esquadrão estava totalmente equipado em junho. No entanto, tornou-se imediatamente um esquadrão de treinamento de Blenheim para o Grupo Nº 6 e, em 4 de abril de 1940, fundiu-se com o Esquadrão Nº 35 para formar a Unidade de Treinamento Operacional Nº 17.

A próxima encarnação do esquadrão começou em 7 de maio de 1941, quando se tornou o primeiro esquadrão da RAF a operar o Boeing Fortress. Foi planejado o uso desses bombardeiros de alta altitude em missões diurnas, mas as primeiras versões dessa aeronave não tinham o armamento defensivo para lidar com as operações europeias. Outra deficiência do tipo foi a maneira como foi implantado, sendo usado para pequenas operações únicas de alto nível. Das 51 operações realizadas pelo esquadrão, 26 foram abortadas sem que nenhuma bomba fosse lançada. Durante este período, o esquadrão continuou a operar Blenheim IVs, mas em 14 de fevereiro de 1942, o esquadrão foi dissolvido.

O esquadrão reentrou na ordem de batalha em 7 de novembro de 1942, quando se reformou como unidade de Stirling no Grupo nº 3 operando de Bottesford. As operações começaram em janeiro de 1943 e continuaram até o final da guerra, com Lancasters substituindo os Stirlings em junho de 1944. Retido como parte da força de bombardeiros do pós-guerra, o esquadrão recebeu Lincoln em maio de 1947 e estes foram mantidos até que o esquadrão se dissolvesse em 1 Setembro 1950.

Pouco mais de um mês depois, em 4 de outubro, o esquadrão se reformou, mais uma vez, mas desta vez como uma unidade de Washington em Marham, embora a primeira aeronave só tenha chegado em dezembro. A conversão para Canberras começou em novembro de 1953 e foi concluída em março de 1954, quando o último Washington partiu. Outra dissolução veio em 1 de maio de 1956, mas em 1 de janeiro de 1957, um novo esquadrão 90 formado em Honington pretendia fazer parte da V-Force. Valiants chegou em março e continuou a ser operado, na função de reabastecimento de vôo de abril de 1962, até que o esquadrão foi dissolvido após o encalhe da frota Valiant com problemas de fadiga de metal em 16 de abril de 1963.

TW Out. 1938 - Set. 1939
WP Maio de 1941 - setembro de 1950, outubro de 1950 - abril de 1951
XY Março de 1943 - outubro de 1944 transportado apenas por 'C' Flt

* Honras em Preto são aquelas que o esquadrão recebeu o direito de brasão no Padrão do Esquadrão, mas não o faz.

Honras em vermelho são aquelas realmente estampadas no Padrão do Esquadrão

Honras em Azul são aquelas que o esquadrão não obteve o direito de brasão no Padrão do Esquadrão

A imagem do emblema do esquadrão nesta página é cortesia de Steve Clements

Crown Copyright é reproduzido com a permissão da Diretoria de Direitos de Propriedade Intelectual

Esta página foi atualizada pela última vez em 06/08/17 usando o FrontPage 2003

Índice Organizacional [Topo da página] Sqns 91 - 95


Banco de dados da Segunda Guerra Mundial

Você gostou desta fotografia ou achou esta fotografia útil? Em caso afirmativo, considere nos apoiar no Patreon. Mesmo $ 1 por mês já é uma boa escolha! Obrigada.

Compartilhe esta fotografia com seus amigos:

  • »1.102 biografias
  • »334 eventos
  • »38.814 entradas na linha do tempo
  • »1.144 navios
  • »339 modelos de aeronaves
  • »191 modelos de veículos
  • »354 modelos de armas
  • »120 documentos históricos
  • »226 instalações
  • »464 resenhas de livros
  • »27.594 fotos
  • »359 mapas

& # 34Nós não exigimos mais nada, queremos a guerra. & # 34

Joachim von Ribbentrop, Ministro das Relações Exteriores da Alemanha, agosto de 1939

O Banco de Dados da Segunda Guerra Mundial foi fundado e gerenciado por C. Peter Chen da Lava Development, LLC. O objetivo deste site é duplo. Em primeiro lugar, tem como objetivo oferecer informações interessantes e úteis sobre a 2ª Guerra Mundial. Em segundo lugar, é para mostrar as capacidades técnicas do Lava.


Facebook

Entre as novas exibições que nós, o Kent Battle of Britain Museum Trust em Hawkinge, adquirimos no fim de semana estava um ex-uniforme de Albert Edward Gregory, que voou como sargento artilheiro com o No. 219 Squadron. Foi também amigo e apoiante deste mesmo Museu.

Albert nasceu em Derby em 9 de maio de 1917 e juntou-se à RAFVR lá em abril de 1939, como ‘Airman Under Training Wop / AG. Ele foi convocado em 1º de setembro de 1939 e colocado em Aldergrove em outubro daquele ano para um curso de artilharia aérea.

Em dezembro, ele se juntou ao Esquadrão No.141 em Grangemouth, que na época estava operando com o Bristol Blenheims. Quando o Esquadrão No. 141 foi convertido para Boulton Paul Defiants em abril de 1940, ele era alto demais para a torre e, portanto, foi colocado no Esquadrão 219. Você pode ver como ele era alto quando olha para a foto em anexo de suas calças contra o Voluntário do Museu, Bill Milner!

Com o advento dos Beaufighters equipados com radar, a partir de setembro de 1940, Gregory retreinou-se como operador de rádio. Em maio, ele foi para a 2ª Escola de Rádio em Yatesbury para um Curso de Operadores Sem Fio.

Gregory se juntou ao No. 23 Squadron em Ford em dezembro de 1941. Ele voou de Tangmere em Boston IIIs em patrulhas de intrusão na França, Bélgica e Holanda, bombardeando e metralhando aeródromos, pátios de triagem e outros alvos. Em 2 de abril de 1942 ele danificou dois Dornier Do 17 & # 039s.

Em julho de 1942, Gregory fez um curso de Líderes de Artilharia na Central Gunnery School, Sutton Bridge, que concluiu em agosto, e foi então comissionado. Ele não voltou para o Esquadrão 23, mas foi para o Esquadrão 605 em Ford, novamente a serviço de intrusos.

Ele foi destacado para o Esquadrão No. 275 (ASR) em Valley em março de 1943 e foi premiado com o DFC (publicado em 13 de julho de 1943).

Gregory serviu mais tarde no Esquadrão No. 278 (ASR) e foi dispensado da RAF em novembro de 1945 como Tenente de Voo.

Ele voltou a trabalhar em julho de 1947, fez um curso de atualização de rádio e em fevereiro de 1948 foi destacado para o Esquadrão Nº 52 em Changi, Cingapura. O esquadrão estava engajado em operações antiterroristas, apoiando o Exército na Malásia.

No final de 1950, Gregory voltou ao Reino Unido e tornou-se instrutor de sinais.

Ele se aposentou da RAF em maio de 1955 e infelizmente morreu em 12 de novembro de 2010.

Em uma carta que acompanhava seu uniforme, ele escreveu:

‘Em resposta à sua carta ref: - R.A.F. A túnica e as calças do traje de batalha, eram conhecidas como trajes de trabalho, podiam ser usados ​​durante o vôo, em tarefas terrestres, exceto os normais R.A.F. uniforme. Eles teriam sido comprados por meio do Taylor oficial visitando o refeitório dos oficiais.

"As medalhas foram tudo o que recebi até minha saída da R.A.F. Foi só em julho de 2003 que pensei que deveria ser elegível para a Medalha de Defesa. Escrevi para R.A.F. Records Innsworth - Eles responderam que recebi, datado de 31 de julho de 2203 - Tenho o prazer de informar que você se qualifica para este prêmio para informá-lo de que você se qualifica para este prêmio em virtude de ter vencido o D.F.C. Portanto, tenho o prazer de anexar esta medalha. '

‘P.S. o brevet 'S' era para quando eu era para Cohen quando eu era um instrutor de solo e quando eu estava voando como um operador sem fio - código morse.

Para obter mais informações sobre o Museu e nossa adorável Sala de Chá e Refeições do Esquadrão Nº 25, dê uma olhada em nosso excelente e informativo website: www.kbobm.org

Museu da Batalha da Grã-Bretanha de Kent

Outra aquisição recente pelo Kent Battle of Britain Museum Trust em Hawkinge é a túnica de serviço de ‘P / O W. C. Wilson’ e foi gentilmente doada para a coleção por nosso bom amigo e apoiador, Neil Quinn.

Acredita-se que a túnica tenha pertencido ao AC2 William Charles Wilson, que voou com o No. 29 Squadron como um Operador de Radar em Bristol Blenheim & # 039s durante a Batalha da Grã-Bretanha. Uma de suas primeiras operações com o Esquadrão foi registrada em 8 de julho de 1940.

Muito pouco se sabe sobre William C. Wilson, exceto que ele se juntou à RAFVR por volta de dezembro de 1939, como um Aircrafthand. Mais tarde, ele se ofereceu para tarefas de tripulação aérea, realizou um curto curso de radar, antes de se juntar ao esquadrão nº 29 em Digby. Sem patente ou distintivo de vôo, ele voou muitas operações na Batalha da Grã-Bretanha, mas infelizmente nenhum outro serviço até agora foi localizado.

Se a túnica pertencesse a William C. Wilson, apoiada pelos emblemas de colarinho VR e o fecho da Batalha da Grã-Bretanha no 1939-45 Star nesta túnica, logo após a Batalha ele se retreinou como piloto.

Esta túnica foi mantida em mãos privadas por muitos anos, antes de ser adquirida por Neil Quinn, então parece ser genuína, mas no momento Dave está muito ocupado pesquisando o serviço da Batalha da Grã-Bretanha de William C. Wilson e tentando descobrir exatamente o que aconteceu com ele post 1940. Se você tiver alguma informação que possa ajudar Dave e sua pesquisa em andamento, por favor, pm ou envie um e-mail para: info & # 064kbobm.org

O Museu e as Salas de Chá e Refeições do Esquadrão nº 25 estão abertos atualmente das 10h às 17h, com última entrada às 16h de terça a domingo. Fechado às segundas-feiras, exceto feriados. Não estamos operando nenhuma forma de pré-reserva, portanto, chegue, com amplo estacionamento gratuito, entre no Museu como e quando desejar e dentro do nosso horário de funcionamento.

Para tudo o que você precisa saber sobre o Museu e o No. 25 Squadron Mess and Tea Rooms, dê uma olhada em nosso excelente e informativo website: www.kbobm.org

Museu da Batalha da Grã-Bretanha de Kent

Terça-feira, 15 e quarta-feira, 16 de junho de 2021 no Kent Battle of Britain Museum Trust em Hawkinge e que dias quentes têm sido, o que manteve Dave ocupado executando a manutenção com alguns problemas com a umidade e com as portas sendo abertas em clima controlado edifícios.

Na terça-feira, Dave e Scramble, o gato e mascote do Museu se juntaram a Mick Windsor, Alistair Robertson, Dave Whawell, Tom Dolezal e Bill Milner. De manhã, havia também Kevan Dunn-Beeching percorrendo as bordas ao redor do Museum Grounds e caminhos, enquanto seu neto, Lex. Estava varrendo a grama atrás. Tony Selman também apareceu pela manhã mostrando um 'Amigo Galês' (não tínhamos permissão de saber seu nome) pelo Museu e um pouco abaixo de seus habituais 'tours de celebridades'. Dave W passou muito do seu trabalho voluntário dia de trabalho no 'Dig For Victory Garden' dos anos 1940, por trás do Bloco de Operação. Jenny e Joanne Dowding estavam no No. 25 Squadron Mess and Tea Rooms.

Hoje, quarta-feira e Dave e Scramble juntaram-se a Derek Sutton, Bryan Sutton, Robbie Meades, John Willis e Eric Bates. Enquanto Dave, Scramble, Del, Bryan e Robbie administravam o Museu, cumprimentando e ajudando os visitantes, John e Eric penduravam dois portões no 'Dig For Victory Garden'. Jenny Dowding foi acompanhada por Vee Johnson no nº 25 Mess do esquadrão e salas de chá.

Hoje estava ainda mais quente do que ontem e Scramble, mais do que a maioria, estava lutando com o calor e passou o dia procurando áreas sombreadas. Estávamos um pouco mais silenciosos do que gostaríamos em uma quarta-feira, mas considerando o calor, não ficamos surpresos.

Com previsão de chuva para os próximos dias, por que não aproveitar a oportunidade para visitar a maior e mais abrangente coleção de artefatos da Batalha da Grã-Bretanha em exibição em qualquer lugar do mundo. De aeronaves, originais, bem como algumas réplicas, a veículos, armas, uniformes originais e objetos pessoais de muitos dos ‘The Few’, a artefatos recuperados de mais de 700 aeronaves abatidas da Batalha da Grã-Bretanha. O Museu não é realmente um Museu de Aeronaves, é mais um Museu dos "Poucos" e um testemunho duradouro da bravura e determinação de 2.938 pilotos e aviadores que lutaram e voaram no RAF Fighter Command durante a Batalha da Grã-Bretanha.

Não esquecendo nosso adorável No. 25 Squadron Mess and Tea Rooms no local. Sente-se ao ar livre no Museum Grounds e desfrute de comida deliciosa, tudo preparado no local, com o cenário deslumbrante dos três furacões Gate Guardian, Heinkel He 111H-16 e Bristol Blenheim Mk. 4.

Para tudo o que você precisa saber sobre o Museu, o No. 25 Squadron Mess and Tea Rooms, dê uma olhada em nosso excelente e informativo website: www.kbobm.org

Por favor, ‘goste’ e ‘partilhe’, o que nos ajuda a promover o Museu e a Comemoração dos ‘Poucos’.


ROYAL AIR FORCE BOMBER COMMAND, 1942-1945.

Ao baixar ou incorporar qualquer mídia, você concorda com os termos e condições da Licença Não Comercial IWM, incluindo o uso da declaração de atribuição especificada pela IWM. Para este item, isto é: & copiar IWM CH 7844

Uso não comercial aceito

Uso permitido para estes fins:

Embutir

Use esta imagem sob licença não comercial.

Você pode incorporar mídia ou baixar imagens de baixa resolução gratuitamente para uso privado e não comercial sob a Licença Não Comercial IWM.

Ao baixar ou incorporar qualquer mídia, você concorda com os termos e condições da Licença Não Comercial IWM, incluindo o uso da declaração de atribuição especificada pela IWM. Para este item, isto é: & copiar IWM CH 7844

Uso não comercial aceito

Uso permitido para estes fins:

Embutir

Use esta imagem sob licença não comercial.

Você pode incorporar mídia ou baixar imagens de baixa resolução gratuitamente para uso privado e não comercial sob a Licença Não Comercial IWM.

Ao baixar ou incorporar qualquer mídia, você concorda com os termos e condições da Licença Não Comercial IWM, incluindo o uso da declaração de atribuição especificada pela IWM. Para este item, isto é: & copiar IWM CH 7844


Uso atual [editar | editar fonte]

Após a guerra, Attlebridge foi colocada no status de "cuidado e manutenção" por alguns anos, eventualmente sendo fechada em 1950. Foi vendida durante 1959-62 e foi escolhida como local para operações extensivas de criação de aves. & # 915 e # 93

Hoje, fileiras de casas de perus alinham-se nas pistas. isolados uns dos outros porque este é um requisito importante para escapar das doenças infecciosas às quais os perus estão sujeitos. As pistas, a pista de perímetro e algumas das arquibancadas permanecem, assim como a torre de controle, agora amplamente renovada e usada como escritórios pelos proprietários do local do aeródromo. A sala de instruções e o bloco HQ ainda existem, sendo o último usado como residência particular. & # 915 e # 93

Os hangares T-2 desapareceram há muito tempo, mas algumas das antigas cabanas Nissen e outras estruturas permanecem em alguns dos locais dispersos, usadas para uma variedade de propósitos. & # 915 e # 93

Durante a reunião de 1992, um memorial foi dedicado em uma encruzilhada perto do campo de aviação. & # 918 e # 93


Boston IIIs do esquadrão 88 - História

Douglas Boston, RCAF

Dados atuais até 22 de abril de 2021.

(Foto DND via James Craik)

Douglas Boston Mk. III, RCAF No. 418 (Intruder) Squadron, c1944.

O Douglas A-20 Havoc (designação da empresa DB-7) é um bombardeiro leve de design americano. No serviço da Comunidade Britânica, executado pelas tripulações da RCAF, seu nome de serviço era Boston. Durante a Segunda Guerra Mundial, 24 esquadrões da RAF operaram o Boston, principalmente nos teatros do Mediterrâneo e do Norte da África.

A RCAF adquiriu três Douglas A-20 Bostons para operações de pesquisa "especiais" em Suffield, Alberta, de 1941 a 1946.

O Esquadrão 418 "City of Edmonton" (Intruder), RCAF, foi formado no exterior em Debden, Essex, Inglaterra, em 15 de novembro de 1941. Foi o único esquadrão Intruder do RCAF e voou no Douglas Boston e no Mosquito de Havilland durante o dia e a noite. operações de intrusão nas profundezas do território inimigo. O Esquadrão No. 418 (Intrud er) reivindicou 178 aeronaves inimigas e bombas voadoras 79-1 / 2 V-1 destruídas, tornando-se a unidade de pontuação mais alta da RCAF. A pontuação individual mais importante foi o líder do esquadrão Russell Bannock, com 11 aeronaves e 18-1 / 2 V-1s. Ele também foi o comandante do esquadrão de 10 de outubro a 22 de novembro de 1944.

Em 21 de novembro, o Esquadrão de invasores No. 418 foi transferido para um trabalho de apoio próximo à Segunda Força Aérea Tática nos Países Baixos. O esquadrão foi dissolvido em Volkel, no Nehterlands, em 7 de setembro de 1945.

No. 418 Intruso) Esquadrão Douglas Boston Mk. III, voaram de novembro de 1941 a julho de 1943. Algumas das aeronaves do esquadrão eram (número de série W8263) codificado P, (número de série W8268), TH-O, (número de série W8317), código V, (número de série No. W8321), codificado G, (No. de série W8356) codificado D, (No. de série Z2165), TH-X codificado, (No. de série Z2192) codificado Z e (No. de série Z2226) codificado K.

(Foto IWM, CH 1106)

Douglas Boston Mk. I (No. de série AE458), em Boscombe Down, Wiltshire, no Reino Unido, durante uma inspeção de uma nova aeronave americana para a RAF pelo Duque de Kent. AE458 foi uma das dezesseis aeronaves desviadas para a Grã-Bretanha de um ex-contrato belga e serviu como treinador de tripulação nos Esquadrões Nº 18 e Nº 88 da RAF.

(CFJIC, DND Photo PL 7292 via Don Smith)

Douglas Boston Mk. III (Intruder), (No. de série W8317), codificado TH-S, "Victoria", No. 418 (Intrud er) Squadron, RCAF, cNov 1941-Jul 1943.

(CFJIC, DND Photo PL 7297 via Don Smith)

Douglas Boston Mk. III (Intruder), (Serial No. Z2240), codificado TH-T, "Toronto", No. 418 (Intruder) Squadron, RCAF, cNov 1941-Jul 1943.

(Foto de Benoit Thibault)

Douglas Boston, H para Humbolt, Saskatchewan, RCAF.

(Foto de Benoit Thibault)

Douglas Boston, H para Humbolt, Saskatchewan, RCAF.

(Foto de Benoit Thibault)

Douglas Boston, formação, RCAF.

(DND Photo, PL-15875 via James Craik)

Douglas Boston Mk. Formação III, No. 418 (Intrud er) Squadron, RCAF, c1941-1943.

(Foto IWM, CH 7213)

Douglas Boston Mk. III (No. de série Z2165), codificado TH-X, No. 418 (Intrud er) Squadron, RCAF. Z2165 foi perdido na noite de 30 de novembro-1 de dezembro de 1942 enquanto realizava uma surtida combinada de lançamento de intruso e folheto (codinome Nickle) na área de Thorout e Roulers da Flandres Ocidental, na Bélgica. Os restos mortais da tripulação de três homens nunca foram encontrados. Seus nomes estão inscritos no Runnymede War Memorial em Englefied Green, Egham, Surrey, Inglaterra. No momento da perda, o esquadrão estava baseado em Bradwell Bay, Essex e parte do Royal Air Force Fighter Command. Foi liderado pelo Comandante de ala da RAF A. E. Saunders. O esquadrão operou o Boston de novembro de 1941 a julho de 1943, quando foi substituído pelo de Havilland Mosquito Mk. II.

Piloto - R87408 Sargento de voo Merton Ralph Lockwood, Força Aérea Real Canadense, 21 anos de Pinkham, Saskatchewan. Observer - 1126894 Sargento Robert Valentine Ievers, Reserva de Voluntários da Força Aérea Real. Operador Wireless / Artilheiro Aéreo (WAG) - R69145 Sargento John Joseph Graham Chabot, Força Aérea Real Canadense, 25 anos de Coniston, Ontário.

(Foto da Biblioteca do Congresso, LC-USW361-203)

Douglas A-20C-BO Havoc (No. de série 635), em Langley Field, Virginia, EUA, julho de 1942. Este Havoc foi licenciado sob o Lend-Lease-Agreement para a Royal Air Force, embora a maioria dessas aeronaves tenha sido desviada para a USAAF.

(Foto da Biblioteca do Congresso, LC-USW36-407)

Douglas A-20C-BO Havoc (No. de série 635), em Langley Field, Virginia, EUA, julho de 1942. Este Havoc foi licenciado sob o Lend-Lease-Agreement para a Royal Air Force, embora a maioria dessas aeronaves tenha sido desviada para a USAAF.

(Foto da Biblioteca do Congresso, LC-USE6-D-008556)

Douglas A-20C-BO Havoc, pintado como um RAF Boston, cerca de 1942.

(Foto da Biblioteca do Congresso, LC-USE6- D-008569)

Douglas A-20C-BO Havoc, pintado como um RAF Boston, cerca de 1942.

(Foto IWM CH 9502)

Douglas Boston Mk. III (Intruder), (Serial No. W8317), codificado TH-S, No. 418 (Intruder) Squadron, RCAF, estacionado em Ford, Sussex no Reino Unido ao anoitecer. Tampas de lona protegem o nariz esmaltado e a frente das capotas do motor.

(Foto da Biblioteca e Arquivos do Canadá, MIKAN No. 3378925)

Douglas Boston Mk. IIIs, No. 88 Squadron, RAF, na linha de vôo se preparando para o Raid on Dieppe, 19 de agosto de 1942.

(Foto IWM CH 7210)

Douglas Boston Mk. III (Intruder), No. 418 (Intruder) Squadron, RCAF, taxiando em Bradwell Bay, Essex, antes de uma invasão noturna sobre a França, setembro de 1942. No. 418 (Intruder) Squadron, operou Douglas Boston Mk. IIIs em surtidas noturnas de intrusos na Baía de Bradwell. Seus alvos usuais eram os campos de aviação da Luftwaffe, o sistema ferroviário francês e, ocasionalmente, edifícios de fábricas. A aeronave na fotografia carrega pacotes de armas de fuselagem ventral com quatro canhões de 20 mm.

(Foto IWM CH 7211)

Douglas Boston Mk. III (Intruder), No. 418 (Intrud er) Squadron, RCAF, iluminado por uma Chance Light pela pista em Bradwell Bay, Essex, se prepara para decolar em uma missão noturna de intrusão sobre o noroeste da Europa, cerca de 1942. No. O Esquadrão 418 (Intrud er), liderado por Russ Bannock e Johny Caine (Edmonton), conseguiu mais mortes RCAF ar-solo e ar-ar do que todos os outros esquadrões canadenses. O esquadrão foi posteriormente equipado com Mosquitos. A pontuação dos esquadrões incluiu 173 aeronaves destruídas, das quais 73 estavam em solo, 9 prováveis, 103 danificadas, 76 V-1s destruídos sobre a água e 7 V-1s destruídos sobre a Inglaterra. O Esquadrão No. 418 (Intruso) lançou 56 toneladas de bombas, destruiu 17 locomotivas e danificou 59 locomotivas, com 52 vagões de carga e passageiros destruídos ou descarrilados e 300 veículos motorizados destruídos.

(Foto RCAF)

Par de Douglas DB-7B Boston em voo, RCAF.

(Foto RAF)

(Foto RCAF)

Douglas Boston (No. de série HJ496), RCAF.

(Foto da Biblioteca e Arquivos do Canadá, MIKAN No. 4900126)

Douglas Boston Mk. III, codificado T para Toronto, No. 418 (Intrud er) Squadron, RCAF, com nove aviadores, seis dos quais são de Toronto. L-R: Sgt. H. J. Irving, Sgt. G. M. Riches, Sgt. J. W. Hutchison, Sgt. J. E. C. Pringle, P / O D. Duxfield (Timmins, Ontario), P / O E. Keyes (Ottwa, Ontario), Sgt. J. Field, Sgt. J. Sharples e Sgt. G. Chabot (Sudbury, Ontário). Foto tirada em RAF Station Debden, Essex no Reino Unido, fevereiro de 1942.

(NDIL Photo PL-7295)

Douglas Boston Mk. III, No. 418 (Intrud er) Squadron, RCAF, "B" Flight, levado em sua casa, RAF Station Debden, Essex no Reino Unido, fevereiro de 1942.

(Foto da Biblioteca e Arquivos do Canadá, MIKAN No. 4938597)

Douglas Boston Mk. III (No. de série W8358), No. 418 (Intrud er) Squadron, RCAF, em RAF Debden, Inglaterra.

(Foto RCAF)

Douglas Boston Mk. IV (No. de série W8268), codificado TH-O, "Ottawa, Ontário", No. 418 (Intruder) Squadron, RCAF, ca Nov-Dez 1941.

(Foto RCAF cortesia do Shearwater Aviation Museum)

Douglas Boston Mk. IV (No. de série W8268), codificado TH-O, "Ottawa, Ontário", No. 418 (Intruder) Squadron, RCAF.

(Foto da Biblioteca e Arquivos do Canadá, MIKAN No. 3378722)

Douglas Boston com um tripulante que participou da Operação Jubileu, o Raid on Dieppe, 1942.

(Foto da Biblioteca e Arquivos do Canadá, MIKAN No. 4900124)

Artilheiro da torre dorsal Douglas Boston.

(Foto da Biblioteca e Arquivos do Canadá, MIKAN No. 4900054)

Par de Douglas Boston, No. 418 (Intrud er) Squadron, RCAF, 14 de maio de 1943.

(Fotos da Guerra Mundial)

Douglas DB-7B Boston Mk. III, No. 107 Squadron, RAF.

(Foto da Biblioteca e Arquivos do Canadá, MIKAN No. 4931950)

N ° 418 (Intrud er) briefing do esquadrão na Inglaterra. From left to right: Flying Officer F. W. Halwood, Flight Lieutenant Massey Beveridge, Wing Commander Paul Davoud, Flying Officer Doug Alcorn, Squadron Leader Charles Moran, Flying Officer L.E.S. Spackman, Flying Officer James Johnson, Flight Lieutenant H. Lisson.

(Library and Archives Canada Photo, MIKAN No. 4880515)

(Library and Archives Canada Photo, MIKAN No. 44993934)

S/L C.C. Moran with F/O O. Martin, No. 418 (Intruder) Squadron, RCAF.

(RCAF Photo)

Squadron Leader Russell William Bannock, Order of Ontario, DSO, DFC, (1 Nov 1919 – 4 Jan 2020), flew as a Canadian fighter pilot during the Second World War (photo taken in 1944), and served as the chief test pilot for de Havilland Canada.

Bannock was born in Edmonton, Alberta in 1919, and worked as a commercial pilot before the Second World War, obtaining his private pilot's license in 1938 and his commercial pilot's license in 1939.

After entering the RCAF, Bannock received his pilot's wings in 1940 and was appointed as an instructor at Trenton, Ontario. Later he was posted to RAF Ferry Command from June to August 1942. In September 1942, Bannock became chief instructor with the Flying Instructor School at Arnprior in Ontario. Bannock's request for overseas service was granted in 1944 and he joined 60 Operational Training Unit (OTU) based in RAF High Ercall, England.

In June 1944, Bannock was then transferred to No. 418 (Intruder) Squadron, RCAF, flying intruder missions over Europe with the de Havilland Mosquito Mk. VI fighter-bomber. He quickly proved adept at this type of operation and achieved his first victories. In October 1944, he was promoted to Wing Commander and took command of the squadron. Bannock also flew 'Diver' operations against the German V-1 flying bombs launched against London and southern England. On one mission he shot down four V-1s in one hour. A bar was added to his DFC for his missions against the V-1s.

Bannock was transferred to No. 406 Squadron, RCAF in Nov 1944 as commanding officer, and was awarded the DSO. By April 1945, Bannock had destroyed 11 enemy aircraft (including 2 on the ground), 4 damaged in the air and 19 V-1's destroyed. Bannock became Director of Operations, RCAF Overseas Headquarters, in London in May 1945 until Sep 1945 when he attended the Royal Air Force Staff College.

Retiring from the RCAF in 1946, Bannock joined the de Havilland Canada Aircraft Company as chief test pilot, flying prototypes like the Beaver and various short take-off and landing aircraft. In 1950, Bannock became Director of Military Sales and later Vice President and President from 1976 to 1978. In 1968, he formed his own consulting business, Bannock Aerospace Ltd.

In 1956, Bannock was appointed an associate fellow of the Canadian Aeronautical Institute. He was also chairman of the Canadian Aerospace Industries Association’s Export Committee 1964-1968, and was a director from 1976-1977. Bannock was also President of the Canadian Fighter Pilots Association, Director of the Canadian Industrial Preparedness Association, and the Canadian Exporters Association.

In the late 1990s, his wartime navigator, Robert Bruce, recorded his Symphony in B flat, dedicated to Bannock and in part inspired by the night sorties they flew together. In 2011, he was made a member of the Order of Ontario "for his contributions to the aerospace industry". Bannock died at a hospital in Toronto in January 2020 at the age of 100 .


Involvement in World War II

No. 88 squadron was reformed in 1937 as a bomber squadron equipped with the Fairey Battle.

It began the war as part of the Advanced Air Striking Force, making it one of the first squadrons to be sent to France and suffered very heavy loses during the Battle of France. They returned to Britain in June 1940, moving to RAF Sydenham, Belfast where they operated a mix of Battles, Douglas Boston Is and Bristol Blenheim IVs, carrying out patrol duties over the Western Approaches.

In July 1941 the squadron moved to RAF Swanton Morley, East Anglia where it converted fully to the Boston III and IIIA. From there it carried out attacks on German coastal shipping and targets on the coast of occupied Europe.

In August 1943 the squadron relocated to RAF Hartford Bridge, Hampshire with its sister squadron No. 342 Squadron as part of 137 wing of No.2 Group of the 2nd Tactical Air Force in preparation for the invasion of Europe. From there the squadron attacked German communications and airfields. On D-Day itself it was charged with laying the smokescreen to hide the first wave of landing craft.

In October 1944 the squadron returned to France to join the tactical air forces that were supporting the Allied armies as they advanced across Europe. The squadron was finally disbanded on 4 April 1945.


RAF Airfields in Norfolk during the Second World War

A vital part was played by the Royal Air Force and their other support establishments during the Second World War, especially those fighter and bomber bases located throughout Norfolk. This county and the men and woman based here, were one of the most important front lines of defence and this continued long after WWII ended. This is a compilation of the principle airfields, the Squadrons and Groups based in them and in most cases the types of airplanes flown from the airfields throughout the War.

So much has been written about the wartime presence within East Anglia, of the American Army Air Force that it easy to overlook the vital part played by the Royal Air Force during the Second World War.

Both fighter and bomber bases were dispersed throughout Norfolk, together with other support establishments. It is not possible to comprehensively list here every RAF group and squadron, or every type of aircraft involved in Norfolk during the Second World War, but there are many excellent publications and websites which do this.

All we are attempting to do, on these pages, is to identify where these RAF wartime bases were located and what their main operational function was. We have not attempted to list each and every air force unit or base activated, only the principal units.

The easiest way to itemise the various RAF wartime bases, and other installations, is to list them alphabetically starting with :-

ATTLEBRIDGE: If you drive approximately 8 miles north-west of Norwich, you’ll find Attlebridge, which was an early wartime station established for the use of the No. 2 Group RAF light bombers. Completed in August 1942 the airfield was first used by No. 88 Squadron RAF from August 1941 to September 1942, flying Bristol Blenheim IVs and Douglas Boston IIIs.

The base was assigned to the United States Army Air Force’s (USAAF) Eighth Air Force's 2nd Bomb Wing on 30 September 1942, with the designation as Station 120. It reverted back to RAF use in July 1945 as the 94 Maintenance sub-unit.

The sale of the old airfield started in 1959 and was bought by turkey producer, Bernard Matthews Limited.

BARTON BENDISH: It was sometimes the practice, at the outbreak of the Second World War, for bomber stations to have a satellite airfield. Barton Bendish is one such installation and is situated on the Downham Market to Swaffham road, opposite its parent station, RAF Marham.

Infrequently used by Hurricane trainers from Sutton Bridge it was also utilised by a few Wellington bombers, which were dispersed there. Closed down in 1942, it was just too close to the parent station to be considered worth developing further.

BIRCHAM NEWTON: Located just over 13 miles north-east of King's Lynn, it was a First World War Royal Flying Corps base and home to the largest British bomber of that period, the Handley Page V/1500. It was operational throughout the Second World War as part of No. 16 Group RAF Coastal Command. Twenty-two different RAF squadrons were based there at some point during the Second World War, operating very wide-ranging types of aircraft.

These include Ansons, Blenheims, Hudsons, Hurricanes, (Hawker Hurricanes were the most numerous and important plane used during the 1940 'Battle Of Britain', responsible for 65% of all German planes destroyed), Swordfish, Vilderbeest, Wellingtons and Whitleys. The base was finally closed in December 1962, but in 1965 the airfield was used for evaluation trials of the Hawker Siddeley Kestrel V/STOL aircraft. It is now the home of the National Construction College (East)

BODNEY: Some 5 miles south-west of Watton is where RAF Bodney became operational in March 1940. It was a satellite field to RAF Watton and was where the Blenheims of both 82 & 21 Squadrons were positioned. Later it was where Hampdens of 61 Squadron left on their bombing missions. The airfield’s facilities were improved during 1942 and the base was eventually handed over to the USAAF. After the end of the war the base was handed over by the RAF to the British Army, to become part of the Stanford Training Area.

COLTISHALL: Situated 9 miles north-east of Norwich, it was built in early 1939 as a bomber station. In May 1940 it was designated as a fighter station as part of the RAF’s 12 Group Fighter Command. Initially housing Spitfire I’s of 66 Squadron, deployed from in June 1940 the Hurricanes of 242 Squadron arrived and were placed under the command of Sq. Ldr. Douglas Bader and it became home to night fighters.

For a while the Royal Navy Fleet Air Arm operated aircraft from the base and between February and April 1945 it was the airfield for No. 124 Squadron, a fighter-bomber squadron flying Supermarine Spitfire IX.HF's. During the war years Coltishall was home to several other RAF squadrons.

At the end of the war the base was briefly given over to Polish squadrons, until they returned home. It continued as a frontline RAF fighter base until its closure in November 2006.

The full history of this famous RAF base is set down in full in Martin W. Bowman’s excellent book, details of which can be found at the end of this feature.

DOCKING: Originally, in 1940, Docking was a decoy airfield for Bircham Newton, when dummy Hudson aircraft were parked and successfully attracted the attention of the German bombers on several occasions. Later dummy hurricanes were similarly used.

At various times during the war the base hosted many RAF and several Royal Canadian Air Force (RCAF) squadrons, including amongst many others Nos 53(RAF), 143(RAF), 206 (RCAF), 235(RAF), 254(RAF), 255 (RAF), 320(RAF), 407(RCAF), 415(RCAF), 500(RAF), 502 (RAF), 521(RAF)and 524(RAF).

A grass airfield, with eight blister hangars and one A1 hangar, was laid out soon after the outbreak of war and the first squadron to operate from there was No. 235 Squadron RAF using Bristol Blenheims.

These were replaced by the Lockheed Hudson. A meteorological observation unit No. 405 Flight of Bomber Command was set up. When Coastal Command took over all the meteorological units this became No. 1401 (Met) Flight and received a greater variety of aircraft, including, Spitfires, Gloster Gladiator biplanes and Hawker Hurricanes.

In August 1942 the Flight was made into a Squadron - No. 521 - with Hudsons Hampdens, Mosquitos and Venturas. Closed in early 1946 the base was sold in April 1958. The remains of the old control tower can be seen on the southern boundary of the old base.

DOWNHAM MARKET: this was a satellite to Marham from 1941 to 1942. July 1942 saw the arrival of 218 Pathfinder Force Squadron and it remained their home base until early 1944, flying various marks of Stirling bombers.

623 Squadron was formed in the late summer of 1943, from elements of the 218, but was disbanded in the December. Various other squadrons came and went between 1944 and 1945 and all flying ended in April 1946. The station was eventually sold into private ownership in early 1957.

EAST WRETHAM: Located 6 miles north-east of Thetford, East Wretham airfield was hurriedly created during the early months of 1940 as a satellite airfield with No. 311 (Czech) Squadron which had been dispersed there from RAF Honington, in late July 1940.

The squadron operated their Liberator bombers from the airfield until April 1942 when it transferred to Coastal Command. From late 1942 RAF Bomber Command’s No 115 Squadron operated their Vickers Wellington Mk IIIs, and later Avro Lancasters, from the airfield.

The intention to turn East Wretham into a "Class A" airfield was not realised and the station turned over to the USAAF for fighter operations. In October 1943, East Wretham was assigned USAAF ( Station 133 ) Vacated by them in November 1945 the base returned to the RAF. Parts of the base were sold off in the autumn of 1954, but the British Army retained a large part of it as part of their Stanford Training Area.

FELTWELL: Located 10 miles west of Thetford, the airfield was built during the late 1930s and is similar in layout to many of the other RAF airfields of the period, (e.g. RAF’s Marham, Watton and West Raynham).

It was home to a number of heavy bomber squadrons of the RAF during the Second World War. In late 1939 a New Zealand flight , attached to 75 RAF Squadron, moved in with their Wellington bombers, later to become No 75 Squadron RNZAF, the first Commonwealth Squadron to be formed.

The Wellingtons of 57 Squadron arrived in November 1940. In August 1942 487 Squadron RNZAF arrived at Feltwell, followed in September by the RAAF’s 464 Squadron with their Ventura light bombers. In April 1943 the Antipodean squadrons left Feltwell to be replaced BY 192 Squadron RAF with a variety of aircraft including Wellingtons, Mosquitoes and Halifaxes. In September that year 1473 (RCM) Flight arrived with its Wellington bombers.

After the war Feltwell was transferred the RAF’s Flying Training Command between 1946-58. No 77 Squadron RAF was re-formed at Feltwell in 1958 as the first Thor missile base. Eventually closed down by the RAF in December 1966 it was taken over by the USAF the next year.

It is still a USAF base and part of the old airfield now houses the Feltwell Golf Club.

FERSFIELD: Is located 16 miles south-west of Norwich. Built in 1943/1944, the airfield was originally a satellite of RAF Knettishall and was constructed to Class A bomber specifications, with a main 6,000 ft runway and two secondary runways of 4,200 ft.

Accommodation for about 2,000 personnel was in Nissen huts along with an operations block and two T-2 hangars. It was assigned to the United States Army Air Forces in 1942. The airfield is most notable as the operational airfield for Operation Aphrodite, a secret plan for remote controlled Boeing B-17 Flying Fortress and Liberator bombers to bomb German V-1 flying bomb sites and submarine pens.

Fersfield was returned to the RAF in late 1944 and bombing operations began in December, using B-25 Mitchells. One of RAF’s most secret operations, ‘Operation Carthage’, was launched from Fersfield on 21 March 1945 to target the Gestapo HQ in Copenhagen. De Havilland Mosquitos from No 21 Squadron RAF, No 464 Squadron RAAF and No 487 Squadron RNZAF made the raid across the North Sea and back. It was ranked as a success in spite of many civilian casualties, including 86 school children.

In April 1946 the airfield was sold and returned to agricultural use.

FOULSHAM: 15 Miles north-west of Norwich, the construction of the airfield began in 1941 was ready for operational use in the late summer of 1942 when it became the home of 98 and 180 Squadrons RAF with their Mitchell B-25 bombers. In early September 1943 the Lancaster bombers of 514 Squadron arrived . Only a couple of months later they moved out when the base became home to the !00 BG, USAAF.

GREAT MASSINGHAM: Located 8.1 miles south-west of Fakenham, and 11.7 miles east of King's Lynn. The airfield was built in 1940 as a satellite airfield of RAF West Raynham and the first aircraft positioned there, in the late summer, were the Blenheims of 18 Squadron RAF.

This squadron left in April to be replaced by No. 107 Squadron RAF. Its aircrew members included such cricketing immortals as England’s Bill Edrich and Australia’s Keith Miller, together with Kenneth Wolstenholme the famous post-war football commentator. Also based there, for a short while was 90 Squadron RAF with their B-17 Flying Fortresses, but most of their flying was out of West Raynham, which had much better facilities.

In the summer of 1943 342 Squadron RAF arrived with their Boston aircraft., but their stay lasted for only a few weeks. In the later summer of ‘43 the facilities at Great Massingham were enhanced by the installation of new, extended concrete runways, T2 and other hangers plus new personnel quarters and operational facilities. These improvement works were completed by the spring of 1944.

By the end of the war other units had occupied the base including Squadrons 1694,16,1482 RAF. The airfield closed in 1945, although remained in use for storage until the 1950s.

HORSHAM ST. FAITHS: Located on the outskirts of Norwich, this base was operational as a Royal Air Force station from 1939 to 1963. It was first used by the Blenheim bombers of a detachment of 21 Squadron, based at RAF Watton, during the last two months of 1939.

The Spitfire fighters of 19 Squadron arrived and included amongst its aircrew members was the legless pilot , then Flying Officer Douglas Bader. In May 1940 they were joined by 66 Squadron, also with their Spitfire fighters. In late May both squadrons had departed Horsham St. Faiths, 19 repositioned to Duxford, whilst 66 made the short hop to nearby RAF Coltishall.

In June 1940 the base became officially operational when 114 Squadron moved in to be joined by 139 Squadron, both squadrons flying Blenheim bombers. 114 did not stay for long and in August, they departed for their new home at RAF Oulton. Six months later, in February 1941, a detachment of Blenheims, from 110 Squadron arrived at the base. 139 left between May-June, one detachment going to Malta and the rest of the squadron relocating to RAF Oulton. They returned in October, but left again in the December.

They were immediately replaced by the Blenheims and Mosquitoes of 105 Squadron. In June 1942 a new Mosquito squadron, No. 139, was formed at the base using some elements of 105. Both 139 and 105 left Horsham St. Faiths at the end of September 1942, for RAF Marham, to make way for the USAAF and the base remained as a 2nd Air Division base for the remainder of the war.

It reverted back to the RAF in July 1945 and for three years between 1960-63 was the home to the famous Battle of Britain Historic Flight with its legendary Hurricanes and Spitfires. Deactivated in 1967 in 1969 the base became what is now Norwich International Airport.

LANGHAM: Located 15 miles north-west of Norwich, Norfolk, was established in 1940, initially to be used as an emergency grass-landing, emergency airfield. It was the most northerly of the Norfolk wartime RAF airfields, being only just over 3 miles from the North Sea at Blakeney.

In 1941 it became the satellite airfield for Bircham Newton as a Coastal Command dispersal site. The airfield was originally equipped with three grass runways, but the station became independent in 1942, when it was upgraded with concrete runways, perimeter track and hard-standings.

A wide variety of aircraft flew out of the base during the war years, including Hawker Henleys, Fairey Swordfish of 819 Squadron, Mustangs of 2 Squadron, Tomahawks of 251Squadron, Ansons and Hudsons of 280 Squadron, Beaufighters of 455 Squadron (RAAF) and 489 Squadron (RNZAF), Barracudas of 827 Squadron, Wellingtons of 324 and 612 Squadrons, Gladiators, Hurricanes and B-17 Fortresses of 521 Squadron.

In 1947 the station was placed into care and maintenance, but it was reactivated during the Korean War. It was later used as an emergency landing strip for RAF Sculthorpe, before final closure in 1961, with the land returning to its pre-war agricultural use.

LITTLE SNORING: Located just north of the village of Little Snoring, the airfield still remains open for general aviation use as Little Snoring Airfield. Its wartime construction commenced in the late summer of 1942 and was completed in July the following year, when it became a satellite station to RAF Foulsham.

During the war years it was home to the Mosquitoes of 23, 141 and 515 Squadrons, the Lancasters of 115 Squadron and the 1678 heavy conversion flight.

LUDHAM: It was created in November 1941, as a satellite airfield to RAF Coltishall, to supplement the parent base’s then existing satellite base at Matlaske.

It was Norfolk’s most easterly airfield and the short hop to the coast made it a perfect establishment for maritime support and home to the Spitfires of sections of 152 Squadron, which had their home base at Swanton Morley.

The Spitfires of 19 Squadron moved in during December that year. They left in the spring of 1942 to be replaced by the Spitfires of 610 Squadron, commanded by Sqdn. Ldr ‘Johnnie Johnson who became an RAF legendary fighter ace.

HM King George VI and Queen Elizabeth visited the base in late January 1943. That same year Ludham was used as a practice bombing range! The Typhoons of 195 Squadron moved to Ludham in May 1943 and for a few days in the summer of ’43 the Spitfires of 611 Squadron ‘squatted’ at the base.

In the early months of 1945 the Spitfires of both 602 and 603 Squadrons. They stayed but a couple of months before being replaced by 91 Squadron’s Spitfires.

In 1954 Ludham village and nearby Hickling Broad were used as the location for the film Conflict of Wings. RAF Horsham St. Faiths was used as a location for the flight sequences, involving Vampire and Swift aircraft.

MARHAM: First became operational in 1916. After the First World War the base was expanded in preparation for its role as a front-line Second World War facility. In June 1939 the Wellington bombers of No1 RNZAF unit arrived, but moved on the RAF Harwell just before the war started, to be replaced by the Wellingtons of 115 Squadron. In December 1940 Wellingtons, this time belonging to 218 Squadron, also made Marham their home base.

During the first couple of months of 1942 the Wellingtons of 218 Squadron were replaced by the four-engine Short Brother’s Stirling, heavy bombers. In the autumn of that year the base transferred from5 Group to 2 Group RAF, when the Mk IV Mosquitoes, of 105 and 109 Squadrons, moved in having transferred from Horsham St. Faiths.

In June 1943 the base came under the control of No 8 Group and in March 1944 both squadrons moved on when the base closed for the installation of new runways and support installations. That was the end of wartime operations for Marham, but in January 1946 flying operations resumed and have continued to this day with RAF Marham being one of the UK’s foremost, frontline bomber stations.

MATLASKE: There was an airfield at Matlaske before the war started but it was approved for requisition by the Air ministry in August 1939. RAF Matlaske became operational in October 1940 as a satellite station to RAF Coltishall, which is just over 11 miles south-east of Matlaske.

In 1940 the airfield had two grass runways, one being 1,600 yards, the other 1,300 yards long. Its first ‘tenants’ were the Spitfires of 72 Squadron, but they departed the base in early December to be replaced by the Spitfires of 222 Squadron, who detached from RAF Coltishall.

222 Squadron stayed until late June 1941 and the next month were replaced by 601 Squadron with their Hurricane fighters. They stayed for only a few weeks before handing the base over to the Spitfires of 19 Squadron who were based there until December that year.

In early September 1942 Matlaske was given over to the USAAF 8th Air Force and became their fighter base, Station 178. Subsequently, at various times, during the remaining war years, Matlaske was, in addition to the above named RAF squadrons, home to Nos. 3, 19, 56, 65, 118, 122, 137, 195, 229, 245, 266, 278, 412 (RCAF), 451 & 453 (RAAF), 485 (RNZAF), 486, 602, 609, 611, Squadrons. Flying from the base ceased in April 1945 and the base was closed in October that year.

OULTON: Located 3 miles west of Aylsham and 12.5 miles northwest of Norwich, the Airfield was requisitioned by the RAF in 1940 and became a satellite landing facility for Horsham St. Faith, between July 1940 and September 1942, after which it operated as a satellite airfield of RAF Swanton Morley.

RAF Squadrons 114,18 &139 flew Blenheims from here, as did 1428 conversion flight, with its Hudsons and 236 Squadron with their Beaufighters. The Bostons of 236 and the Bostons of 88 Squadron were also based at Oulton, as were the B-17 Flying Fortresses of 1699 Bomber Support Flight, 214 & 223 Squadrons. The 803 Squadron (USAAF) were also temporarily based at Oulton between May and August 1944.

SCULTHORPE: Situated about 3 miles west of Fakenham the airfield has been home to many visiting airmen and support crews of both the RAF and the United States Air Force. It became operational in January 1943 and initially hosted the French-flown Bostons of 342 ‘Lorraine’ Squadron.

In July it was superseded by the Venturas of 487 Squadron ( RNZAF), 464 Squadron (RAAF) and 21 Squadron (RAF). In October the first two of these squadrons converted to Mosquitoes, followed by the 21 Squadron a month later.

The reformed 214 Squadron RAF arrived in January 1944 converting to B-17s, with an RCM roles in the USAAFs 100BG. The Americans stayed on at Sculthorpe till 1992, but, whilst retaining the airfield, in 1997 the Ministry of Defence sold the entire technical, domestic and administrative site including the married quarters site, previously occupied by the USAF, to The Welbeck Estate Group.

SWANTON MORLEY: Located 18 miles north-west of Norwich and only 3 miles from Dereham, the base originally opened in September 1940, as part of 2 Group Bomber Command. Blenheim IV light bombers of 105 Squadron were its first occupants, before moving to Horsham St. Faiths in December 1941 they were replaced by 226 Squadron. During July and August, the Blenheims of 88 Squadron operated from the base.

August 22nd 1941 saw the arrival of the Spitfire IIs of 152 Squadron and in June ’42 226 Squadron played hosts to the crews of the A-20s of the 15th Light Bombardment Squadron (USAAF).

They were the very first American unit to arrive in England and to join the Allied aerial offensive. The first American crews saw action, rather symbolically, on the 4th July when they crewed six of the RAF’s A-20 Bostons of 226 Squadron, on airfield attacks over Holland. April ’43 saw 88 Squadron return to Sculthorpe, this time with Boston bombers.

From late November ’43 to February ’44 No 3 Squadron’s Typhoons were stationed at the base. In February ’44 No 226 Squadron, now flying Mitchel II bombers, departed the base to move to Hartford Bridge to prepare for the forthcoming invasion of Europe.

In March and April Boston and Mitchell bombers and Mosquito crews of 464 Squadron (RAAF) and 487 Squadron (RNZAF) moved to Swanton Morley. For the remainder of the war the base hosted several and varied units and types of aircraft. From June 1953 to 1995, when it closed, the station was also used by 611 Volunteer Gliding School. The station was converted to an Army base, now known as Robertson Barracks.

WATTON: First became operational in February/March 1939, before the outbreak of war. With its grass run ways and C-type hangers it became home to nos. 21 and 34 Squadrons, flying Blenheim I bombers. In August ’39, 82 Squadron arrived with its Blenheim bombers.

This squadron suffered its heaviest wartime losses on 17 May ’40 when 12 bombers left the base, for an attack on Gembloux, but only a single Blenheim returned to Watton, the others all having been shot down. The next month 21 Squadron left for Lossiemouth, to be replaced by the Blenheims of 105 Squadron. No 21 Squadron returned to Watton in the October.

For a brief period, during May 1941 No. 90 Squadron was re-formed at Watton, equipped with B-17C day bombers and later moved over to West Raynham. 21 Squadron left in December 1941, for Malta. 82 Squadron departed in March 1942, for India.

In late 1943 the base was taken over by the USAAF who remained there until the end of the war and in the summer of 1945 the RAF took back the base and the last of its flying units left in May 1969.

WEST RAYNHAM: Officially opened in April 1939 and in May No 101 & 90 Squadrons arrived with a complement of Blenheim I and IV bombers. Both squadrons stayed only a few months, until September, when they were deployed to other bases out of Norfolk. 1012 were only gone a few days before returning to become No 2 Group’s training squadron.

In late April 1940 No. 76 Squadron was formed at the base, flying Ansons and Hampdens, but was disbanded in late May. In late May No 139 Squadron arrived, but were quickly replaced, 10 days later by No, 18 Squadron with its various marks of Blenheims. Their stay was also short and they departed Watton on the September. No. 90 Squadron returned to Watton in early May 1941, now flying Boeing Fortress I bombers.

By late May they had moved on the Great Massingham. No. 101 Squadron moved to Oakington in the first week of July 1941, to be replaced by the Blenheims IVs of 114 Squadron. Later that month 1420 Flight was deployed to Watton, but was disbanded only four months later, in the November.

In April 1943 No 342 Squadron was reformed at the base, crewed mainly by Free French Airforce airmen. No. 100 Bomber Support Group arrived in the first few days of December 1943 and flew Mosquitoes from there until the war’s end. The station closed in June 1994.

WEYBOURNE: Used by the army from the mid-1930s, Weybourne had varied activity going on during the war years. This included things such as a catapult built on the top of the adjoining cliff for use with associated target drones, which were radio-controlled sea and land plane variants of the versatile Tiger Moth light aircraft. These flew along the coast and provided target practice for the gunners.

During February 1941the ‘Queen Bee’ target drones of ‘T’ Flight AACU were based at Weybourne. From June 1941 these drones were target practice for the rocket projectiles and light anti-aircraft guns. ‘T’ Flight was disbanded at the end of April 1942 and all flying activity had stopped at the base by July that year. The base was finally closed in 1958 and is now the site of a comprehensive military museum and well worth a visit.

For the definitive tome on this subject we recommend that you read an excellent publication by Martin W. Bowman, titled ‘World War II RAF AIRFIELDS IN NORFOLK’. It was first published by Pen & Sword Aviation, of Barnsley, in 2007. In his excellent book Martin imparts just about all you could ever wish to learn on the subject. We readily acknowledge that it has been an extremely helpful reference aid to us in producing this element of this website.

Please do not hesitate to let us know of any possible errors, or major omissions in the following text, so that we might make the necessary corrections.


Banco de dados da Segunda Guerra Mundial

Did you enjoy this photograph or find this photograph helpful? Em caso afirmativo, considere nos apoiar no Patreon. Mesmo $ 1 por mês já é uma boa escolha! Obrigada.

Share this photograph with your friends:

  • » 1,102 biographies
  • » 334 events
  • » 38,814 timeline entries
  • » 1,144 ships
  • » 339 aircraft models
  • » 191 vehicle models
  • » 354 weapon models
  • » 120 historical documents
  • » 226 facilities
  • » 464 book reviews
  • » 27,594 photos
  • » 359 maps

"I have returned. By the grace of Almighty God, our forces stand again on Philippine soil."

General Douglas MacArthur at Leyte, 17 Oct 1944

The World War II Database is founded and managed by C. Peter Chen of Lava Development, LLC. The goal of this site is two fold. First, it is aiming to offer interesting and useful information about WW2. Second, it is to showcase Lava's technical capabilities.


Assista o vídeo: 1987-88 Boston Bruins Hockey Opening