Manchester Guardian na Primeira Guerra Mundial

Manchester Guardian na Primeira Guerra Mundial


We are searching data for your request:

Forums and discussions:
Manuals and reference books:
Data from registers:
Wait the end of the search in all databases.
Upon completion, a link will appear to access the found materials.

Charles Prestwich Scott, o dono do Manchester Guardian, inicialmente se opôs ao envolvimento da Grã-Bretanha na Primeira Guerra Mundial. Scott apoiou seus amigos, John Burns, John Morley e Charles Trevelyan, quando eles renunciaram ao governo por causa dessa questão. Como ele escreveu na época: "Estou fortemente convicto de que a guerra não deveria ter acontecido e que não deveríamos ter nos tornado partes dela, mas uma vez nela todo o futuro de nossa nação está em jogo e nós não temos escolha a não ser fazer o máximo que pudermos para garantir o sucesso. "

Durante o verão de 1914, a maioria dos redatores do jornal, incluindo C.E. Montague, Leonard Hobhouse, Herbert Sidebottom, Henry Nevinson e J. A. Hobson, pediram que a Grã-Bretanha permanecesse neutra no crescente conflito na Europa. No entanto, uma vez que a guerra foi declarada, a maioria deu seu apoio ao governo.

J. Hobson manteve-se contra o envolvimento da Grã-Bretanha e juntou-se à organização anti-guerra, a Union of Democratic Control (UDC). Hobson serviu no conselho executivo do UDC e escreveu o livro Rumo ao Governo Internacional (1914) que preconizava a formação de um corpo mundial para prevenir guerras.

C. Montague, embora tivesse 47 anos, mulher e sete filhos, se ofereceu para se alistar no Exército Britânico. Cinza desde os primeiros vinte anos, Montague tingiu o cabelo na tentativa de persuadir o exército a tomá-lo. Em 23 de dezembro de 1914, os Fuzileiros Reais aceitaram-no e ele se juntou ao Batalhão de Esportistas.

Montague foi posteriormente promovido ao posto de segundo-tenente e transferido para a Inteligência Militar. Nos dois anos seguintes, ele teve a tarefa de escrever propaganda para o Exército britânico e censurar artigos escritos por cinco jornalistas ingleses autorizados na Frente Ocidental (Perry Robinson, Philip Gibbs, Percival Phillips, Herbert Russell e Bleach Thomas). Howard Spring, outro redator do jornal, também trabalhou para a Inteligência Militar na França.

Henry Nevinson, o principal repórter de guerra do jornal, foi muito crítico em relação às táticas usadas pelo Exército Britânico, mas não conseguiu passar essa opinião pelos censores. C. P. Scott e Leonard Hobhouse se opuseram ao alistamento obrigatório introduzido em 1916 e no ano seguinte apoiaram as tentativas feitas por Arthur Henderson para garantir uma paz negociada.

De modo geral, os jornais ingleses evitaram tomar partido na disputa. Tudo com, pensamos, apenas com uma exceção (o Postagem matinal) reconheceram a provocação extrema que a Áustria recebeu e seu direito de tomar as medidas mais enérgicas para garantir a punição de todos os envolvidos no assassinato do Príncipe Herdeiro.

Se a Rússia fizer uma guerra geral a partir de uma guerra local, será um crime contra a Europa. Se nós, que podemos permanecer neutros, nos precipitarmos para a guerra ou deixarmos que nossa atitude permaneça em dúvida, isso será um crime e um ato de loucura suprema e gratuita.

Seria conveniente conter o panfleto. A guerra está indo mal contra nós e qualquer dia pode trazer notícias mais sérias. Suponho que assim que os alemães tiverem tempo de voltar sua atenção para nós, podemos esperar ver seus grandes canhões montados do outro lado do canal e seus zepelins voando sobre Dover e talvez Londres. As pessoas ficarão totalmente impacientes com qualquer tipo de crítica à política em tal momento e temo que uma ação prematura agora possa destruir qualquer esperança de utilidade para sua organização (União de Controle Democrático) mais tarde. Eu vi Angell e Ramsay MacDonald ontem à tarde e descobri que eles chegaram à mesma conclusão.

Após a tensão dos preparativos cuidadosamente organizados, a excitação das horas finais foi extrema, mas nenhum sinal de ansiedade foi mostrado. O mar permaneceria calmo? A lua permaneceria velada em uma nuvem fina? As brigadas manteriam a hora e o lugar? Nossas próprias armas continuaram disparando devidamente até o momento da retirada. Nossos rifles mantinham um fogo intermitente e às vezes vinham explosões repentinas dos turcos.

Mulas relinchavam, correntes chacoalhavam, vapores piam baixo e marinheiros gritavam em linguagem de megafones forte o suficiente para carregar cem milhas. Mesmo assim, o inimigo não deu sinais de vida ou de audição, embora estivesse quase visível à luz da lua através da cena familiar de baía, planície e colinas às quais os soldados britânicos deram nomes tão incomuns.

Assim, as horas críticas passaram lentamente, mas dando tão pouco tempo para que tudo fosse feito. Por fim, os bandos finais de defensores silenciosos começaram a chegar das linhas mais próximas. Os sapadores começaram a entrar, cortando todos os fios telefônicos e sinais em seu caminho. Alguns sapadores chegaram depois de arranjar mechas lentas para acender nossos poucos estoques abandonados de biscoitos, bully beef e bacon deixados nas curvas da costa.

Silenciosamente, os cajados começaram a se mover. Os oficiais da festa da praia, que haviam realizado um trabalho tão excelente e insone, recolheram. Com um sorriso, eles ouviram a explosão distante de turcos ainda trabalhando nas trincheiras - um caso peculiar de perda de trabalho. Pouco antes das três, um pinnace me levou para um dos navios de guerra. Às três e meia os últimos lançadores adiaram. De nosso conhecido ponto ao norte da própria baía de Suvla, segundo me disseram, o próprio general que comandava o Nono Corpo de Exército foi o último a sair, sinalizando ao chefe do Estado-Maior que fosse o primeiro. Assim, a expedição Sulva chegou ao fim após mais de cinco meses de existência.

Você sabe que eu estava honestamente disposto a aceitar o serviço militar obrigatório, desde que o sistema voluntário tivesse sido testado primeiro e não tivesse fornecido os homens necessários e que ainda podiam ser dispensados ​​da indústria, e valesse a pena ter que me preocupar numericamente. Acho que essas não são condições irracionais e pensei que, na conversa que tive com você em setembro passado, você concordou com elas. Eu não posso sentir que eles foram cumpridos, e eu sinto muito fortemente que a compulsão agora está sendo forçada sobre nós sem que seja mostrada a prova de sua necessidade, e eu me ressinto disso ainda mais profundamente porque me parece na natureza de uma violação da fé com aqueles que, como eu - são muitos - estavam dispostos a fazer grandes sacrifícios de sentimento e convicção para manter a unidade nacional e garantir todas as condições necessárias para vencer a guerra.

Expor a carne e o sangue humanos à malignidade das metralhadoras não é uma guerra científica, mas o valor inexperiente do selvagem. O que parece que precisamos para operações dessa natureza é algum tipo de armadura que permita ao ataque chegar perto da defesa sem sofrer perdas tão pesadas. A defesa está, na verdade, usando armadura - a armadura de uma parede de balas de suas metralhadoras além da parede de alvenaria. O ataque também deveria ter blindagem, e como nessas operações próximas o apoio de artilharia pesada está fora de questão, o verdadeiro paralelo não é com nada conhecido nas operações de campo, mas com os combates de rua.

Escutei ontem à noite, em um jantar oferecido a Philip Gibbs em seu retorno do front, a mais impressionante e comovente descrição dele do que a guerra (no front ocidental) realmente significa, que eu ouvi. Mesmo uma audiência de políticos e jornalistas endurecidos foi fortemente afetada. Se as pessoas realmente soubessem, a guerra seria interrompida amanhã. Mas é claro que eles não sabem e não podem saber. Os correspondentes não escrevem e a censura não passaria a verdade. O que eles enviam não é a guerra, mas apenas uma bela imagem da guerra com todos fazendo atos galantes. A coisa é horrível e além da natureza humana para suportar e sinto que não posso continuar com esse maldito negócio.


Dia da Memória

Dia da Memória (às vezes conhecido informalmente como Dia da Papoula devido à tradição da papoula da memória) é um dia comemorativo observado nos estados membros da Commonwealth. O Dia da Memória é comemorado desde o final da Primeira Guerra Mundial para lembrar os membros das forças armadas que morreram no cumprimento do dever. Seguindo uma tradição inaugurada pelo Rei George V em 1919, [1] o dia também é marcado por lembranças de guerra em muitos países não pertencentes à Comunidade Britânica. Na maioria dos países, o Dia da Memória é comemorado em 11 de novembro para relembrar o fim das hostilidades da Primeira Guerra Mundial. As hostilidades terminaram formalmente “às 11 horas do dia 11 do 11º mês” de 1918, de acordo com o armistício assinado pelos representantes da Alemanha e da Entente entre as 5:12 e as 5:20 daquela manhã. ("Na 11ª hora" refere-se ao passagem da 11ª hora, ou 11h00.) A Primeira Guerra Mundial terminou oficialmente com a assinatura do Tratado de Versalhes em 28 de junho de 1919. [2]

A tradição do Dia da Memória evoluiu a partir do Dia do Armistício. O Dia do Armistício inicial foi observado no Palácio de Buckingham, começando com o Rei George V dando um "Banquete em Honra ao Presidente da República Francesa" [3] durante as horas da noite de 10 de novembro de 1919. O primeiro Dia do Armistício oficial foi subsequentemente realizado em os terrenos do Palácio de Buckingham na manhã seguinte. Durante a Segunda Guerra Mundial, muitos países mudaram o nome do feriado. Os estados membros da Comunidade das Nações adotaram o Dia da Memória, enquanto os Estados Unidos escolheram o Dia dos Veteranos. [4]


O guardião

Nossos editores irão revisar o que você enviou e determinar se o artigo deve ser revisado.

O guardião, anteriormente (1821–1959) The Manchester Guardian, influente jornal diário publicado em Londres, geralmente considerado um dos principais jornais do Reino Unido.

O jornal foi fundado em Manchester em 1821 como o semanário Manchester Guardian mas se tornou um diário depois que o governo britânico levantou o imposto do selo sobre os jornais em 1855. "Manchester" foi retirado do nome em 1959 para refletir a posição do jornal como um diário nacional com uma reputação internacional positiva, e seu editor e equipe editorial mudaram-se para Londres em 1964.

O guardião tem sido historicamente elogiado por seu jornalismo investigativo, sua discussão imparcial de questões, sua cobertura literária e artística e crítica e sua correspondência estrangeira. O guardiãoA postura editorial de é considerada menos conservadora do que a de The Daily Telegraph e Os tempos, seus principais concorrentes em Londres, mas sua reportagem também é marcada por sua independência. O jornal já foi chamado de "consciência não-conformista da Grã-Bretanha".

Sua abordagem editorial é creditada ao mandato de 57 anos de Charles Prestwich Scott, que começou em 1871, quando o jornal cobriu os lados prussiano e francês na guerra franco-alemã. Como Scott certa vez descreveu a filosofia de publicação de seu artigo, “Os comentários são gratuitos. Os fatos são sagrados…. A voz dos oponentes, não menos do que a dos amigos, tem o direito de ser ouvida. ”

O jornal é propriedade da Scott Trust, que também é proprietária do Guardian Media Group. A renda do grupo sustenta o jornal e permite que ele permaneça financeiramente seguro. A estrutura de propriedade fiduciária impediu a compra do jornal por grandes proprietários de mídia.

Este artigo foi revisado e atualizado mais recentemente por Adam Augustyn, Editor Gerente, Conteúdo de Referência.


Conteúdo

1821 a 1972

Primeiros anos

The Manchester Guardian foi fundada em Manchester em 1821 pelo comerciante de algodão John Edward Taylor com o apoio do Little Circle, um grupo de empresários não conformistas. [22] Eles lançaram o jornal, em 5 de maio de 1821 (por acaso no mesmo dia da morte de Napoleão) após o fechamento da polícia mais radical Manchester Observer, um jornal que defendeu a causa dos manifestantes do Massacre de Peterloo. [23] Taylor havia sido hostil aos reformadores radicais, escrevendo: "Eles apelaram não para a razão, mas para as paixões e o sofrimento de seus conterrâneos abusados ​​e crédulos, de cuja indústria mal paga eles extorquem para si os meios de uma existência farta e confortável. Eles não labutam, nem fiam, mas vivem melhor do que aqueles que o fazem. " [24] Quando o governo fechou o Manchester Observer, os campeões dos proprietários da usina estavam em vantagem. [25]

O influente jornalista Jeremiah Garnett juntou-se a Taylor durante o estabelecimento do jornal, e todos do Little Circle escreveram artigos para o novo jornal. [26] O prospecto que anunciava a nova publicação proclamava que "zelosamente reforçaria os princípios da Liberdade civil e religiosa [.] Defendia calorosamente a causa da Reforma [.] Se esforçava para ajudar na difusão de princípios justos de Economia Política e [. ] apoiar, sem referência ao partido de que emanam, todas as medidas úteis ”. [27] Em 1825, o jornal se fundiu com o Voluntário Britânico e era conhecido como The Manchester Guardian e British Volunteer até 1828. [28]

A classe trabalhadora Anunciante de Manchester e Salford chamado The Manchester Guardian “a prostituta imunda e parasita sujo da pior porção dos engenheiros”. [29] The Manchester Guardian era geralmente hostil às reivindicações do trabalho. Do Projeto de Lei das Dez Horas de 1832, o jornal duvidava que, em vista da competição estrangeira, "a aprovação de uma lei decretando uma destruição gradual da manufatura de algodão neste reino seria um procedimento muito menos racional". [30] The Manchester Guardian descartou as greves como sendo obra de agitadores de fora: “[...] se for feita uma acomodação, acabou a ocupação dos agentes da União. Eles vivem da contenda [.]”. [31]

Escravidão e a Guerra Civil Americana

O jornal se opôs à escravidão e apoiou o livre comércio. Um artigo principal de 1823 sobre a contínua "crueldade e injustiça" para com os escravos nas Índias Ocidentais, muito depois da abolição do comércio de escravos com a Lei do Comércio de Escravos de 1807, queria justiça para os interesses e reivindicações tanto dos proprietários quanto de seus escravos oprimidos. [32] Ele acolheu a Lei de Abolição da Escravidão de 1833 e aceitou o "aumento da compensação" para os proprietários de plantations, já que a "culpa da escravidão atribui muito mais à nação" do que aos indivíduos. O sucesso da lei encorajaria a emancipação em outras nações escravistas para evitar o "risco iminente de uma rescisão violenta e sangrenta". [33] No entanto, o jornal argumentou contra a restrição do comércio com países que ainda não aboliram a escravidão. [34]

Tensões complexas desenvolveram-se nos Estados Unidos. [35] Quando o abolicionista George Thompson fez uma turnê, o jornal disse que "[s] lavanderias é um mal monstruoso, mas a guerra civil não é menor e não buscaríamos a abolição nem mesmo daquela por causa do perigo iminente da segunda " Sugeriu que os Estados Unidos deveriam compensar os proprietários de escravos por libertarem escravos [36] e apelou ao presidente Franklin Pierce para resolver a "guerra civil" de 1856, o Saque de Lawrence devido às leis pró-escravidão impostas pelo Congresso. [37]

Em 1860, O observador citou um relatório de que o recém-eleito presidente Abraham Lincoln se opunha à abolição da escravidão. [38] Em 13 de maio de 1861, logo após o início da Guerra Civil Americana, o Manchester Guardian retratou os estados do Norte principalmente como impondo um monopólio comercial oneroso sobre os estados confederados, argumentando que se o Sul fosse liberado para ter comércio direto com a Europa, "não estaria distante o dia em que a própria escravidão cessaria". Portanto, o jornal perguntou "Por que o Sul deve ser impedido de se libertar da escravidão?" [39] Esta visão esperançosa também foi defendida pelo líder liberal William Ewart Gladstone. [40]

Houve divisão na Grã-Bretanha por causa da Guerra Civil, mesmo dentro dos partidos políticos. o Manchester Guardian também estava em conflito. Apoiou outros movimentos de independência e sentiu que também deveria apoiar os direitos da Confederação à autodeterminação. Criticou a Proclamação de Emancipação de Lincoln por não libertar todos os escravos americanos. [40] Em 10 de outubro de 1862, escreveu: "É impossível lançar qualquer reflexão sobre um homem tão evidentemente sincero e bem-intencionado como o Sr. Lincoln, mas também é impossível não sentir que foi um dia mau tanto para a América como mundo, quando foi eleito presidente dos Estados Unidos ”. [41] Naquela época, o bloqueio da União estava causando sofrimento nas cidades britânicas. Alguns, incluindo Liverpool, apoiaram a Confederação, assim como a "opinião atual em todas as classes" em Londres. Em 31 de dezembro de 1862, os trabalhadores do algodão realizaram uma reunião no Free Trade Hall de Manchester que resolveu "sua repulsa pela escravidão negra na América e pela tentativa dos rebeldes escravistas do sul de organizar no grande continente americano uma nação escravista como base ". Houve um comentário de que "um esforço foi feito em um artigo principal do Manchester Guardian para dissuadir os trabalhadores de se reunirem para tal propósito ". O jornal relatou tudo isso e publicou sua carta ao presidente Lincoln [42] enquanto reclamava que" a principal ocupação, se não o principal objetivo da reunião, parece ter sido abusar do Manchester Guardian". [41] Lincoln respondeu à carta agradecendo aos trabalhadores por seu" sublime heroísmo cristão "e os navios americanos entregaram suprimentos de socorro à Grã-Bretanha. [42]

O jornal relatou o choque para a comunidade do assassinato de Abraham Lincoln em 1865, concluindo que "[a] separação de sua família com o presidente moribundo é muito triste para descrever", [43] mas no que da perspectiva de hoje parece um editorial mal julgado escreveu que "[de] sua regra, nunca podemos falar, exceto como uma série de atos abomináveis ​​a toda noção verdadeira de direito constitucional e liberdade humana", acrescentando "é sem dúvida lamentável que ele não tenha tido a oportunidade de reivindicar suas boas intenções ". [40]

De acordo com Martin Kettle, escrevendo para O guardião em fevereiro de 2011, "O guardião sempre odiou a escravidão. Mas duvidava que a União odiasse a escravidão na mesma medida. Argumentou que a União sempre havia tolerado tacitamente a escravidão, protegendo os estados escravistas do sul da condenação que eles mereciam. Era uma crítica à proclamação da emancipação de Lincoln por impedir o repúdio total à escravidão em todos os Estados Unidos. E castigou o presidente por estar tão disposto a negociar com o sul, sendo a escravidão uma das questões que ainda estão em discussão ”. [44]

C. P. Scott

C. P. Scott tornou o jornal reconhecido nacionalmente. Ele foi editor por 57 anos a partir de 1872 e tornou-se seu proprietário quando comprou o jornal da propriedade do filho de Taylor em 1907.Sob Scott, a linha editorial moderada do jornal tornou-se mais radical, apoiando William Gladstone quando os liberais se separaram em 1886 e se opondo à Segunda Guerra dos Bôeres contra a opinião popular. [45] Scott apoiou o movimento pelo sufrágio feminino, mas criticou qualquer tática das sufragistas que envolvesse ação direta: [46] "A posição realmente ridícula é que Lloyd George está lutando para emancipar sete milhões de mulheres e os militantes estão esmagando as janelas das pessoas inofensivas e interrompendo as reuniões de sociedades benevolentes em um esforço desesperado para evitá-lo. " Scott achava que a "coragem e devoção" das sufragistas era "digna de uma causa melhor e de uma liderança mais sã". [47] Tem sido argumentado que as críticas de Scott refletiam um desprezo generalizado, na época, por aquelas mulheres que "transgrediam as expectativas de gênero da sociedade eduardiana". [46]

Scott contratou J. M. Synge e seu amigo Jack Yeats para produzir artigos e desenhos que documentassem as condições sociais do oeste da Irlanda. Essas peças foram publicadas em 1911 na coleção Viagens em Wicklow, West Kerry e Connemara. [48]

A amizade de Scott com Chaim Weizmann desempenhou um papel na Declaração Balfour de 1917. Em 1948 The Manchester Guardian era um apoiador do novo Estado de Israel.

Em 1919, o correspondente especial do jornal W. T. Goode viajou a Moscou e obteve entrevistas com Vladimir Lenin e outros líderes soviéticos. [49] [50]

A propriedade do papel passou em junho de 1936 para o Scott Trust (em homenagem ao último proprietário, John Russell Scott, que foi o primeiro presidente do Trust). Essa mudança garantiu a independência do jornal. [51]

Sylvia Sprigge serviu como correspondente para The Manchester Guardian na Itália, de 1943 a 1953. [52]

De 1930 a 1967, uma cópia especial de arquivo de todos os jornais diários foi preservada em 700 caixas de zinco. Estes foram encontrados em 1988, enquanto os arquivos do jornal foram depositados na Biblioteca da Universidade John Rylands da Universidade de Manchester, no campus de Oxford Road. O primeiro caso foi aberto e considerado como contendo os jornais publicados em agosto de 1930 em perfeitas condições. As caixas de zinco eram feitas mensalmente pelo encanador do jornal e armazenadas para a posteridade. As outras 699 caixas não foram abertas e todas foram devolvidas ao armazenamento em O guardião garagem, devido à falta de espaço na biblioteca. [53]

Guerra civil Espanhola

Tradicionalmente filiado ao Partido Liberal de centro e centro-esquerda, e com uma base de circulação não-conformista do norte, o jornal ganhou reputação nacional e o respeito da esquerda durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939). George Orwell escreve em Homenagem à Catalunha (1938): "Dos nossos jornais maiores, o Manchester Guardian é o único que me deixa com um respeito acrescido pela sua honestidade ". [54] Com o pró-Liberal News Chronicle, o apoio ao Trabalho Daily Herald, do Partido Comunista Trabalhador diário e vários jornais dominicais e semanais, apoiava o governo republicano contra os nacionalistas insurgentes do general Francisco Franco. [55]

Pós-guerra

O então editor do jornal, AP Wadsworth, odiava tanto o campeão esquerdista do Trabalhismo, Aneurin Bevan, que fez uma referência a se livrar de "Tory Vermin" em um discurso "e dos odiadores de sua comitiva" que encorajou os leitores a votar Conservador nas eleições gerais de 1951 e remover o governo trabalhista de Attlee no pós-guerra. [56] O jornal se opôs à criação do Serviço Nacional de Saúde por temer que a provisão estatal de saúde "eliminasse a eliminação seletiva" e levasse a um aumento de pessoas com deformações congênitas e irresponsáveis. [57]

The Manchester Guardian opôs-se fortemente à intervenção militar durante a Crise de Suez de 1956: "O ultimato anglo-francês ao Egito é um ato de loucura, sem justificativa em quaisquer termos, mas breve expediente. Ele despeja gasolina em um incêndio crescente. Não há como saber que tipo de explosão acontecerá Segue." [58] [59]

Em 24 de agosto de 1959, The Manchester Guardian mudou seu nome para O guardião. Essa mudança refletiu o crescente destaque dos assuntos nacionais e internacionais no jornal. [60] Em setembro de 1961, O guardião, que antes só havia sido publicado em Manchester, começou a ser impresso em Londres. [61]

1972 a 2000

Conflito da Irlanda do Norte

Quando 13 manifestantes dos direitos civis na Irlanda do Norte foram mortos por soldados britânicos em 30 de janeiro de 1972 (conhecido como Domingo Sangrento), O guardião disse que "Nenhum dos lados pode escapar da condenação." [62] Sobre os manifestantes, eles escreveram: "Os organizadores da manifestação, a Srta. Bernadette Devlin entre eles, desafiaram deliberadamente a proibição de marchas. Eles sabiam que atirar e atirar pedras não poderia ser evitado e que o IRA poderia usar a multidão como um escudo. " [62] Sobre o exército, eles escreveram, "parece haver pouca dúvida de que tiros aleatórios foram disparados contra a multidão, que a mira foi dirigida a indivíduos que não eram nem bombardeiros nem portadores de armas e que força excessiva foi usada". [62]

Muitos irlandeses acreditaram que a decisão do Tribunal de Widgery sobre os assassinatos foi uma cal, [63] uma visão que foi posteriormente apoiada com a publicação do inquérito de Saville em 2010, [64] mas em 1972 O guardião declarou que "o relatório de Widgery não é unilateral" (20 de abril de 1972). [65] Na época, o jornal também apoiava o internamento sem julgamento na Irlanda do Norte: "O internamento sem julgamento é odioso, repressivo e não democrático. Na situação irlandesa existente, lamentavelmente, também é inevitável. .Remover os líderes, no esperança de que a atmosfera se acalme, é um passo para o qual não há alternativa óbvia. " [66] Antes disso, O guardião havia pedido que as tropas britânicas fossem enviadas para a região: os soldados britânicos poderiam "apresentar uma face mais desinteressada da lei e da ordem", [67] mas apenas com a condição de "a Grã-Bretanha assumir o comando". [68]

Sarah Tisdall

Em 1983, o jornal estava no centro de uma controvérsia em torno de documentos relacionados ao estacionamento de mísseis de cruzeiro na Grã-Bretanha que vazaram para O guardião pela funcionária pública Sarah Tisdall. O jornal acabou cumprindo uma ordem judicial para entregar os documentos às autoridades, o que resultou em uma sentença de prisão de seis meses para Tisdall, [69] embora ela tenha cumprido apenas quatro. "Eu ainda me culpo", disse Peter Preston, que era o editor da O guardião na época, mas ele argumentou que o jornal não tinha escolha porque "acreditava no estado de direito". [70] Em um artigo discutindo Julian Assange e a proteção de fontes por jornalistas, John Pilger criticou o editor do The Guardian por trair Tisdall ao escolher não ir para a prisão "com base no princípio fundamental de proteger uma fonte". [71]

Suposta penetração da inteligência russa

Em 1994, o desertor da KGB Oleg Gordievsky identificou Guardião o editor literário Richard Gott como "um agente de influência". Embora Gott negue ter recebido dinheiro, ele admitiu que almoçou na embaixada soviética e tirou benefícios da KGB em visitas ao exterior. Gott renunciou ao cargo. [72]

Gordievsky comentou no jornal: "A KGB amou O guardião. Foi considerado altamente suscetível à penetração. "[73]

Jonathan Aitken

Em 1995, tanto o programa Granada Television Mundo em ação e O guardião foram processados ​​por difamação pelo então ministro Jonathan Aitken, por sua alegação de que o proprietário da Harrods, Mohamed Al Fayed, pagou para Aitken e sua esposa permanecerem no Hôtel Ritz em Paris, o que significaria aceitar um suborno da parte de Aitken. Aitken declarou publicamente que lutaria com "a simples espada da verdade e o fiel escudo do fair play britânico". [74] O processo judicial prosseguiu, e em 1997 O guardião produziu provas de que a alegação de Aitken de que sua esposa pagou pela estadia no hotel era falsa. [75] Em 1999, Aitken foi preso por perjúrio e pervertendo o curso da justiça. [76]

Conexão

Em maio de 1998, uma série de Guardião investigações expuseram a fabricação no atacado de um documentário da ITV muito elogiado A conexão, produzido pela Carlton Television.

O documentário pretendia filmar uma rota desconhecida pela qual a heroína foi contrabandeada da Colômbia para o Reino Unido. Um inquérito interno na Carlton descobriu que O guardião'As alegações eram em grande parte corretas e o então regulador da indústria, o ITC, puniu Carlton com uma multa recorde de £ 2 milhões [77] por violações múltiplas dos códigos de transmissão do Reino Unido. O escândalo gerou um debate acalorado sobre a exatidão da produção documental. [78] [79]

Mais tarde, em junho de 1998, O guardião revelou outras invenções em outro documentário de Carlton do mesmo diretor. [80]

Guerra do Kosovo

O documento apoiou a intervenção militar da OTAN na Guerra do Kosovo em 1998–1999. O guardião afirmou que "o único curso honroso para a Europa e América é usar a força militar". [81] O artigo de Mary Kaldor tinha como título "Bombas à distância! Mas para salvar civis, devemos trazer alguns soldados também." [82]

Desde 2000

No início dos anos 2000, O guardião desafiou o Act of Settlement 1701 e o Treason Felony Act 1848. [83] [84] Em outubro de 2004, O guardião publicou uma coluna humorística de Charlie Brooker em seu guia de entretenimento, cuja frase final foi vista por alguns como um apelo à violência contra o presidente dos EUA George W. Bush após uma polêmica, Brooker e o jornal pediram desculpas, dizendo os "comentários finais foram pretendidos como uma piada irônica, não como um apelo à ação. " [85] Após os atentados de 7 de julho de 2005 em Londres, O guardião publicou um artigo em suas páginas de comentários por Dilpazier Aslam, um muçulmano britânico de 27 anos e estagiário de jornalismo de Yorkshire. [86] Aslam era membro do Hizb ut-Tahrir, um grupo islâmico, e publicou uma série de artigos em seu site. De acordo com o jornal, ele não sabia que Aslam era membro do Hizb ut-Tahrir quando se candidatou para se tornar um trainee, embora vários membros da equipe tenham sido informados disso quando ele começou no jornal. [87] O Home Office afirmou que o "objetivo final do grupo é o estabelecimento de um estado islâmico (Califado), de acordo com o Hizb ut-Tahrir por meios não violentos". O guardião pediu a Aslam que renunciasse à sua participação no grupo e, quando não o fez, encerrou seu contrato de trabalho. [88] No início de 2009, o documento iniciou uma investigação tributária em uma série de grandes empresas do Reino Unido, [89] incluindo a publicação de um banco de dados do imposto pago pelas empresas FTSE 100. [90] Os documentos internos relativos à evasão fiscal do Barclays Bank foram removidos de O guardião site depois que o Barclays obteve uma ordem de proibição. [91] O papel desempenhou um papel fundamental ao expor a profundidade do Notícias do mundo caso de hacking de telefone. O economista de Vida inteligente revista opinou isso.

Como Watergate é para o Washington Post, e a talidomida para o Sunday Times, então, hackear telefone certamente será para O guardião: um momento marcante em sua história. [92]

Cobertura do conflito israelense-palestino

Nas décadas recentes O guardião foi acusado de crítica tendenciosa à política do governo israelense [93] e de preconceito contra os palestinos. [94] Em dezembro de 2003, a colunista Julie Burchill citou "um viés marcante contra o estado de Israel" como uma das razões pelas quais ela deixou o jornal por Os tempos. [95]

Respondendo a essas acusações, um Guardião O editorial de 2002 condenou o anti-semitismo e defendeu o direito do jornal de criticar as políticas e ações do governo israelense, argumentando que aqueles que veem essas críticas como inerentemente antijudaicas estão enganados. [96] Harriet Sherwood, então O guardião O editor estrangeiro de, mais tarde seu correspondente em Jerusalém, também negou que O guardião tem um viés anti-Israel, dizendo que o artigo visa cobrir todos os pontos de vista no conflito israelense-palestino. [97]

Em 6 de novembro de 2011, Chris Elliott, O guardião editor dos leitores de, escreveu que "Guardião repórteres, escritores e editores devem estar mais vigilantes sobre a linguagem que usam ao escrever sobre judeus ou Israel ", citando casos recentes em que O guardião recebeu reclamações sobre a linguagem escolhida para descrever judeus ou Israel. Elliott observou que, ao longo de nove meses, ele sustentou reclamações sobre a linguagem em certos artigos que eram vistos como anti-semitas, revisando a linguagem e anotando essa mudança. [98]

O guardião a seção do guia de estilo se referiu a Tel Aviv como a capital de Israel em 2012. [99] [100] O guardião mais tarde esclareceu: "Em 1980, o Knesset israelense promulgou uma lei designando a cidade de Jerusalém, incluindo Jerusalém Oriental, como a capital do país. Em resposta, o conselho de segurança da ONU emitiu a resolução 478, censurando a" mudança no caráter e status do Santo Cidade de Jerusalém "e conclamando todos os Estados membros com missões diplomáticas na cidade a se retirarem. A ONU reafirmou essa posição em várias ocasiões, e quase todos os países agora têm sua embaixada em Tel Aviv. Embora, portanto, seja correto emitir uma correção para deixar claro que a designação de Israel de Jerusalém como sua capital não é reconhecida pela comunidade internacional, aceitamos que é errado afirmar que Tel Aviv - o centro financeiro e diplomático do país - é a capital. O guia de estilo foi alterado em conformidade. " [101]

Em 11 de agosto de 2014, a edição impressa de O guardião publicou um anúncio de defesa pró-Israel durante o conflito Israel-Gaza de 2014 com Elie Wiesel, encabeçado pelas palavras "Os judeus rejeitaram o sacrifício de crianças há 3.500 anos. Agora é a vez do Hamas." Os tempos havia decidido não veicular o anúncio, embora já tivesse aparecido nos principais jornais americanos. [102] Uma semana depois, Chris Elliott expressou a opinião de que o jornal deveria ter rejeitado a linguagem usada no anúncio e deveria ter negociado com o anunciante sobre o assunto. [103]

Clark County

Em agosto de 2004, para a eleição presidencial dos Estados Unidos, o diário G2 suplemento lançou uma campanha experimental de redação de cartas no condado de Clark, Ohio, um condado de tamanho médio em um estado indeciso. O editor Ian Katz comprou uma lista de eleitores do condado por US $ 25 e pediu aos leitores que escrevessem às pessoas listadas como indecisas na eleição, dando-lhes uma impressão da visão internacional e da importância de votar contra o presidente George W. Bush. [104] [ referencia circular ] Katz admitiu mais tarde que não acreditava nos democratas que advertiram que a campanha beneficiaria Bush e não o oponente John Kerry. [105] O jornal descartou a "Operação Clark County" em 21 de outubro de 2004 depois de publicar uma coluna de respostas - quase todas ultrajadas - à campanha sob o título "Caros babacas do Limey". [106] Alguns comentaristas sugeriram que a antipatia do público pela campanha contribuiu para a vitória de Bush no Condado de Clark. [107]

Guardian America e Guardian US

Em 2007, o jornal foi lançado Guardian America, uma tentativa de capitalizar seu grande número de leitores online nos Estados Unidos, que na época era de mais de 5,9 milhões. A empresa contratou ex- American Prospect editor, Nova york colunista de revista e New York Review of Books o escritor Michael Tomasky para chefiar o projeto e contratar uma equipe de repórteres e editores da web americanos. O site apresentava notícias de O guardião isso era relevante para o público americano: cobertura de notícias dos EUA e do Oriente Médio, por exemplo. [108]

Tomasky deixou sua posição como editor da Guardian America em fevereiro de 2009, cedendo as tarefas de edição e planejamento a outros funcionários dos Estados Unidos e de Londres. Ele manteve sua posição como colunista e blogueiro, assumindo o título de editor geral. [109]

Em outubro de 2009, a empresa abandonou o Guardian America página inicial, em vez de direcionar os usuários para uma página de índice de notícias dos EUA na página principal Guardião local na rede Internet. [110] No mês seguinte, a empresa demitiu seis funcionários americanos, incluindo um repórter, um produtor de multimídia e quatro editores da web. A mudança veio como Guardian News and Media optou por reconsiderar sua estratégia nos Estados Unidos em meio a um grande esforço para cortar custos em toda a empresa. [111] Nos anos subsequentes, no entanto, O guardião contratou vários comentaristas para assuntos dos Estados Unidos, incluindo Ana Marie Cox, Michael Wolff, Naomi Wolf, Glenn Greenwald e o ex-redator de discursos de George W. Bush, Josh Treviño. [112] [113] A primeira postagem de Treviño no blog foi um pedido de desculpas por um tweet polêmico postado em junho de 2011 sobre a segunda flotilha de Gaza, a polêmica que havia sido reavivada com a nomeação. [114]

Guardian US lançado em setembro de 2011, liderado pela editora-chefe Janine Gibson, que substituiu o anterior Guardian America serviço. [115] Após um período durante o qual Katharine Viner serviu como editora-chefe dos EUA antes de assumir o comando da Guardian News and Media como um todo, o ex-vice de Viner, Lee Glendinning, foi nomeado para sucedê-la como chefe da operação americana no início de junho de 2015. [116]

Amordaçado por relatar o Parlamento

Em outubro de 2009, O guardião relatou que era proibido relatar sobre um assunto parlamentar - uma questão registrada em um documento de ordem do Commons, a ser respondida por um ministro no final daquela semana. [117] O jornal observou que estava sendo "proibido de dizer a seus leitores por que o jornal está impedido - pela primeira vez na memória - de relatar o parlamento. Obstáculos legais, que não podem ser identificados, envolvem procedimentos, que não podem ser mencionados, em nome de um cliente que deve permanecer em segredo. O único fato O guardião pode relatar é que o caso envolve os advogados de Londres Carter-Ruck. "O jornal alegou ainda que este caso parece" questionar os privilégios que garantem a liberdade de expressão estabelecida sob a Declaração de Direitos de 1689 ". [118] A única questão parlamentar mencionando Carter -Ruck no período relevante foi por Paul Farrelly MP, em referência à ação legal do Barclays e Trafigura. [119] [120] A parte da questão que faz referência a Carter-Ruck refere-se à ordem de proibição da última empresa de setembro de 2009 sobre a publicação de um relatório interno de 2006 [121] sobre o escândalo de despejo de lixo tóxico da Costa do Marfim em 2006, que envolveu um caso de ação coletiva que a empresa só resolveu em setembro de 2009, após O guardião publicou alguns dos e-mails internos do trader de commodities. [122] A liminar de denúncia foi suspensa no dia seguinte, pois Carter-Ruck a retirou antes O guardião poderia contestá-lo no Tribunal Superior. [123] Alan Rusbridger atribuiu o rápido recuo de Carter-Ruck a postagens no Twitter, [124] como fez um artigo da BBC. [125]

Vazamentos de Edward Snowden e intervenção do governo do Reino Unido

Em junho de 2013, o jornal deu a notícia da coleção secreta de registros telefônicos da Verizon mantidos pela administração de Barack Obama [19] [126] e, posteriormente, revelou a existência do programa de vigilância PRISM depois que vazou para o jornal pelo ex-contratante da NSA Edward Snowden . [20] O jornal foi posteriormente contactado pelo secretário de gabinete do governo britânico, Sir Jeremy Heywood, sob as instruções do primeiro-ministro David Cameron e do vice-primeiro-ministro Nick Clegg, que ordenou que os discos rígidos contendo as informações fossem destruídos. [127] O guardião Os escritórios da empresa foram visitados em julho por agentes do GCHQ do Reino Unido, que supervisionaram a destruição dos discos rígidos contendo informações adquiridas de Snowden. [128] Em junho de 2014, O registro relataram que a informação que o governo procurou suprimir destruindo os discos rígidos está relacionada à localização de uma base de monitoramento de internet "além do sigilo" em Seeb, Omã, e o envolvimento próximo da BT e Cable & amp Wireless na interceptação de comunicações pela internet. [129] Julian Assange criticou o jornal por não publicar todo o conteúdo quando teve oportunidade. [130] Rusbridger inicialmente agiu sem a supervisão do governo, mas posteriormente o buscou e estabeleceu um relacionamento contínuo com o Ministério da Defesa. O guardião a investigação continuou posteriormente porque a informação já havia sido copiada fora do Reino Unido, rendendo ao jornal o Prêmio Pulitzer. Rusbridger e os editores-chefes subsequentes teriam assento no quadro de avisos do DSMA do governo. [131]

Reuniões secretas de Manafort-Assange

Em novembro de 2018 Guardião artigo, Luke Harding e Dan Collyns citaram fontes anônimas que afirmaram que o ex-gerente de campanha de Donald Trump, Paul Manafort, manteve reuniões secretas com o fundador do WikiLeaks, Julian Assange, dentro da embaixada do Equador em Londres em 2013, 2015 e 2016. [132] Um repórter caracterizou a história , "Se estiver certo, pode ser o maior ganho deste ano. Se estiver errado, pode ser a maior gafe." Manafort e Assange negaram jamais ter se encontrado com o último ameaçando com ação legal contra O guardião. [133] O cônsul do Equador em Londres, Fidel Narváez, que trabalhou na embaixada do Equador em Londres de 2010 a julho de 2018, negou que as visitas de Manafort tivessem acontecido. [134]

Desenho animado de Priti Patel

O Guardian foi acusado de ser "racista e misógino" depois que publicou um cartoon retratando a secretária do Interior, Priti Patel, como uma vaca com um anel no nariz em uma suposta referência à sua fé hindu, já que as vacas são consideradas sagradas no hinduísmo. [135] [136]

Cobertura do WikiLeaks

Jornalista Glenn Greenwald da A interceptação, um ex-colaborador de O guardião, acusou O guardião de falsificar as palavras do fundador do WikiLeaks, Julian Assange, em uma reportagem sobre a entrevista que ele deu ao jornal italiano La Repubblica. Greenwald escreveu: "Este artigo é sobre como aqueles [Guardião as] falsas alegações - invenções, na verdade - foram espalhadas por toda a Internet por jornalistas, fazendo com que centenas de milhares de pessoas (senão milhões) consumissem notícias falsas. "[137] O guardião posteriormente emendou seu artigo sobre Assange. [138] [ esclarecimento necessário ]

Depois de publicar uma história em 13 de janeiro de 2017, alegando que o WhatsApp tinha um "backdoor [que] permite espionar mensagens", mais de 70 criptografadores profissionais assinaram uma carta aberta pedindo O guardião para retrair o artigo. [139] [140] Em 13 de junho de 2017, o editor Paul Chadwick lançou um artigo detalhando o relatório falho no artigo original de janeiro, que foi alterado para remover referências a uma porta dos fundos. [141] [142]

O guardião faz parte do Guardian Media Group (GMG) de jornais, rádios e mídia impressa. Os componentes GMG incluem O observador, The Guardian Weekly e TheGuardian.com. Todas as citadas eram propriedade da The Scott Trust, fundação de caridade existente entre 1936 e 2008, que visava garantir a independência editorial do jornal para a perpetuidade, mantendo sua saúde financeira de forma a garantir que não se tornasse vulnerável a aquisições por meios de comunicação com fins lucrativos grupos. No início de outubro de 2008, os ativos do Scott Trust foram transferidos para uma nova sociedade limitada, The Scott Trust Limited, com a intenção de que o trust original fosse encerrado. [143] Dame Liz Forgan, presidente do Scott Trust, garantiu aos funcionários que os objetivos da nova empresa permaneceram os mesmos dos acordos anteriores.

O guardião a propriedade da Scott Trust é provavelmente um fator por ela ser o único diário nacional britânico a realizar (desde 2003) uma auditoria social, ética e ambiental anual na qual examina, sob o escrutínio de um auditor externo independente, seu próprio comportamento como empresa. [144] É também o único jornal diário nacional britânico a empregar um ombudsman interno (chamado de "editor dos leitores") para lidar com reclamações e correções.

O guardião e seus grupos principais participam do Projeto Syndicate e intervieram em 1995 para salvar o Mail & amp Guardian na África do Sul. No entanto, a GMG vendeu a maioria de suas ações da Mail & amp Guardian em 2002. [145]

O guardião foi consistentemente deficitário até 2019. [146] A divisão de jornais nacionais da GMG, que também inclui O observador, relatou perdas operacionais de £ 49,9 milhões em 2006, acima dos £ 18,6 milhões em 2005. [147] O papel era, portanto, fortemente dependente de subsídios cruzados de empresas lucrativas dentro do grupo.

As perdas contínuas feitas pela divisão de Jornal Nacional da Guardian Media Group fez com que ela se desfizesse de sua divisão de mídia regional, vendendo títulos para o concorrente Espelho trindade em março de 2010. Isso incluiu o carro-chefe Manchester Evening News, e cortou o vínculo histórico entre aquele jornal e O guardião. A venda foi feita a fim de salvaguardar o futuro de O guardião jornal como é o propósito pretendido do Scott Trust. [148]

Em junho de 2011 Guardian News and Media revelou um aumento nas perdas anuais de £ 33 milhões e anunciou que estava procurando se concentrar em sua edição online para cobertura de notícias, deixando a edição impressa para conter mais comentários e recursos. Também foi especulado que O guardião pode se tornar o primeiro jornal diário nacional britânico totalmente online. [149] [150]

Nos três anos até junho de 2012, o jornal perdeu £ 100.000 por dia, o que levou Vida inteligente questionar se O guardião poderia sobreviver. [151]

Entre 2007 e 2014 The Guardian Media Group venderam todos os seus negócios paralelos, de jornais regionais e portais online para classificados e consolidados, em O guardião como único produto. As vendas permitiram que adquirissem um capital social de £ 838,3 milhões em julho de 2014, supostamente para garantir a independência do Guardião na perpetuidade. No primeiro ano, o jornal teve mais perdas do que o previsto e, em janeiro de 2016, os editores anunciaram que O guardião cortará 20 por cento do pessoal e dos custos nos próximos três anos. [152] O jornal é raro em pedir contribuições diretas "para fornecer o jornalismo independente de que o mundo precisa". [153]

O relatório anual de 2018 do Guardian Media Group (ano que termina em 1 de abril de 2018) indicou algumas mudanças significativas ocorrendo. Suas edições digitais (online) representaram mais de 50% das receitas do grupo naquela época, a perda de notícias e operações de mídia foi de £ 18,6 milhões, 52% menor do que no ano anterior (2017: £ 38,9 milhões). O Grupo cortou custos em £ 19,1 milhões, em parte mudando sua edição impressa para o formato tablóide. O proprietário do Guardian Media Group, o Scott Trust Endowment Fund, relatou que seu valor na época era de £ 1,01 bilhão (2017: £ 1,03 bilhão). [154] No seguinte relatório financeiro (para o ano de 2018/2019), o grupo reportou um lucro (EBITDA) de £ 0,8 milhões antes de itens excepcionais, empatando assim em 2019. [155] [156]

Esquema de assinatura de "membros"

Em 2014, O guardião lançou um esquema de adesão. [157] O regime visa reduzir as perdas financeiras incorridas por O guardião sem introduzir um acesso pago, mantendo assim o acesso aberto ao site. Os leitores do site podem pagar uma assinatura mensal, com três níveis disponíveis. [158] Em 2018, esta abordagem foi considerada bem-sucedida, tendo trazido mais de 1 milhão de assinaturas ou doações, com o jornal esperando atingir o ponto de equilíbrio em abril de 2019. [159]

Financiamento da fundação

Em 2016, a empresa estabeleceu um braço filantrópico com sede nos EUA para arrecadar dinheiro de indivíduos e organizações, incluindo think tanks e fundações corporativas. [160] As doações são focadas pelos doadores em questões específicas. No ano seguinte, a organização arrecadou US $ 1 milhão de organizações como a Humanity United de Pierre Omidyar, a Skoll Foundation e a Conrad N. Hilton Foundation para financiar relatórios sobre tópicos como a escravidão moderna e as mudanças climáticas. O guardião declarou que garantiu US $ 6 milhões "em compromissos de financiamento plurianual" até agora. [161]

O novo projeto se desenvolveu a partir de relações de financiamento que o jornal já tinha com a Fundação Ford, Rockefeller e Bill e Melinda Gates. [162] Gates deu à organização $ 5 milhões [163] para sua página de Desenvolvimento Global. [164]

Em março de 2020, o jornal afirma ser "a primeira grande organização global de notícias a instituir uma proibição total de aceitar dinheiro de empresas que extraem combustíveis fósseis". [165]

Fundada por comerciantes e comerciantes têxteis, em seus primeiros anos O guardião tinha a reputação de "um órgão da classe média", [166] ou nas palavras de Ted, filho de C. P. Scott, "um jornal que permanecerá burguês até o fim". [167] Associado a princípio com o Pequeno Círculo e, portanto, com o liberalismo clássico expresso pelos Whigs e mais tarde pelo Partido Liberal, sua orientação política sofreu uma mudança decisiva após a Segunda Guerra Mundial, levando a um alinhamento gradual com o Trabalhismo e a esquerda política em geral.

o Scott Trust descreve um de seus "objetivos principais" como "garantir a independência financeira e editorial do Guardião na perpetuidade: como um jornal nacional de qualidade sem filiação partidária, permanecendo fiel à sua tradição liberal ". [7] [168] Os leitores do jornal estão geralmente na esquerda dominante da opinião política britânica: uma pesquisa MORI realizada entre abril e junho de 2000 mostrou que 80 por cento de Guardião leitores eram eleitores do Partido Trabalhista [10], de acordo com outra pesquisa do MORI realizada em 2005, 48 por cento dos Guardião os leitores eram eleitores trabalhistas e 34% dos eleitores liberais democratas. [11] A reputação do jornal como uma plataforma para opiniões liberais levou ao uso dos epítetos "Guardião leitor "e" Guardianista "para pessoas que sustentam tais pontos de vista, ou como um estereótipo de pessoas como classe média, sérias e politicamente corretas. [13] [169]

Embora o jornal seja frequentemente considerado como "inextricavelmente ligado" ao Partido Trabalhista, [168] três dos O guardião Os quatro escritores líderes se juntaram ao Partido Social Democrata, mais centrista, em sua fundação em 1981. O jornal estava entusiasmado em seu apoio a Tony Blair em sua tentativa bem-sucedida de liderar o Partido Trabalhista, [170] e ser eleito primeiro-ministro. [171] Em 19 de janeiro de 2003, dois meses antes da invasão do Iraque em 2003, um Observador Editorial disse: "A intervenção militar no Oriente Médio traz muitos perigos. Mas se quisermos uma paz duradoura, pode ser a única opção. [...] A guerra com o Iraque ainda não pode chegar, mas, consciente da responsabilidade potencialmente aterrorizante que recai sobre os Governo britânico, estamos apoiando o compromisso atual com um possível uso da força. " [172] Mas O guardião se opôs à guerra, junto com o Espelho diário e O Independente. [173]

Então Guardião O editor Ian Katz afirmou em 2004 que "não é segredo que somos um jornal de centro-esquerda". [174] Em 2008, Guardião o colunista Jackie Ashley disse que os colaboradores editoriais eram uma mistura de "libertários de centro-direita, verdes, blairitas, brownitas, trabalhistas, mas brownitas menos entusiasmados, etc." e que o jornal era "claramente de centro esquerdo e vagamente progressista". Ela também disse que "você pode estar absolutamente certo de que virá a próxima eleição geral, O guardião A postura de não será ditada pelo editor, muito menos por qualquer proprietário estrangeiro (ajuda que não haja um), mas será o resultado de um vigoroso debate dentro do jornal ". [175] As páginas de comentários e opiniões do jornal, no entanto muitas vezes escrito por colaboradores de centro-esquerda, como Polly Toynbee, permitiram algum espaço para vozes de centro-esquerda, como Sir Max Hastings e Michael Gove. Desde um editorial em 2000, O guardião favoreceu a abolição da monarquia britânica. [176] "Eu escrevo para o Guardião", disse Max Hastings em 2005, [177]" porque é lido pelo novo estabelecimento ", refletindo a influência então crescente do jornal.

Na corrida para as eleições gerais de 2010, na sequência de uma reunião do corpo editorial, [178] o jornal declarou o seu apoio aos Liberais Democratas, devido, em particular, à posição do partido sobre a reforma eleitoral. O jornal sugeria votação tática para evitar uma vitória conservadora, dado o sistema eleitoral britânico de primeira posição. [179] Na eleição de 2015, o jornal mudou seu apoio ao Partido Trabalhista. O jornal argumentou que a Grã-Bretanha precisava de uma nova direção e o Trabalho "fala com mais urgência do que seus rivais sobre justiça social, enfrentando o capitalismo predatório, investimento para o crescimento, reforma e fortalecimento da esfera pública, lugar da Grã-Bretanha na Europa e desenvolvimento internacional" . [180]

O editor-assistente Michael White, ao discutir a autocensura da mídia em março de 2011, disse: "Sempre senti mal-estar liberal e de classe média em ir atrás de histórias sobre imigração, legal ou não, sobre fraude do bem-estar social ou os hábitos tribais menos atraentes de a classe trabalhadora, que é mais facilmente ignorada. Toffs, incluindo os da realeza, cristãos, especialmente papas, governos de Israel e republicanos dos EUA são alvos mais diretos. " [181]

Em uma entrevista de 2013 para a NPR, Os guardiões O correspondente da América Latina Rory Carroll afirmou que muitos editores da O guardião acreditavam e continuavam a acreditar que deveriam apoiar Hugo Chávez "porque ele era um porta-estandarte da esquerda". [182]

Na eleição de liderança do Partido Trabalhista de 2015, O guardião apoiou Yvette Cooper e criticou o ala esquerdo Jeremy Corbyn, o candidato escolhido. [183] ​​Estas posições foram criticadas pelo Estrela da Manhã, que acusou O guardião de ser conservador. [184] Embora a maioria dos colunistas políticos em O guardião foram contra a vitória de Corbyn, Owen Jones, Seumas Milne e George Monbiot escreveram artigos de apoio sobre ele.

Apesar desta posição crítica, na eleição de 2017 O guardião endossou o Partido Trabalhista. [185] Nas eleições europeias de 2019 O guardião convidou seus leitores a votarem em candidatos pró-UE, sem endossar partidos específicos. [186]

O guardião teve uma circulação média diária certificada de 204.222 cópias em dezembro de 2012 - uma queda de 11,25 por cento em janeiro de 2012 - em comparação com as vendas de 547.465 para The Daily Telegraph, 396.041 para Os tempos, e 78.082 para O Independente. [187] Em março de 2013, sua circulação média diária caiu para 193.586, de acordo com o Audit Bureau of Circulations. [188] A circulação continuou a diminuir e situou-se em 161.091 em dezembro de 2016, um declínio de 2,98 por cento no ano. [189]

História de publicação

A primeira edição foi publicada em 5 de maio de 1821, [190] quando O guardião era um semanário, publicado aos sábados e custando 7d o imposto de selo dos jornais (4d por folha), forçava o preço a subir tanto que era antieconômico publicar com mais frequência. Quando o imposto de selo foi cortado em 1836, O guardião adicionou uma edição de quarta-feira e com a abolição do imposto em 1855 tornou-se um jornal diário custando 2d.

Em outubro de 1952, o jornal deu o passo de imprimir notícias na primeira página, substituindo os anúncios que até então ocupavam aquele espaço. O então editor A. P. Wadsworth escreveu: "Não é algo que eu goste, mas parece ser aceito por todos os especialistas dos jornais que é preferível estar na moda." [191]

Após o fechamento do Jornal da Igreja Anglicana, O guardião, em 1951, o jornal retirou "Manchester" de seu título em 1959, tornando-se simplesmente O guardião. [192] Em 1964 mudou-se para Londres, perdendo parte de sua agenda regional, mas continuou a ser fortemente subsidiado pelas vendas do mercado mais baixo, mas mais lucrativo Manchester Evening News. A posição financeira permaneceu extremamente pobre na década de 1970, em um momento em que estava em negociações de fusão com Os tempos. O jornal consolidou sua posição de centro-esquerda durante as décadas de 1970 e 1980. [ citação necessária ]

Em 12 de fevereiro de 1988, O guardião teve um redesenho significativo, além de melhorar a qualidade da tinta de suas impressoras, também mudou seu cabeçalho para uma justaposição de um Garamond em itálico "o", com um arrojado Helvetica" Guardian ", que permaneceu em uso até a reformulação de 2005.

Em 1992, O guardião relançou sua seção de recursos como G2, um suplemento em formato tablóide. Esta inovação foi amplamente copiada pelas outras planilhas de "qualidade" e, por fim, levou ao surgimento de papéis "compactos" e O guardião a mudança para o formato Berliner. Em 1993, o jornal recusou-se a participar da guerra de preços do broadsheet iniciada por Rupert Murdoch's Os tempos. Em junho de 1993, O guardião comprado O observador de Lonrho, ganhando assim um sério jornal irmão de domingo com visões políticas semelhantes.

Sua edição semanal internacional agora é intitulada The Guardian Weekly, embora mantivesse o título Manchester Guardian Weekly por alguns anos depois que a edição doméstica se mudou para Londres. Inclui seções de uma série de outros jornais internacionalmente significativos de inclinação um tanto à esquerda, incluindo o mundo e The Washington Post. The Guardian Weekly também foi vinculado a um site para expatriados, Guardian Abroad, que foi lançado em 2007, mas foi retirado do ar em 2012.

Mudança para o formato de papel Berliner

O guardião é impresso em quatro cores, [193] e foi o primeiro jornal no Reino Unido a usar o formato Berliner em sua seção principal, enquanto produzia seções e suplementos em uma variedade de tamanhos de página, incluindo tablóide, aproximadamente A4 e tamanho de bolso (aproximadamente A5).

Em 2004, O guardião anunciou planos de mudar para um formato berlinense ou "midi", [194] semelhante ao usado por Die Tageszeitung Na Alemanha, o mundo na França e em muitos outros jornais europeus. Com 470 × 315 mm, é um pouco maior do que um tablóide tradicional. Planejada para o outono de 2005, essa mudança seguiu os movimentos de O Independente e Os tempos para começar a publicar em formato tablóide (ou compacto). Na quinta-feira, 1º de setembro de 2005, O guardião anunciou que lançaria o novo formato na segunda-feira, 12 de setembro de 2005. [195] Jornal da irmã O observador também mudou para este novo formato em 8 de janeiro de 2006.

A mudança de formato foi acompanhada por uma reformulação abrangente da aparência do jornal. Na sexta-feira, 9 de setembro de 2005, o jornal revelou sua primeira página recém-desenhada, que estreou na segunda-feira, 12 de setembro de 2005. Desenhado por Mark Porter, o novo visual inclui um novo cabeçalho para o jornal, o primeiro desde 1988. Uma família de fontes projetada por Paul Barnes e Christian Schwartz foram criados para o novo design. Com pouco mais de 200 fontes, foi descrito como "um dos programas de tipo personalizado mais ambiciosos já encomendado por um jornal". [196] [197] Entre as fontes está Guardian Egyptian, uma laje serifada que é usada em vários pesos para texto e títulos, e é central para o redesenho.

O custo da mudança Jornais Guardian £ 80 milhões e envolveu a criação de novas impressoras no leste de Londres e Manchester. [198] Essa mudança foi necessária porque, antes O guardião , nenhuma impressora na Grã-Bretanha poderia produzir jornais no formato berlinense. Houve complicações adicionais, pois uma das impressoras do jornal era parcialmente propriedade de Jornais Telegráficos e Jornais Express, contratada para usar a planta até 2009. Outra prensa foi compartilhada com a Guardian Media Group's jornais locais tablóides do noroeste, que não desejavam mudar para o formato berlinense.

Recepção

O novo formato foi geralmente bem recebido por Guardião leitores, que foram incentivados a fornecer feedback sobre as mudanças. A única controvérsia foi sobre a queda do Doonesbury tira de desenhos animados. O jornal relatou milhares de ligações e e-mails reclamando de sua perda em 24 horas, a decisão foi revertida e a tira foi reintegrada na semana seguinte. G2 O editor do suplemento Ian Katz, que foi o responsável por descartá-lo, se desculpou no blog dos editores dizendo: "Sinto muito, mais uma vez, por ter feito você - e as centenas de outros fãs que ligaram para nossa linha de ajuda ou enviaram nossos comentários" endereço — então cruze. " [199] No entanto, alguns leitores ficaram insatisfeitos, pois o prazo anterior necessário para a seção de esportes em cores significava que a cobertura de partidas noturnas de futebol se tornou menos satisfatória nas edições fornecidas para algumas partes do país.

O investimento foi recompensado com o aumento da circulação. Em dezembro de 2005, a venda média diária era de 380.693, quase 6 por cento superior ao valor de dezembro de 2004. [200] (No entanto, em dezembro de 2012, a circulação caiu para 204.222.) [201] Em 2006, os EUA baseada na Society for News Design escolheu O guardião e polonês diariamente Rzeczpospolita como os jornais mais bem elaborados do mundo - entre 389 entradas de 44 países. [202]

Formato tablóide desde 2018

Em junho de 2017, Guardian Media Group (GMG) anunciou que O guardião e O observador seria relançado em formato tablóide a partir do início de 2018. [203] O guardião confirmou a data de lançamento do novo formato para 15 de janeiro de 2018. A GMG também assinou um contrato com Espelho trindade - o editor do Espelho diário, Espelho de domingo, e Domingo Pessoas - terceirizar a impressão de O guardião e O observador. [204]

A mudança de formato tem como objetivo ajudar a cortar custos, pois permite que o papel seja impresso por uma ampla gama de impressoras, e a terceirização da impressão para impressoras de propriedade da Trinity Mirror deve economizar milhões de libras anualmente. A mudança faz parte de um plano de três anos que inclui o corte de 300 empregos na tentativa de reduzir as perdas e equilibrar as contas até 2019. [203] [205] O papel e a tinta são os mesmos de antes e o tamanho da fonte é um pouco maior. [206]

Uma avaliação da resposta dos leitores no final de abril de 2018 indicou que o novo formato levou a um aumento no número de assinaturas. Os editores estavam trabalhando na mudança de aspectos que causaram reclamações dos leitores. [206]

Em julho de 2018, o cabeçalho do novo formato de tablóide foi ajustado para azul escuro. [207]

O guardião e seu irmão de domingo O observador publicar todas as suas notícias online, com acesso gratuito às notícias atuais e um arquivo de três milhões de histórias. Um terço dos acessos do site são para itens com mais de um mês. [208] Em maio de 2013, era o site de jornal mais popular do Reino Unido, com 8,2 milhões de visitantes únicos por mês, um pouco antes de Mail Online com 7,6 milhões de visitantes únicos mensais. [209] Em abril de 2011, MediaWeek relatou que O guardião foi o quinto site de jornal mais popular do mundo. [210] Os jornalistas usam uma ferramenta analítica chamada Ophan, construída internamente, para medir os dados do site em torno de histórias e audiência. [211]

O guardião lançou um aplicativo móvel iOS para seu conteúdo em 2009. [212] Um aplicativo Android seguiu em 2011. [213] Em 2018, o jornal anunciou que seus aplicativos e site móvel seriam redesenhados para coincidir com seu relançamento como tablóide. [214]

A seção Comment is Free apresenta colunas de jornalistas e comentaristas regulares do jornal, bem como artigos de escritores convidados, incluindo comentários e respostas dos leitores abaixo. A seção inclui todos os artigos de opinião publicados no próprio jornal, além de muitos outros que só aparecem online. A censura é exercida por moderadores que podem proibir postagens - sem direito de apelação - por aqueles que eles acham que ultrapassaram o limite. O guardião assumiu o que eles chamam de uma postura muito "aberta" na divulgação de notícias e lançou uma plataforma aberta para seu conteúdo. Isso permite que desenvolvedores externos usem facilmente Guardião conteúdo em aplicativos externos e até mesmo para alimentar conteúdo de terceiros de volta no Guardião rede. [215] O guardião também teve uma série de painéis de conversação que foram notados por sua mistura de discussão política e extravagância, até que foram fechados na sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011, depois de terem resolvido uma ação por difamação movida após meses de assédio a um ativista do partido conservador. [216] [217] Eles foram falsificados em O guardião a própria coluna humorística regular de Chatroom em G2. A coluna spoof pretendia ser trechos de uma sala de bate-papo em permachat.co.uk, um URL real que apontava para O guardião painéis de conversação de.

Em agosto de 2013, um webshow intitulado Thinkfluencer [218] foi lançado pela Guardian Multimedia em associação com a Arte.

Em 2004, o jornal também lançou um site de namoro, Guardian Soulmates. [219] Em 1 de julho de 2020, Guardian Soulmates foi encerrado com a explicação: "Não foi uma decisão fácil de tomar, mas o mundo do namoro online é um lugar muito diferente de quando lançamos online pela primeira vez em julho de 2004. Há há tantos aplicativos de namoro agora, tantas maneiras de conhecer pessoas, que geralmente são gratuitas e muito rápidas. " [220]

Podcasts

O jornal entrou no podcasting em 2005 com uma série de podcasts semanais de doze partes de Ricky Gervais. [221] Em janeiro de 2006, o programa de Gervais liderou a parada de podcast do iTunes, tendo sido baixado por dois milhões de ouvintes em todo o mundo, [222] e estava programado para ser listado em 2007 Livro dos recordes do Guinness como o podcast mais baixado. [223]

O guardião agora oferece vários podcasts regulares feitos por seus jornalistas. Um dos mais proeminentes é Hoje em foco, um podcast de notícias diárias hospedado por Anushka Asthana e lançado em 1 de novembro de 2018. Foi um sucesso imediato [224] e se tornou um dos podcasts mais baixados do Reino Unido. [224] [225] [226]

Em 2003, O guardião fundou a produtora de filmes GuardianFilms, chefiada pela jornalista Maggie O'Kane. Grande parte da produção da empresa é documentário feito para a televisão - e incluiu Salam Pax Bagdad Blogger para o carro-chefe diário da BBC Two Noite de notícias, alguns dos quais foram mostrados em compilações por CNN International, Sexo nas ruas e Spiked, ambos feitos para o Canal 4 de televisão do Reino Unido. [227]

GuardianFilms recebeu vários prêmios de transmissão. Além de dois prêmios de mídia da Anistia Internacional em 2004 e 2005, O Blogger de Bagdá: Salam Pax ganhou um prêmio Royal Television Society em 2005. Bagdá: a história de um médico ganhou um prêmio Emmy de melhor filme de atualidades internacionais em 2007. [228] Em 2008, o fotojornalista Sean Smith's Por dentro da onda ganhou o prêmio Royal Television Society de melhor filme noticioso internacional - a primeira vez que um jornal ganhou tal prêmio. [229] [230] No mesmo ano, O guardião O site da Katine foi premiado por sua excelente produção de novas mídias nos prêmios One World Media. Novamente em 2008, o relatório de vídeo secreto da GuardianFilms revelando fraude eleitoral pelo partido ZANU – PF de Robert Mugabe durante a eleição de 2007 no Zimbábue ganhou o melhor programa de notícias do ano no Broadcast Awards. [228] [231]

O apelido do jornal The Grauniad (às vezes abreviado como "Graun") originou-se com a revista satírica Olho privado. [232] Este anagrama tocou em O guardião reputação inicial de erros tipográficos frequentes, incluindo erros ortográficos de seu próprio nome como The Gaurdian. [233]

A primeira edição do jornal continha uma série de erros, incluindo uma notificação de que logo alguns produtos seriam vendidos em ação ao invés de leilão. Menos erros tipográficos são vistos no jornal desde o fim da composição de metal quente. [234] Um Guardião O escritor, Keith Devlin, sugeriu que o alto número de erros de impressão observados se devia mais à qualidade dos leitores do que à maior frequência dos erros de impressão. [235] O fato de o jornal ter sido impresso em Manchester até 1961 e as primeiras cópias, mais propensas a erros, terem sido enviadas para Londres de trem pode ter contribuído para essa imagem também. [236] [233] Quando John Cole foi nomeado editor de notícias por Alastair Hetherington em 1963, ele aprimorou a configuração comparativamente "amadora" do jornal. [237]

Funcionários de O guardião e irmã papel O observador foram retratados nos filmes o quinto estado (2013), Snowden (2016) e Segredos oficiais (2019), enquanto Paddy Considine jogou um fictício Guardião jornalista no filme O ultimato Bourne (2007).

Recebido

O guardião foi premiado com o Jornal Nacional do Ano em 1998, 2005, [238] 2010 [239] e 2013 [21] pelo British Press Awards e Front Page of the Year em 2002 ("Uma declaração de guerra", 12 de setembro 2001). [238] [240] Também foi co-vencedor do prêmio World Best-designed Newspaper, concedido pela Society for News Design (2005, 2007, 2013, 2014). [241]

Guardião jornalistas ganharam uma série de prêmios British Press, incluindo: [238]

  • Repórter do ano (Nick Davies, 2000 [242] Paul Lewis, 2010 [243] Rob Evans e Paul Lewis, 2014) [244]
  • Repórter estrangeiro do ano (James Meek, 2004 [245] Ghaith Abdul-Ahad, 2008) [246]
  • Scoop of the Year (Milly Dowler telefone hackeado, 2012) [247]
  • Jovem Jornalista do Ano (Emma Brockes, 2001 [248] Patrick Kingsley, 2013) [249]
  • Colunista do ano (Polly Toynbee, 2007 [250] Charlie Brooker, 2009) [251]
  • Critic of the Year (Marina O'Loughlin, 2015) [252]
  • Escritora de recursos do ano (Emma Brockes, 2002 [248] Tanya Gold, 2009 [253] Amelia Gentleman, 2010) [239]
  • Cartunista do ano (Steve Bell, 2003) [254]
  • Jornalista político do ano (Patrick Wintour, 2006 Andrew Sparrow, 2010) [239]
  • Jornalista de Ciência e Saúde do Ano (Sarah Boseley, 2016) [255]
  • Jornalista de negócios e finanças do ano (Ian Griffiths, 2005 [256] Simon Goodley, 2014) [257]
  • Entrevistador do Ano (Decca Aitkenhead, 2008) [258]
  • Repórter esportivo do ano (David Lacey, 2002) [259]
  • Fotógrafo esportivo do ano (Tom Jenkins, 2003, 2005, 2006, [260] 2015) [261]
  • Site do ano (guardian.com/uk, 1999, 2001, [262] 2007, [263] 2008, [264] 2015, [265] 2020) [266]
  • Jornalista digital do ano (Dan Milmo, 2001 [267] Sean Smith, 2008 [268] Dave Hill, 2009) [269]
  • Suplemento do ano (Guias do Guardião para. , 2007 [270]Revista de fim de semana, 2015) [271]
  • Suplemento Especial do Ano (Guia da Copa do Mundo 2010, 2010) [239]

o Guardião, Observador e seus jornalistas também ganharam vários prêmios no British Sports Journalism Awards:

  • Escritor de esportes do ano (Daniel Taylor, 2017) [275]
  • Repórter de notícias esportivas do ano (David Conn, 2009, 2014) [276]
  • Jornalista de futebol do ano (Daniel Taylor, 2015, 2016, 2017) [277]
  • Entrevistador de Esportes do Ano (Donald McRae, 2009, 2011) [278]
  • Diarist of the Year (David Hills, 2009) [279]
  • Redator de artigos esportivos do ano (Donald McRae, 2017, [280] 2018) [281]
  • Correspondente especialista do ano (Sean Ingle, 2016, [282] 2017) [283]
  • Scoop of the Year (Daniel Taylor 2016 [277] Martha Kelner e Sean Ingle, 2017) [283]
  • Jornal de esportes do ano (2017) [284]
  • Site de esportes do ano (2014, 2015, 2016, 2017) [285] [286]
  • Sports Journalists 'Association Sports Portfolio of the Year (Tom Jenkins, 2011) [260]

o guardian.co.uk website ganhou a categoria de melhor jornal três anos consecutivos em 2005, 2006 e 2007 Webby Awards, vencendo (em 2005) O jornal New York Times, The Washington Post, Jornal de Wall Street e Variedade. [287] Foi o vencedor por seis anos consecutivos do British Press Awards de Melhor Jornal Eletrônico Diário. [288] O site ganhou um Eppy prêmio da revista americana Editor e editor amp em 2000 para o serviço online de jornais mais bem elaborado. [289]

Em 2007, o jornal foi classificado em primeiro lugar em um estudo sobre transparência que analisou 25 principais veículos de mídia em inglês, conduzido pelo Centro Internacional de Mídia e a Agenda Pública da Universidade de Maryland. [290] Pontuou 3,8 de 4,0 possíveis.

O guardião e The Washington Post compartilharam o Prêmio Pulitzer de 2014 para relatórios de serviço público por sua cobertura do programa de vigilância eletrônica mundial da NSA e GCHQ e os vazamentos de documentos pelo denunciante Edward Snowden. [291]

Dado

O guardião é o patrocinador de dois importantes prêmios literários: o Prêmio Guardian First Book, estabelecido em 1999 como sucessor do Prêmio Guardian Fiction, que funcionava desde 1965, e o Prêmio Guardian de Ficção Infantil, fundado em 1967. Nos últimos anos, o jornal também patrocinou o Hay Festival em Hay-on-Wye.

O Guardian Student Media Awards anual, fundado em 1999, reconhece a excelência em jornalismo e design de jornais, revistas e sites de estudantes universitários britânicos.

Em memória de Paul Foot, que morreu em 2004, O guardião e Olho privado em conjunto, criaram o Prêmio Paul Foot, com um fundo de prêmio anual de £ 10.000, para jornalismo investigativo ou de campanha. [292]

Em 2016, O guardião começou a conceder um prêmio anual de Jogador do Ano, concedido a um jogador de futebol independente de gênero "que fez algo verdadeiramente notável, seja superando adversidades, ajudando outras pessoas ou dando um exemplo esportivo, agindo com honestidade excepcional". [294]

Melhores listas de livros

    é uma lista dos melhores romances em inglês, selecionados por Robert McCrum.
  • O guardião'A lista dos 100 maiores livros de não ficção foi lançada em 2011 [295] [296] e em 2017, conforme selecionado por Robert McCrum. [297]
# Nome Prazo Notas
1 John Edward Taylor 1821-1844
2 Jeremiah Garnett 1844-1861 Servido juntamente com Russell Scott Taylor de 1847 a 1848
Russell Scott Taylor 1847-1848 Servido junto com Jeremiah Garnett
4 Edward Taylor 1861-1872
5 Charles Prestwich Scott 1872-1929
6 Ted Scott 1929-1932
7 William Percival Crozier 1932-1944
8 Alfred Powell Wadsworth 1944-1956
9 Alastair Hetherington 1956-1975
10 Peter Preston 1975-1995
11 Alan Rusbridger 1995-2015
12 Katharine Viner 2015-

Colunistas e jornalistas:

Fotógrafos e editores de imagens:

O guardião e seu jornal irmão O observador abriu The Newsroom, um arquivo e centro de visitantes em Londres, em 2002. O centro preservou e promoveu as histórias e valores dos jornais através de seu arquivo, programas educacionais e exposições. As atividades da redação foram todas transferidas para Kings Place em 2008. [300] Agora conhecido como Guardian News & amp Media archive, o arquivo preserva e promove as histórias e valores de O guardião e O observador jornais, coletando e tornando acessível material que fornece uma história precisa e abrangente dos jornais. O arquivo contém registros oficiais de O guardião e O observador, e também busca adquirir material de pessoas que estiveram associadas aos jornais. Além dos registros corporativos, o arquivo guarda correspondências, agendas, cadernos, cartuns originais e fotografias pertencentes à equipe dos jornais. [301] Este material pode ser consultado pelo público mediante marcação prévia. Uma extensa Manchester Guardian O arquivo também existe na Biblioteca da Universidade John Rylands da Universidade de Manchester, e há um programa de colaboração entre os dois arquivos. Além disso, a British Library possui um grande arquivo de The Manchester Guardian disponível em sua coleção British Library Newspapers, nos formatos online, cópia impressa, microforma e CD-ROM.

Em novembro de 2007, O guardião e O observador disponibilizou seus arquivos na internet via DigitalArchive. A extensão atual dos arquivos disponíveis é de 1821 a 2000 para O guardião e 1791 a 2000 para O observador: esses arquivos serão executados até 2003.

Os outros componentes da redação também foram transferidos para o Kings Place em 2008. O guardião O Centro de Educação oferece uma variedade de programas educacionais para estudantes e adultos. O guardião O espaço de exibição de também foi transferido para Kings Place, e tem um programa contínuo de exposições que investigam e refletem sobre aspectos de notícias e jornais e o papel do jornalismo. Este programa freqüentemente se baseia nas coleções de arquivos mantidas no GNM Archive.


Conteúdo

Europa Editar

Em 1556, o governo de Veneza publicou pela primeira vez a publicação mensal Notizie scritte ("Avisos escritos") que custavam uma gazzetta, [2] uma moeda veneziana da época, cujo nome acabou por significar "jornal". Esses avvisi eram boletins informativos manuscritos e usados ​​para transmitir notícias políticas, militares e econômicas de forma rápida e eficiente em toda a Europa, mais especificamente na Itália, durante o início da era moderna (1500-1800) - compartilhando algumas características dos jornais, embora geralmente não sejam considerados verdadeiros jornais. [3]

No entanto, nenhuma dessas publicações atendeu plenamente aos critérios modernos para jornais adequados, já que normalmente não se destinavam ao público em geral e eram restritos a uma determinada gama de tópicos. As primeiras publicações contribuíram para o desenvolvimento do que hoje seria reconhecido como o jornal, que surgiu por volta de 1601. Por volta dos séculos 15 e 16, na Inglaterra e na França, longas notícias chamadas "relações" eram publicadas na Espanha, eram chamadas de " Relaciones ". As publicações de notícias de um único evento eram impressas no formato broadsheet, que costumava ser postado. Essas publicações também apareceram como panfletos e pequenos livretos (para narrativas mais longas, muitas vezes escritas em formato de carta), muitas vezes contendo ilustrações em xilogravura. As taxas de alfabetização eram baixas em comparação com os dias de hoje, e essas publicações de notícias eram frequentemente lidas em voz alta (a alfabetização e a cultura oral existiam, de certo modo, lado a lado neste cenário). [4]

Por volta de 1400, homens de negócios nas cidades italianas e alemãs estavam compilando crônicas manuscritas de eventos importantes de notícias e as divulgando para seus contatos comerciais. A ideia de usar uma impressora para este material apareceu pela primeira vez na Alemanha por volta de 1600. Os primeiros precursores foram os chamados Messrelationen ("relatórios de feiras comerciais"), que eram compilações de notícias semestrais para as grandes feiras de livros de Frankfurt e Leipzig, começando na década de 1580. O primeiro jornal verdadeiro foi o semanário Relação aller Fuernemmen und gedenckwürdigen Historien ("Recolha de todas as notícias distintas e memoráveis"), iniciada em Estrasburgo em 1605. Avisa Relation oder Zeitung foi publicado em Wolfenbüttel a partir de 1609, e gazetas logo foram estabelecidas em Frankfurt (1615), Berlim (1617) e Hamburgo (1618). Em 1650, 30 cidades alemãs tinham diários ativos. [5] Uma crônica de notícias semestral, em latim, o Mercurius Gallobelgicus, foi publicada em Colônia entre 1594 e 1635, mas não era o modelo para outras publicações. [ citação necessária ]

A notícia circulou entre boletins por meio de canais bem estabelecidos na Europa do século 17. Antuérpia era o centro de duas redes, uma ligando França, Grã-Bretanha, Alemanha e Holanda e a outra ligando Itália, Espanha e Portugal. Os tópicos favoritos incluíam guerras, assuntos militares, diplomacia e assuntos da corte e fofoca. [6]

Depois de 1600, os governos nacionais da França e da Inglaterra começaram a imprimir boletins oficiais. [7] Em 1622, a primeira revista semanal em inglês, "A current of General News" foi publicada e distribuída na Inglaterra [8] em um formato in-quarto de 8 a 24 páginas.

Os jornais em todos os principais países tornaram-se muito mais importantes no século 19 devido a uma série de mudanças técnicas, comerciais, políticas e culturais. Prensas de alta velocidade e papel de jornal barato à base de madeira possibilitaram grandes circulações. A rápida expansão do ensino fundamental significou um grande aumento no número de leitores potenciais. Os partidos políticos patrocinaram jornais a nível local e nacional. No final do século, a publicidade tornou-se bem estabelecida e se tornou a principal fonte de receita dos donos de jornais. Isso levou a uma corrida para obter a maior circulação possível, muitas vezes seguida de subestimar o partidarismo para que os membros de todos os partidos comprassem um jornal. O número de jornais na Europa nas décadas de 1860 e 1870 era estável em cerca de 6.000, depois dobrou para 12.000 em 1900. Nas décadas de 1860 e 1870, a maioria dos jornais tinha quatro páginas de editoriais, discursos reimpressos, trechos de romances e poesia e alguns pequenos anúncios locais. Eles eram caros, e a maioria dos leitores ia a um café para ler a última edição. Havia grandes jornais nacionais em cada capital, como o London Vezes, A londres Publicar, Paris Temps e assim por diante. Eles eram caros e dirigidos à elite política nacional. A cada década, as impressoras ficavam mais rápidas e a invenção da composição automática na década de 1880 tornou possível a impressão noturna de um grande jornal matinal. A polpa de madeira barata substituiu o papel de trapo, muito mais caro. Uma grande inovação cultural foi a profissionalização da coleta de notícias, conduzida por repórteres especializados. O liberalismo levou à liberdade de imprensa e acabou com os impostos dos jornais, junto com uma redução acentuada da censura governamental. Empreendedores interessados ​​em lucro substituíram cada vez mais os políticos interessados ​​em moldar posições partidárias, de modo que houve um alcance dramático de uma base de assinantes maior. O preço caiu para um centavo. Em Nova York, o "Yellow Journalism" usou sensacionalismo, quadrinhos (eles eram coloridos de amarelo), uma forte ênfase em esportes de equipe, cobertura reduzida de detalhes políticos e discursos, uma nova ênfase no crime e uma seção de publicidade amplamente expandida apresentando departamentos especialmente importantes lojas. As mulheres antes eram ignoradas, mas agora recebiam várias colunas de conselhos sobre família, casa e moda, e a publicidade era cada vez mais direcionada a elas. [9] [10]

1632 a 1815 Editar

O primeiro jornal da França, o Gazette de France, foi fundada em 1632 pelo médico do rei Teofrasto Renaudot (1586-1653), com o patrocínio de Luís XIII. [11] Todos os jornais foram sujeitos à censura pré-publicação e serviram como instrumentos de propaganda para a monarquia. [ citação necessária ]

Sob o antigo regime, as revistas mais proeminentes eram Mercure de France, Journal des Sçavans, fundada em 1665 para cientistas, e Gazette de France, fundada em 1631. Jean Loret foi um dos primeiros jornalistas da França. Ele divulgou as notícias semanais de música, dança e sociedade parisiense de 1650 a 1665 em verso, no que chamou de gazeta burlesca, montado em três volumes de La Muse Historique (1650, 1660, 1665). A imprensa francesa ficou uma geração atrás da britânica, pois atendia às necessidades da aristocracia, enquanto as novas congêneres britânicas eram voltadas para as classes média e trabalhadora. [12]

Os periódicos foram censurados pelo governo central de Paris. Eles não eram totalmente quietos politicamente - freqüentemente criticavam os abusos da Igreja e a inépcia burocrática. Eles apoiaram a monarquia e desempenharam, no máximo, um pequeno papel no estímulo à revolução. [13] Durante a Revolução, novos periódicos desempenharam papéis centrais como órgãos de propaganda para várias facções. Jean-Paul Marat (1743–1793) foi o editor mais proeminente. Seu L'Ami du peuple defendeu vigorosamente os direitos das classes mais baixas contra os inimigos do povo que Marat odiava ter fechado quando foi assassinado. Depois de 1800, Napoleão impôs novamente a censura estrita. [14]

1815 a 1914 Editar

As revistas floresceram após a saída de Napoleão em 1815. A maioria era sediada em Paris e a maioria enfatizava a literatura, a poesia e as histórias. Eles serviram comunidades religiosas, culturais e políticas. Em tempos de crise política, eles expressaram e ajudaram a moldar as opiniões de seus leitores e, portanto, foram os principais elementos na cultura política em mudança. [15] Por exemplo, havia oito periódicos católicos em 1830 em Paris. Nenhum era oficialmente propriedade ou patrocinado pela Igreja e refletia uma gama de opiniões entre católicos educados sobre questões atuais, como a Revolução de julho de 1830 que derrubou a monarquia Bourbon. Vários eram fortes apoiadores dos reis Bourbon, mas todos os oito finalmente pediram apoio ao novo governo, colocando seus apelos em termos de preservação da ordem civil. Eles freqüentemente discutiam a relação entre a igreja e o estado. Geralmente, eles exortavam os padres a se concentrarem em questões espirituais e não se engajarem na política. A historiadora M. Patricia Dougherty diz que esse processo criou uma distância entre a Igreja e o novo monarca e permitiu aos católicos desenvolver uma nova compreensão das relações Igreja-Estado e a fonte da autoridade política. [16]

Edição do século 20

A imprensa foi prejudicada durante a guerra pela escassez de jornais e jovens jornalistas, e por uma abundância de censura destinada a manter o moral da frente de casa, minimizando as más notícias de guerra. Os jornais parisienses ficaram em grande parte estagnados depois que a circulação da guerra avançou para 6 milhões por dia, de 5 milhões em 1910. A principal história de sucesso do pós-guerra foi Paris Soir que carecia de qualquer agenda política e se dedicava a fornecer uma mistura de reportagens sensacionais para ajudar na circulação e artigos sérios para construir prestígio. Em 1939, sua circulação era de mais de 1,7 milhão, o dobro de seu rival mais próximo, o tablóide Le Petit Parisien. Além de seu jornal diário Paris Soir patrocinou uma revista feminina de grande sucesso Maria Clara. Outra revista Corresponder foi modelado a partir do fotojornalismo da revista americana Vida. [17]

John Gunther escreveu em 1940 que, dos mais de 100 jornais diários de Paris, dois (L'Humanité e Action Française da publicação) foram honestos "A maioria dos outros, de cima a baixo, tem colunas de notícias à venda". Ele relatou que Bec et Ongles foi subsidiado simultaneamente pelo governo francês, governo alemão e Alexandre Stavisky, e que a Itália supostamente pagou 65 milhões de francos aos jornais franceses em 1935. [18] A França era uma sociedade democrática na década de 1930, mas as pessoas foram mantidas no escuro sobre questões críticas de política externa. O governo controlou rigidamente todos os meios de comunicação para promulgar propaganda para apoiar a política externa do governo de apaziguamento das agressões da Itália e especialmente da Alemanha nazista. Havia 253 jornais diários, todos de propriedade separada. Os cinco principais jornais nacionais baseados em Paris estavam todos sob o controle de interesses especiais, especialmente interesses políticos e comerciais de direita que apoiavam o apaziguamento. Todos eram venais, recebendo grandes subsídios secretos para promover as políticas de vários interesses especiais. Muitos jornalistas importantes estavam secretamente na folha de pagamento do governo. Os jornais regionais e locais dependiam fortemente da publicidade do governo e publicavam notícias e editoriais para se adequar a Paris. A maior parte das notícias internacionais era distribuída pela agência Havas, em grande parte controlada pelo governo. [19]

Edição do século 20

Em 1900, o jornalismo popular na Grã-Bretanha voltado para o maior público possível, incluindo a classe trabalhadora, provou ser um sucesso e lucrou com a publicidade. Alfred Harmsworth, 1º Visconde Northcliffe (1865–1922), "Mais do que ninguém. Moldou a imprensa moderna. Os desenvolvimentos que ele introduziu ou aproveitou permanecem centrais: conteúdos amplos, exploração da receita de publicidade para subsidiar preços, marketing agressivo, mercados regionais subordinados, independência de controle do partido. [20] Correio diário manteve o recorde mundial de circulação diária até sua morte. O primeiro-ministro Lord Salisbury brincou que foi "escrito por office boys para office boys". [21]

Jornais socialistas e trabalhistas também proliferaram e em 1912 o Daily Herald foi lançado como o primeiro jornal diário do movimento sindical e trabalhista. [ citação necessária ]

Os jornais atingiram seu auge de importância durante a Primeira Guerra Mundial, em parte porque as questões do tempo de guerra eram tão urgentes e dignas de notícia, enquanto os membros do Parlamento foram impedidos pelo governo de coalizão de todos os partidos de atacar o governo. Em 1914, Northcliffe controlava 40% da circulação do jornal matinal na Grã-Bretanha, 45% da circulação vespertina e 15% da circulação dominical. [22] Ele ansiosamente tentou transformá-lo em poder político, especialmente atacando o governo na crise da Shell de 1915. Lord Beaverbrook disse que ele era, "a maior figura que já pisou na Fleet Street". [23] A.J.P. Taylor, no entanto, diz: "Northcliffe podia destruir quando usava as notícias de maneira adequada. Ele não podia ocupar o lugar vago. Ele aspirava ao poder em vez de à influência e, como resultado, perdeu os dois". [24]

Outros editores poderosos incluem C. P. Scott, do Manchester Guardian, James Louis Garvin de O observador e Henry William Massingham, da influente revista semanal de opinião, A nação. [25]

A mídia de notícias dinamarquesa apareceu pela primeira vez na década de 1540, quando panfletos escritos à mão relataram as notícias. Em 1666, Anders Bording, o pai do jornalismo dinamarquês, começou um jornal estatal. O privilégio real de publicar um jornal foi concedido a Joachim Wielandt em 1720. Os funcionários da universidade lidaram com a censura, mas em 1770 a Dinamarca tornou-se uma das primeiras nações do mundo a fornecer liberdade de imprensa - terminou em 1799. A imprensa em 1795– 1814, liderado por intelectuais e funcionários públicos, clamou por uma sociedade mais justa e moderna, e falou pelos camponeses oprimidos contra o poder da velha aristocracia. [26]

Em 1834, o primeiro jornal liberal apareceu, dando muito mais ênfase ao conteúdo real das notícias do que às opiniões. Os jornais defenderam a Revolução de 1848 na Dinamarca. A nova constituição de 1849 liberou a imprensa dinamarquesa. Os jornais floresceram na segunda metade do século 19, geralmente ligados a um ou outro partido político ou sindicato. A modernização, trazendo novos recursos e técnicas mecânicas, apareceu depois de 1900. A circulação total era de 500.000 por dia em 1901, mais do que dobrando para 1,2 milhão em 1925. A ocupação alemã trouxe censura informal e alguns prédios de jornais ofensivos foram simplesmente explodidos pelos nazistas. Durante a guerra, o underground produziu 550 jornais - pequenas folhas impressas clandestinamente que encorajavam a sabotagem e a resistência. [27]

O aparecimento de uma dúzia de caricaturas editoriais ridicularizando Maomé gerou indignação muçulmana e ameaças violentas em todo o mundo. (ver: Jyllands-Posten Muhammad cartoons controvérsia) A comunidade muçulmana decidiu as caricaturas no jornal de Copenhague Jyllands-Posten em setembro de 2005 representou outro exemplo de animosidade ocidental contra o Islã e foi tão sacrílego que os perpetradores mereciam punição severa. [28] [29]

A historiografia da imprensa dinamarquesa é rica em estudos acadêmicos. Os historiadores fizeram percepções sobre a história política, social e cultural dinamarquesa, descobrindo que jornais individuais são entidades analíticas válidas, que podem ser estudadas em termos de fonte, conteúdo, público, mídia e efeito. [30]

China Edit

O jornalismo na China antes de 1910 atendia principalmente à comunidade internacional. Os principais jornais nacionais em chinês foram publicados por sociedades missionárias protestantes com o objetivo de atingir os alfabetizados. Notícias duras não eram sua especialidade, mas treinaram a primeira geração de jornalistas chineses nos padrões ocidentais de coleta de notícias. editoriais e publicidade. [31] As demandas por reforma e revolução eram impossíveis para jornais baseados na China. Em vez disso, tais demandas apareceram em artigos polêmicos baseados no Japão, por exemplo, aqueles editados por Liang Qichao (1873-1929). [32]

o derrubada do antigo regime imperial em 1911 produziu uma onda de nacionalismo chinês, o fim da censura e uma demanda por jornalismo profissional de âmbito nacional. [33] Todas as grandes cidades lançaram tais esforços. Atenção especial foi dada ao papel da China na Primeira Guerra Mundial, à decepcionante Conferência de Paz de Paris de 1919 e às demandas e ações agressivas do Japão contra os interesses chineses. Os jornalistas criaram organizações profissionais e aspiraram separar as notícias dos comentários. No Congresso de Imprensa da Conferência Mundial em Honolulu em 1921, os delegados chineses estavam entre os jornalistas mais ocidentalizados e conscientemente profissionais do mundo em desenvolvimento. [ citação necessária No final da década de 1920, entretanto, havia uma ênfase muito maior na publicidade e na expansão da circulação, e muito menos interesse no tipo de jornalismo de defesa que inspirou os revolucionários. [34]

Índia Editar

O primeiro jornal da Índia foi distribuído em 1780 sob a direção de James Augustus Hicky, denominado Gazeta de Bengala. [35] Em 30 de maio de 1826 Udant Martand (The Rising Sun), o primeiro jornal em língua hindi publicado na Índia, começou em Calcutá (agora Calcutá), publicado todas as terças-feiras pela pt. Jugal Kishore Shukla. [36] [37] Maulawi Muhammad Baqir em 1836 fundou o primeiro jornal em língua urdu, o Delhi Urdu Akhbar. A prensa indiana na década de 1840 era uma coleção heterogênea de folhas diárias ou semanais de pequena circulação impressas em impressoras frágeis. Poucos se estendiam além de suas pequenas comunidades e raramente tentavam unir as muitas castas, tribos e subculturas regionais da Índia. Os jornais anglo-indianos promoviam interesses puramente britânicos. O inglês Robert Knight (1825-1890) fundou dois jornais importantes em língua inglesa que alcançaram um amplo público indiano, The Times of India e O estadista. Eles promoveram o nacionalismo na Índia, à medida que Knight apresentava ao povo o poder da imprensa e os tornava familiarizados com as questões políticas e o processo político. [38]

A influência britânica se estendeu globalmente por meio de suas colônias e suas relações comerciais informais com comerciantes nas principais cidades. Eles precisavam de informações políticas e de mercado atualizadas. o Diario de Pernambuco foi fundada em Recife, Brasil, em 1825. [39] El Mercurio foi fundado em Valparaíso, Chile, em 1827. O jornal mais influente do Peru, o comércio, apareceu pela primeira vez em 1839. O Jornal do Commercio foi fundada no Rio de Janeiro, Brasil, em 1827. Muito mais tarde, a Argentina fundou seus jornais em Buenos Aires: La Prensa em 1869 e A nação em 1870. [40]

Na Jamaica, havia vários jornais que representavam as opiniões dos fazendeiros brancos que possuíam escravos. Esses jornais incluíam títulos como o Royal Gazette, The Diary and Kingston Daily Advertiser, Cornwall Chronicle, Cornwall Gazette, e Jamaica Courant. [41] Em 1826, dois negros livres, Edward Jordan e Robert Osborn fundaram The Watchman, que fez campanha abertamente pelos direitos dos negros livres e se tornou o primeiro jornal antiescravista da Jamaica.Em 1830, as críticas à hierarquia escravista foram demais, e as autoridades coloniais jamaicanas prenderam Jordan, o editor, e o acusaram de traição construtiva. No entanto, Jordan foi finalmente absolvido e ele se tornou prefeito de Kingston na Jamaica pós-Emancipação. [42]

Com a abolição da escravidão na década de 1830, a Gleaner Company foi fundada por dois irmãos judeus jamaicanos, Joshua e Jacob De Cordova, empresários iniciantes que representavam a nova classe de jamaicanos de pele clara que dominavam a Jamaica pós-emancipação. [43] Enquanto o Gleaner representou o novo estabelecimento para o próximo século, houve um crescente movimento nacionalista negro que fez campanha por maior representação política e direitos no início do século XX. Para este fim, Osmond Theodore Fairclough fundou Opinião pública em 1937. O.T. Fairclough foi apoiado pelos jornalistas radicais Frank Hill e H.P. Jacobs e a primeira edição deste novo jornal tentaram galvanizar a opinião pública em torno de um novo nacionalismo. Fortemente alinhado com o Partido Nacional do Povo (PNP), Opinião pública Contou entre seus jornalistas figuras progressistas como Roger Mais, Una Marson, Amy Bailey, Louis Marriott, Peter Abrahams e o futuro primeiro-ministro Michael Manley, entre outros. [44]

Enquanto Opinião pública Em campanha pelo autogoverno, o primeiro-ministro britânico Winston Churchill deixou claro que não tinha intenção de presidir "sobre a liquidação do Império Britânico" e, conseqüentemente, os nacionalistas jamaicanos no PNP ficaram desapontados com a constituição diluída para a Jamaica em 1944. Mais escreveu um artigo dizendo "Agora sabemos por que o rascunho da nova constituição não foi publicado antes", porque os subordinados de Churchill estavam "em todo o Império Britânico implementando a verdadeira política imperial implícita na declaração de o primeiro ministro". A polícia colonial britânica invadiu os escritórios de Opinião pública, apreendeu o manuscrito de Mais, prendeu o próprio Mais e condenou-o por difamação sediciosa, prendendo-o por seis meses. [45]

A história da radiodifusão começa na década de 1920 e atingiu seu apogeu nas décadas de 1930 e 1940. A televisão experimental estava sendo estudada antes da 2ª Guerra Mundial, tornou-se operacional no final dos anos 1940 e se espalhou nas décadas de 1950 e 1960, em grande parte, mas não totalmente, substituindo o rádio.

O impacto crescente da Internet, especialmente depois de 2000, trouxe notícias "gratuitas" e anúncios classificados para públicos que não se importavam mais com assinaturas pagas. [ citação necessária ] A Internet minou o modelo de negócios [ que? ] de muitos jornais diários. [ citação necessária ] A falência assomava nos EUA e atingiu jornais importantes como o Notícias das Montanhas Rochosas (Denver), o Chicago Tribune e a Los Angeles Times, entre muitos outros. Chapman e Nuttall descobrem que as soluções propostas, como multiplataformas, paywalls, coleta de notícias dominada por RP e redução de equipes não resolveram o desafio. O resultado, eles argumentam, é que o jornalismo hoje é caracterizado por quatro temas: personalização, globalização, localização e pauperização. [46]

O historiador do jornalismo David Nord argumentou que nas décadas de 1960 e 1970:

"Na história do jornalismo e na história da mídia, uma nova geração de acadêmicos ... criticou as histórias tradicionais da mídia por serem muito isoladas, muito descontextualizadas, muito acríticas, muito cativas às necessidades de treinamento profissional e muito enamoradas das biografias dos homens e organizações de mídia. " [47]

Em 1974, James W. Carey identificou o 'Problema da História do Jornalismo'. O campo foi dominado por uma interpretação Whig da história do jornalismo.

"Isso vê a história do jornalismo como a expansão lenta e constante da liberdade e do conhecimento da imprensa política para a comercial, os retrocessos para o sensacionalismo e o jornalismo amarelo, o impulso para a arrecadação de sujeira e a responsabilidade social. Toda a história é emoldurada por aqueles grandes forças impessoais esbofeteando a imprensa: industrialização, urbanização e democracia em massa. [48]

O'Malley diz que as críticas foram longe demais porque havia muito valor nos estudos profundos do período anterior. [49]


2. Baltimore e Ohio Railroad

O & # x201CTom Thumb, & # x201D construído por Peter Cooper em 1829, foi a primeira locomotiva a ser construída na América. (Crédito: George Rinhart / Getty Images)

Para competir com o boom comercial experimentado pela cidade de Nova York após a construção do Canal Erie, os líderes do porto rival de Baltimore propuseram uma linha férrea de 380 milhas ligando a cidade ao rio Ohio em Wheeling, West Virginia. Em 1827, a Baltimore & amp Ohio Railroad se tornou a primeira empresa americana a receber fretamento para transportar passageiros e carga, e foi a primeira ferrovia americana a empregar locomotivas a vapor para transportar passageiros e carga em um horário regular. O presidente Andrew Jackson se tornou o primeiro comandante-chefe a andar nos trilhos ao embarcar em um trem B & ampO que ia de Ellicott & # x2019s Mills a Baltimore em 1833.


Eleitores

Esta seção cobre todos os principais partidos políticos e movimentos políticos. Os assuntos abordados incluem o socialismo primitivo (mais o movimento Clarion), os partidos Conservador e Liberal, o nascimento do Partido Trabalhista, o Partido Comunista da Grã-Bretanha, incluindo a Guerra Civil Espanhola, o fascismo e a política pós-guerra, incluindo a Greve Geral.

Outro aspecto desta seção é sobre como as mulheres tiveram que lutar pelo direito de votar nas mesmas condições que os homens. A seção inclui a formação da Manchester Suffrage Society em 1867 e da Women’s Social and Political Union (WSPU) fundada em Manchester por Emmeline Pankhurst e suas irmãs em 1903.

A história contada na Main Gallery One termina em 1945, no final da Segunda Guerra Mundial. A história continua na Galeria Principal Dois.

Galeria para famílias, adequada para todas as idades.

Observe que o museu está fechado às segundas e terças-feiras.


'Jerry-construído' vs. 'Júri-manipulado' vs. 'Jerry-manipulado'

Imagine conosco por um minuto que você está montando uma daquelas estruturas altas, com vários níveis e carpete, para um gato. No entanto, você está trabalhando com ferramentas inferiores e vários componentes improvisados. Você consegue colocar a coisa em algo parecido com a forma pretendida, apenas para ser repentinamente cercado por um enigma lingüístico: a estrutura é montada por júri ou construída por jerry ou manipulada por jerry?

Ah, boa pergunta, apesar do que quer que o gato diga.

improvisar reparos significa "erigir, construir ou organizar de forma improvisada" desde o final do século 18 e aparece em sua equipado com júri forma desde seus primeiros dias. A única ressalva aqui é que nossos eus do século 18 estariam usando a palavra de forma totalmente não convencional neste contexto - a menos que a estrutura acarpetada do gato em várias camadas também fosse um barco. Isso mesmo: em seus primeiros dias equipado com júri era um termo estritamente náutico.

Esse fato também é nossa pista de que improvisar reparos não tem nada a ver com os júris do tribunal. Improvisar reparos vem do adjetivo júri, que significa "improvisado para uso temporário, especialmente em uma emergência" ou "improvisado". É um termo do século 15 que vem do inglês médio jory, como conhecido (naquela época, pelo menos) na frase "vela jory", que significa "vela improvisada".

o equipamento no equipado com júri da mesma forma não tem nada a ver com o equipamento que tem a ver com manipular ou controlar algo, como um jogo ou eleição, para obter o resultado desejado. Este equipamento vem de um substantivo do século 17 que significa "fraude". o equipamento no equipado com júri é um termo naval do século 15 que significa "para encaixar com cordame", com aparelhamento sendo as linhas e correntes usadas na operação de um navio à vela. No século 18, se fosse armado por júri, era um barco:

La Couronne ... fundo ruim, júri armado.
Morning Herald (Londres), 16 de agosto de 1782

Equipado com júri foi, de nossas três palavras, a única opção para descrever nossa estrutura de gato acarpetado de muitas camadas construída questionável por um bom tempo. Mas em meados do século 19, outra palavra surgiu: construído por jerry significa "construído de forma barata e insubstancial", bem como "montado descuidadamente ou apressadamente". A origem desta palavra é desconhecida, embora haja muita especulação de que seja de um pobre coitado chamado Jerry, que é um apelido para Jeremy ou Jeremiah. Embora um chamado Jerry possa desprezar razoavelmente a palavra, construído por jerry não é considerado um insulto. Jerry foi usado em inglês britânico na época da Primeira Guerra Mundial como uma palavra depreciativa para um alemão, mas construído por jerry é anterior a que usa:

Os próprios armazéns que foram destruídos eram da classe chamada “Jerry built”, que é equivalente ao termo aplicado em Manchester à propriedade de clubes de construção.
O guardião (Londres), 28 de setembro de 1842

Antes que as coisas fossem construídas jerry, parece que algumas coisas eram construídas no estilo "jerry":

Outra testemunha no mesmo caso, o Sr. Heighton, dono de uma casa, que foi chamado do lado oposto, foi questionado sobre o significado do estilo de arquitetura de Jerry. “Qualquer coisa mal construída”, foi a resposta. "Você tem alguma casa no parque Toxteth?" foi a próxima pergunta. “Sim”, disse a testemunha. “Algum deles foi construído no estilo de arquitetura Jerry?” "Não." “Como você chama seu estilo?” “Um estilo suficiente e substancial.” "E todas as suas casas são dessa ordem?" "Eu deveria dizer isso." “E como você chama o estilo Jerry?” “Se o trabalho não é bem feito e as casas não são bem acabadas, chamamos isso de estilo Jerry.”
The Liverpool (Inglaterra) Mercury, 12 de abril de 1839

A prova definitiva está ausente, mas os etimologistas acreditam que a semelhança entre algo sendo manipulado pelo júri e algo sendo construído pelo jerry pavimentou o caminho para a nossa terceira palavra. o júri do equipado com júri não é transparente para o falante de inglês moderno, mas o manipulado faz sentido: depois de seu significado de "encaixar com aparelhagem", equipamento desenvolveu outros sentidos, incluindo "equipar", "construir" e "colocar em condição ou posição para uso". E assim foi no final do século 19, a palavra jerry-equipado esgueirou-se para a linguagem e pediu para entrar, oferecendo um significado de "organizado ou construído de forma grosseira ou improvisada":

Naturalmente os estabelecimentos navais e militares têm sido potentes fatores na melhoria e desenvolvimento de um bairro tão conveniente, enquanto os esforços da corporação, no assentamento do terreno, têm recebido grande apoio do Governo, que, como principal senhorio, tem assumido cuidado para que seus inquilinos realizem as operações de construção de uma forma alheia ao construtor especulativo e à villa “jerry-rigged”.
The Daily Telegraph (Londres), 17 de setembro de 1890

Aprendi isso uma tarde, quando algo deu errado com a torre equipada que estávamos usando.
The New England Farmer (Boston, MA), 15 de março de 1902

Embora alguns afirmem que jerry-equipado é um tipo inferior de palavra a ser evitado; na verdade, ela está totalmente estabelecida e tem estado ocupada na linguagem por mais de um século, descrevendo uma série de coisas organizadas ou construídas de forma grosseira ou improvisada. Equipado com júri e construído por jerry são um pouco mais antigos e geralmente não são criticados e têm o benefício adicional de ter formas verbais correspondentes. Equipado com júri é a melhor escolha quando a natureza improvisada do esforço deve ser enfatizada, em vez de uma impropriedade que resulta em quem júri está apenas fazendo o que pode com os materiais disponíveis. Construído por Jerry é mais frequentemente aplicado quando algo foi feito de forma rápida e barata aquele que constrói algo, o constrói mal.

Qualquer que seja a aparência da sua estrutura de gato acarpetada de muitas camadas imaginada, é claro, o importante não é a palavra que você escolhe para descrevê-la, mas o quão feliz a caixa em que ela veio está deixando seu gato.


Semeando o vento: o primeiro pacto militar soviético-alemão e as origens da segunda guerra mundial

Antes do amanhecer de 22 de junho de 1941, bombardeiros alemães começaram a destruir uma porção de cidades soviéticas de Leningrado a Sebastopol. Foi o começo de Operação Barbarossa, a maior operação militar da história do mundo. No final do dia, três milhões de soldados alemães e seus aliados cruzaram a fronteira soviética, inaugurando a fase mais sangrenta da Segunda Guerra Mundial. A invasão também levou a uma conclusão sangrenta de 20 anos de cooperação secreta entre a Alemanha e a União Soviética.

Embora a cooperação militar soviético-alemã entre 1922 e 1933 seja freqüentemente esquecida, ela teve um impacto decisivo nas origens e na eclosão da Segunda Guerra Mundial. A Alemanha reconstruiu seu exército despedaçado em quatro bases secretas escondidas na Rússia. Em troca, o Reichswehr enviou homens para ensinar e treinar o jovem corpo de oficiais soviéticos. No entanto, o aspecto mais importante da cooperação soviético-alemã era seu componente tecnológico. Juntos, os dois estados construíram uma rede de laboratórios, oficinas e campos de testes nos quais desenvolveram o que se tornou o principal sistema de armas da Segunda Guerra Mundial. Sem os resultados técnicos dessa cooperação, Hitler não teria sido capaz de lançar suas guerras de conquista.

Após a Primeira Guerra Mundial, os vencedores desmantelaram o alardeado exército alemão, reduzindo-o a apenas 100.000 homens. O Tratado de Versalhes proibiu ainda mais a Alemanha de produzir ou comprar aeronaves, veículos blindados e submarinos. Essas disposições destacaram a esperança da Entente de que a remoção do acesso alemão às tecnologias modernas de guerra forçaria a Alemanha a abandonar seu passado militarista. Ao contrário, essas disposições específicas convenceram ainda mais os remanescentes do Alto Comando alemão de que o rearmamento tecnológico era essencial para restaurar a posição da Alemanha. Poucas obras desde a abertura dos Arquivos Russos exploraram o pacto militar soviético-alemão em sua totalidade. Nenhum se concentrou em seus aspectos tecnológicos. Neste artigo, ofereço novas conclusões sobre o assunto, extraídas de arquivos da Rússia, Alemanha, Reino Unido, Polônia e Estados Unidos. De particular importância para esta peça são o Arquivo Militar do Estado Russo (RGVA), os arquivos das corporações alemãs Krupp, M.A.N. e Daimler-Benz, a Coleção de Registros Estrangeiros apreendidos do Arquivo Nacional dos EUA e o Projeto de Arquivo Russo da Universidade de Yale.

O general Hans von Seeckt, no comando do Reichswehr de 1920 a 1926, estava ansioso para trabalhar com a Rússia Soviética, o único outro Estado europeu igualmente hostil ao status quo. Em 1919, Seeckt despachou para a Rússia Enver Pasha, o ex-ministro da defesa turco então escondido por sua participação nas atrocidades em massa contra os armênios no leste da Anatólia. O objetivo de Seeckt era estabelecer comunicações com o governo soviético para discutir a possibilidade de cooperação militar. Ele estava particularmente ansioso para trabalhar contra o estado recém-revivido da Polônia. Os líderes militares alemães o viam como o “pilar de Versalhes” - uma marionete francesa projetada para cercar a Alemanha pelo leste. A absorção do antigo território alemão, que incluía centenas de milhares de alemães étnicos, inflamou ainda mais a hostilidade de Berlim.

A primeira missão de Enver terminou desastrosamente quando seu avião caiu na Lituânia e ele foi detido pelo novo governo lituano. Ele carregava materiais sensíveis dos militares alemães que poderiam ter gerado apelos na Grã-Bretanha e na França para a ocupação da Alemanha. Apenas uma fuga ousada de um oficial alemão subalterno evitou que Enver e os documentos secretos caíssem nas mãos dos Aliados. Mas no ano seguinte, ele fez a tentativa novamente e teve sucesso. O Enver escreveu de volta para Berlim que

Hoje falei com… Trotsky. Com ele, há uma facção que tem poder real e também inclui aquele partido que defende um entendimento com a Alemanha. Esse partido estaria disposto a reconhecer as velhas fronteiras alemãs de 1914.

Isso significou a extinção da Polônia. Essa era exatamente a esperança do corpo de oficiais alemão.

Leon Trotsky, então chefe do Exército Vermelho, via a cooperação com a Alemanha contra a Polônia como um pólo central na estratégia soviética. Ele escreveu que “a Polônia pode ser uma ponte entre a Alemanha e nós, ou uma barreira”. Após a derrota do Exército Vermelho na guerra polonês-bolchevique, tornou-se uma barreira. A liderança bolchevique acreditava em 1920 que somente com acesso às economias industrializadas do Ocidente o regime revolucionário bolchevique poderia sobreviver. Enquanto o Estado da Polônia existiu, esse objetivo mútuo provou ser uma estrela guia, guiando Berlim e Moscou em paralelo.

No Tratado de Rapallo em abril de 1922, a Alemanha e a União Soviética normalizaram as relações pela primeira vez, o primeiro golpe contra a ordem do pós-guerra. No verão seguinte, o Reichswehr e o Exército Vermelho realizaram uma série de reuniões secretas durante as quais elaboraram a estrutura para a cooperação militar. A princípio, Hans von Seeckt imaginou firmas industriais militares alemãs transferindo produção e pesquisa proibidas para a União Soviética. Sua equipe reservou porções consideráveis ​​dos "fundos negros" do Reichswehr - recursos financeiros ocultos do governo alemão - para subsidiar esses programas. Para acomodar as firmas alemãs, Lenin supervisionou pessoalmente o estabelecimento de um sistema concessionário por meio do qual as corporações alemãs podiam assumir e modernizar as instalações industriais soviéticas existentes sob a supervisão de funcionários soviéticos. Sob os auspícios desse programa, empresas alemãs assumiram estaleiros, fábricas de aviação, artilharia, granadas e rifles, fábricas de armas químicas e outras instalações críticas. As empresas alemãs esperavam lucrar com esses empreendimentos, mas também esperavam encontrar um novo lar para especialistas militares, testes técnicos e produção em campos proibidos. Seeckt imaginou essas fábricas um dia abastecendo o exército alemão renascido em uma guerra futura com a França. Os soviéticos, por sua vez, esperavam aumentar a baixo custo sua produção industrial militar, obter acesso à tecnologia alemã e treinar centenas de novos engenheiros.

A maioria desses empreendimentos fracassou nas difíceis circunstâncias econômicas do início da Rússia Soviética. O mais importante desses arranjos, uma enorme instalação de produção de aeronaves Junkers fora de Moscou, não correspondeu às expectativas de ambos os lados, embora tenha se tornado uma das instalações de aeronaves mais produtivas da União Soviética. Em dezembro de 1926, após enormes perdas financeiras, o dono do proprietário do Junkers vazou detalhes sobre o programa alemão na Rússia para membros do Reichstag, o parlamento alemão. Em 3 de dezembro de 1926, o escândalo se tornou público quando uma manchete de sete linhas apareceu no Manchester Guardian, proclamando: “Cargas de munições da Rússia para a Alemanha! Plano secreto entre oficiais do Reichswehr e soviéticos. DIVULGAÇÕES INICIAIS & # 8230 ”O governo alemão, em grande parte ignorando os esforços do Reichswehr em andamento na União Soviética, caiu em desgraça após um voto de não confiança no Reichstag.

O escândalo pareceu desfazer as grandes esperanças que os militares alemães e soviéticos haviam investido na cooperação. Mas, em vez disso, o relacionamento militar soviético-alemão ganhou nova vida. Começando em 1925 e crescendo rapidamente após o escândalo Junkers, os dois militares estabeleceram uma série de bases militares secretas nas quais oficiais alemães e soviéticos viveram, estudaram e treinaram lado a lado. Equipes de engenheiros e cientistas trabalharam em novos sistemas de armas e em equipamentos militares americanos, britânicos e franceses com engenharia reversa. Duas dessas bases eram dedicadas à produção de armas químicas, uma ao treinamento de aviação e outra à guerra blindada. Essas bases ajudaram a modernizar o Exército Vermelho e desempenharam um papel central no desenvolvimento de tecnologias militares que permitiriam o renascimento dos militares alemães sob Hitler.

A primeira base cooperativa a ser aberta foi uma escola de aviação localizada em Lipetsk, uma cidade a cerca de 500 quilômetros a sudeste de Moscou. A partir de 1924, a Força Aérea Soviética convidou pilotos alemães ao Campo Aéreo de Lipetsk para participar de um treinamento de vôo. Um ano depois, a Força Aérea Soviética transferiu as instalações para os militares alemães, embora parte do acordo exigisse que os alemães treinassem oficiais e mecânicos soviéticos nas instalações. Em 1927, após o escândalo Junkers, Lipetsk se expandiu enormemente em seu escopo. Quase 1.000 pilotos, observadores, mecânicos e engenheiros alemães viveriam em Lipetsk durante seu período de operação. Eles se tornariam o núcleo da Luftwaffe quando ela ressurgisse em 1935. Além disso, os soviéticos e alemães enviaram muitos de seus principais pilotos de teste a Lipetsk para voar em seus projetos mais recentes. Todos os sete fabricantes de aeronaves na Alemanha enviaram secretamente seus protótipos - a maioria deles violações de Versalhes - para Lipetsk para teste. Mais importante para o futuro foram as trocas intelectuais que ocorreram lá. Os alemães emprestaram conceitos soviéticos, como pára-quedistas e bombardeiros de mergulho, da Força Aérea Vermelha. A Força Aérea Vermelha, por sua vez, aprendeu lições táticas e operacionais com instrutores alemães, copiou projetos alemães e - quando insatisfeita com a cooperação técnica - roubou projetos de seus parceiros alemães.

Pilotos alemães disfarçados de turistas a caminho do aeródromo de Lipetsk (Arquivo do Estado de Lipetsk Oblast [GALO], Fond 2176 / Opis 1 / Delo 1) Quando Lipetsk se tornou operacional, o Exército Vermelho e o Reichswehr lançaram as bases para uma guerra blindada e campos de testes localizado na cidade de Kazan, 800 quilômetros a leste de Moscou. Aqui, também, oficiais blindados alemães e soviéticos treinaram lado a lado. Além disso, as principais corporações alemãs secretamente envolvidas no programa de construção ilegal de tanques da Alemanha - Krupp, Daimler e M.A.N. - enviaram suas equipes de engenharia para Kazan. Esses engenheiros viveram, trabalharam e testaram novos projetos de tanques em Kazan que levariam aos Panzers I a IV, representando a maioria da produção de tanques alemã durante a guerra que se aproximava. Os ganhos técnicos soviéticos também foram consideráveis: um oficial do Exército Vermelho escreveu que a base conjunta de Kazan resultou no redesenho da maioria dos veículos blindados da União Soviética. Seu relatório, preservado nos Arquivos Militares do Estado Russo, observou ainda que o Exército Vermelho havia aprendido “muitas coisas interessantes sobre métodos táticos, a técnica de dirigir veículos e pontaria. Assim, em geral, o trabalho de TEKO [codinome para a base] tem sido de grande interesse para o Exército Vermelho ... ”Além disso, os principais teóricos da guerra de cada lado - Heinz Guderian, Oswald Lutz e Ernst Volckheim para os alemães, Mikhail Tukhachevsky e Vladimir Triandafillov para os soviéticos - visitaram, trabalharam e em alguns casos ensinaram como instrutores em Kazan, treinando a próxima geração de oficiais de guerra blindados.

A partir de 1926, os dois lados também começaram a colaborar no desenvolvimento de armas químicas. Em duas instalações - Podosinki perto de Moscou e Tomka perto de Samara - cientistas soviéticos e alemães experimentaram novos agentes e técnicas de dispersão, bem como tratamentos médicos para baixas de gás venenoso. Além disso, os militares alemães ajudaram Yakov Fishman, chefe do programa soviético de armas químicas, a contratar cientistas e empresas alemãs que estavam na clandestinidade pela proibição das armas químicas. Tanto a Alemanha quanto a União Soviética lucraram com esse comércio ilícito, que se tornou a pedra angular do relacionamento soviético-alemão. Em 1931, cientistas e engenheiros alemães administravam cerca de metade do vasto programa de produção de armas químicas da União Soviética. De maneira crítica, os experimentos técnicos na Rússia convenceram os líderes do Reichswehr de que as armas químicas não poderiam funcionar ao lado de sua nova doutrina operacional de guerra móvel de armas combinadas.

As instalações cooperativas soviético-alemãs operariam até 1933, quando Hitler, motivado em parte por sua antipatia pela União Soviética, não sentiu mais a necessidade de ocultar as atividades de rearmamento alemãs. Embora a cooperação militar direta soviético-alemã tivesse durado menos de uma década, seu impacto seria imenso. O programa de rearmamento alemão encoberto iniciado por Seeckt lançou as bases para uma expansão maciça das forças armadas alemãs. Corporações alemãs estavam preparadas para começar a produção em massa de novas linhas de aeronaves, tanques e submarinos desenvolvidos a partir de protótipos testados secretamente de 1926 a 1933. Por sua vez, os soviéticos receberam extensa assistência alemã na industrialização do curso intensivo que renderia o Exército Vermelho a maior e mais mecanizada força militar do mundo em 1939.

O Pacto Molotov-Ribbentrop, formalizado em 23 de agosto de 1939, foi a culminação final de uma cruzada de duas décadas de ambos os lados para se armar, eliminar a ordem do pós-guerra estabelecida em Versalhes e destruir seu inimigo mútuo, a Polônia. A retomada da cooperação militar desempenhou um papel vital na reforma da aliança entre as guerras. Stalin, que havia começado pessoalmente a dirigir a construção naval soviética em 1936, garantiu que os militares soviéticos recebessem grandes quantidades de tecnologia militar alemã no Pacto Molotov-Ribbentrop em troca de matérias-primas soviéticas. A Alemanha voltou a enviar seus oficiais à União Soviética para aconselhar e ajudar os soviéticos no treinamento e no desenvolvimento técnico. Além disso, no outono de 1939, os alemães concordaram em fornecer submarinos soviéticos que lutavam contra a Finlândia, enquanto os soviéticos fizeram o mesmo com os invasores comerciais alemães. No auge da cooperação, Stalin até concedeu permissão à Marinha alemã para abrir uma base naval secreta perto de Murmansk para interditar a navegação britânica e ajudar na invasão da Noruega. Somente com a invasão alemã da União Soviética a última das joint ventures seria encerrada.

Embora em grande parte esquecida hoje, a cooperação militar entre as guerras soviético-alemã reformulou o equilíbrio de poder europeu. No final de setembro de 1939, a Alemanha e a União Soviética compartilhavam uma fronteira, a capacidade de fazer a guerra e uma estrutura ideológica de aniquilação. Por meio de sua aliança, a Alemanha ganhou espaço para reconstruir seu exército e desenvolver novas tecnologias de guerra. Em troca, a União Soviética recebeu assistência militar, tecnológica e econômica vital. O cenário estava montado para a Segunda Guerra Mundial.

O Pacto Soviético-Alemão ilustra por que a ordem do pós-Primeira Guerra Mundial falhou. Também oferece algumas lições poderosas para o presente. As Comissões Inter-Aliadas de Controle, o cão de guarda estabelecido para supervisionar o desarmamento alemão, entregou seu relatório final nefasto em janeiro de 1927:

A Alemanha nunca desarmou, nunca teve a intenção de desarmar e, durante sete anos, fez tudo ao seu alcance para enganar e ‘contra-controlar’ a Comissão designada para controlar o seu desarmamento.

No entanto, os Aliados não tinham força de vontade política para encerrar efetivamente os programas secretos de rearmamento da Alemanha. Os legisladores americanos eram indiferentes. Os líderes britânicos tendiam a ser simpáticos à Alemanha na década de 1920. Além disso, as empresas britânicas e americanas estavam ansiosas para explorar oportunidades econômicas na Alemanha e na União Soviética. A França mostrou alguma inclinação para deter o ressurgimento militar alemão, mas não tinha poder para agir sozinha. Essa falta de harmonia estratégica entre os vencedores prejudicou quaisquer esforços para preservar o status quo.

O estado de coisas do pós-guerra foi particularmente prejudicado pelos sucessos tecnológicos da cooperação soviético-alemã. As limitações do Tratado de Versalhes não conseguiram bloquear o avanço da tecnologia militar alemã principalmente por causa do trabalho do Reichswehr na Rússia. Na verdade, o Reichswehr economizou dinheiro no processo de pesquisa e desenvolvimento por meio de seu programa secreto de produção e teste de protótipos em pequena escala. Uma combinação de espionagem industrial, parceiros comerciais dispostos fora da Alemanha e cooperação com a União Soviética permitiu que a Alemanha acompanhasse os desenvolvimentos militares em outros lugares por uma fração do custo de outros estabelecimentos militares. O fracasso dos líderes ocidentais em reconhecer esse fato significou que eles subestimaram amplamente as habilidades técnicas dos militares alemães durante as crises do final da década de 1930. A parceria soviético-alemã deixa clara a imensa dificuldade em deter o desenvolvimento tecnológico-militar de Estados párias. Em um mundo onde os Estados Unidos buscam impor a não proliferação nuclear e retardar o avanço tecnológico militar de seus inimigos geoestratégicos, as lições da parceria entre guerras soviético-alemãs continuam valiosas.


Mais fatos de jornais

& # 8211 Jornais noturnos são a melhor maneira de ler as notícias do próprio dia

& # 8211 Os jornais preferem ser armazenados em um ambiente fresco, úmido e escuro - portanto, nosso local de armazenamento na Escócia é ideal!

& # 8211 Jornais nacionais do Reino Unido não costumavam ser impressos na Sexta-feira Santa (Páscoa) e o Financial Times ainda não imprime na Sexta Feira Santa

& # 8211 Os jornais da década de 1940 têm menos páginas do que os jornais da década de 1930 devido à escassez de papel na década de 1940 como resultado da Segunda Guerra Mundial

& # 8211 Os títulos dos jornais mudam com o passar dos anos e um título do passado é geralmente muito diferente de seu equivalente hoje. A maioria dos jornais eram impressos com conteúdo jornalístico maior e mais sério. The Sunday People, por exemplo, era um jornal muito conceituado há 50 anos, que não era muito diferente dos jornais mais sérios de hoje


Assista o vídeo: Filmagem muito rara de uma batalha da Primeira Guerra Mundial