Glasgow

Glasgow


We are searching data for your request:

Forums and discussions:
Manuals and reference books:
Data from registers:
Wait the end of the search in all databases.
Upon completion, a link will appear to access the found materials.

Acredita-se que Glasgow tenha crescido em torno de um assentamento cristão estabelecido no final do século 6 por St Mungo, cuja igreja provavelmente ficava no local da atual catedral.

A Universidade de Glasgow foi fundada em 1451, tornando-a a quarta mais antiga do Reino Unido e a segunda mais antiga da Escócia (St. Andrews foi fundada em 1411).

A prosperidade comercial de Glasgow data do século 17, quando o porto do rio Clyde começou a importar tabaco, açúcar, algodão e outros produtos das Américas. Uma grande porcentagem dessas mercadorias foi reexportada para França, Alemanha, Itália, Holanda e Noruega. Após as invenções de James Watt e Richard Arkwright, Glasgow envolveu-se na indústria têxtil quando as fábricas de algodão foram construídas na cidade.

Glasgow envolveu-se na construção naval e, em 1835, metade da tonelagem dos navios a vapor produzidos na Grã-Bretanha foram construídos no rio Clyde. O centro da cidade não era acessível ao transporte marítimo até que foram feitas melhorias na navegação fluvial na década de 1840.

A economia da cidade foi beneficiada pelo desenvolvimento do sistema ferroviário. Linhas importantes incluíam a Garnkirk & Glasgow (1831), a Edinburgh & Glasgow (1842) e a Caledonian Railway (1845) que ligava os principais centros industriais da Inglaterra a Glasgow.

No século 19, a população de Glasgow cresceu rapidamente, passando de uma população de 77.000 em 1801 para 420.000 em 1861. Habitações de baixo padrão para a classe trabalhadora foram construídas rapidamente para atender a esse aumento na demanda. No início da década de 1860, o centro da cidade era um gueto insalubre e superlotado, com níveis de densidade populacional de 1.000 pessoas por acre.

Existem algumas aldeias e vilas piscatórias na foz do Clyde, mas a primeira cidade digna de nota chama-se Greenock. Não é um lugar antigo, mas parece ter crescido nos últimos anos. Os mercadores de Glasgow que se preocupam com a pesca, empregam os navios Greenock para a captura e cura do peixe, e para vários outros negócios.

Glasgow é, de fato, uma cidade muito boa; as quatro ruas principais são as mais bonitas em largura e as mais bem construídas que já vi em uma cidade. As casas são todas de pedra, e geralmente iguais e uniformes em altura, bem como na frente; o andar de baixo geralmente fica sobre vastas colunas dóricas quadradas, não pilares redondos, e os arcos entre eles dão passagem para as lojas, aumentando a força e a beleza do edifício; em uma palavra, é a cidade mais limpa, mais bonita e mais bem construída da Grã-Bretanha, com exceção de Londres.

Em Glasgow, que visitei pela primeira vez, verificou-se que a grande maioria dos casos de febre ocorriam nas ruas baixas e nas ruas estreitas e sujas e nos tribunais, nos quais, como o alojamento era mais barato, os mais pobres e destituídos naturalmente tinham suas moradas. De uma dessas localidades, entre a rua Argyle e o rio, foram transportados para os hospitais 754 dos cerca de 5.000 casos de febre ocorridos no ano anterior.

Entramos em uma passagem baixa e suja como a porta de uma casa, que conduzia da rua através da primeira casa a um pátio quadrado imediatamente atrás, cujo pátio, com exceção de um caminho estreito em torno dele que levava a outra longa passagem por uma segunda casa, era ocupada inteiramente como um receptáculo de esterco.

O Clyde é um rio lamacento e desinteressante a 160 quilômetros solitário, que se eleva a 1.500 pés nas colinas de Lanarkshire e flui para o oeste através da parte estreita da Escócia até o mar. Quatorze milhas acima de sua foz, fica Glasgow. A história de Glasgow e do Clyde é a história da revolução industrial. Pois ao longo do vale deste rio estão os maiores campos de carvão e as mais ricas minas de minério de ferro em todas as Ilhas Britânicas. Acontece que Fulton, Bell e Watt eram originalmente homens Clyde. Após a invenção da maquinaria, Glasgow, que tinha sido um pequeno porto marítimo próspero para 14.000 habitantes, servindo a um interior agrícola e produtor de lã, tornou-se em um curto século uma grande cidade escura e enfumaçada de um milhão de habitantes, cercada por uma dúzia de feios subúrbios industriais. E meio século depois, quando os homens aprenderam a fazer navios de aço, o Clyde se tornou o maior rio de construção naval do mundo. O trabalhador de Pittsburg deve trazer seu minério de ferro de algum lugar na região dos Grandes Lagos, a mil milhas de distância, e deve enviar seu aço acabado a portos distantes para ser transformado em navios. Mas o trabalhador de Clyde encontra minério de ferro, carvão e um porto de 200 acres bem perto. Não é à toa que mais navios foram construídos nas margens do Clyde antes da guerra do que na Inglaterra, Alemanha e América juntas.

Mas nem todos os trabalhadores de Clyde constroem navios. Os negócios afins prosperam lá. Eles fazem caldeiras, locomotivas, pontes, máquinas, ferramentas. E milhares deles são mineiros. Bob Smillie, um mineiro de Lanarkshire, é um homem Clyde. Keir Hardie também trabalhou na área de minas de carvão do vale de Clyde.


Uma breve história do West End de Glasgow

O texto a seguir foi extraído do The West End Conservation Manual, publicado pelo Glasgow Conservation Trust West. As ilustrações são selecionadas na Biblioteca e Arquivo da Trust, que está aberto diariamente ao público mediante agendamento.

O crescimento de Glasgow no século XIX

O crescimento meteórico de Glasgow durante o século XIX foi bem documentado. A transformação de um movimentado centro mercantil georgiano em uma potência industrial vitoriana pode ser melhor vista em termos de população. A notável ascensão de uma pequena cidade de 77.385 habitantes em 1801 para uma extensa metrópole de 784.496 em 1901 (excluindo os burgos adjacentes, mas independentes de Partick e Govan) obviamente teve implicações importantes para o estoque de construção da área.

Na virada do século XIX, a maior parte da população de Glasgow residia perto da medieval High Street. A maioria dos edifícios entre lá e a rua Buchanan eram mansões dos Lordes do Tabaco e outros comerciantes ricos. À medida que Glasgow prosperava, a cidade se expandia para o oeste com novas casas geminadas sendo construídas para a crescente classe mercantil. Em 1820, a construção de ruas gradeadas de terraços georgianos alcançou a atual Blythswood Square, e pequenas vilas pontilhavam Garnethill.

Desenvolvimento do West End

Após o sucesso lento, mas sustentado, do Blythswood e dos desenvolvimentos subsequentes de Woodlands Hill, a construção na área a oeste do Rio Kelvin cresceu rapidamente após a conclusão em 1840 de um novo pedágio, a Great Western Road, que forneceu pela primeira vez uma rota direta da cidade para as terras a oeste. Com a mudança do Jardim Botânico para a propriedade de Kelvinside no início da década de 1840, o caráter original da área - fazendas isoladas e casas de campo dos muito ricos - começou a mudar rapidamente.

Os especulativos desenvolvedores de Hillhead, Kelvinside e Dowanhill buscaram atrair as crescentes classes mercantis de Glasgow para novas e grandiosas casas geminadas usando as atrações do ar puro e vistas do topo da colina, bem como a distância das seções menos salubres da cidade. Por fim, muitos dos grandes nomes do comércio de Glasgow residiram no West End, e depois que a Universidade de Glasgow mudou-se para Gilmorehill em 1870, a área também se tornou o lar da elite acadêmica da cidade.

Para atrair a nata da sociedade de Glasgow, os desenvolvedores do West End tiveram que oferecer o mais alto padrão de construção suburbana. Na segunda metade do século XIX, Glasgow teve uma infinidade de arquitetos talentosos que foram capazes de fornecer projetos para esses edifícios superlativos. Entre os mais renomados estavam: Charles Wilson (designer de Kirklee Terrace, mas mais conhecido pela área Park Circus em Woodlands Hill) Alexander "Greek" Thomson (Great Western Terrace, Westbourne Terrace e Northpark Terrace) John T. Rochead (Buckingham Terrace, Buckingham Terrace West e Grosvenor Terrace) e James Thomson (Crown Circus, Crown Gardens, Ashton Terrace, Belhaven Terrace, Belhaven Terrace West e Devonshire Terrace). Outros arquitetos que construíram o West End, e também viveram lá, foram James Miller, John Keppie, Sir John J. Burnet e, é claro, Charles Rennie Mackintosh (cuja casa na Avenida Southpark 78 foi demolida em 1963 e as características internas armazenadas por quase vinte anos antes de ser reconstruída para formar parte da Galeria de Arte Hunterian na Universidade de Glasgow).

Construção Tenemental

O desenvolvimento no West End primeiro assumiu a forma de vilas clássicas e fileiras imponentes de casas geminadas que atendiam às necessidades de famílias ricas com numerosos empregados. Os terraços foram construídos principalmente de arenito local de cor creme em crescentes graciosos, muitas vezes complementados por jardins paisagísticos e grades ornamentais de ferro fundido.

Nos primeiros anos, os exemplos de construção residencial eram raros no West End. Na década de 1870, entretanto, o boom de construção da cidade levou a um aumento na demanda por casas de natureza mais modesta, e os construtores especulativos sempre estiveram ansiosos para abastecer um mercado pronto. O prédio residencial é uma característica distintiva da arquitetura tradicional de Glasgow e, em partes do West End, o cortiço é um dos principais contribuintes para a paisagem urbana. Em vários casos, os cortiços construídos com padrões muito elevados tinham a aparência externa das casas geminadas mais luxuosas, enquanto outros, projetados para artesãos e suas famílias, tinham um estilo mais utilitário.

Elementos de Estilo

A herança arquitetônica vitoriana e eduardiana de Glasgow está espalhada por toda a cidade, mas em nenhum lugar é tão diversa e concentrada como no West End. Pollokshields podem ter o maior número de vilas, Dennistoun e Govanhill podem ter maiores densidades de belos cortiços de classe média, mas o West End tem as melhores casas geminadas da cidade, além de ter seu próprio conjunto de vilas impressionantes e blocos de cortiços superiores . Na verdade, no West End pode-se ver toda a gama de arquitetura doméstica típica de Glaswegian de 1830 a 1914, desde os modestos cortiços da classe trabalhadora de Partick até as últimas casas geminadas na área de Park Circus no topo de Woodlands Hill.

Dentro da grande diversidade de tipos de construção no West End, há uma variedade fascinante de estilos arquitetônicos. Os primeiros edifícios no West End datam do final do período georgiano (c. 1830), embora a maioria tenha sido construída em várias fases diferentes da era vitoriana (c. 1840-1900). O ponto culminante do desenvolvimento da área veio no início deste século, manifestado nos terraços de arenito vermelho Art Nouveau / Free ou no estilo Glasgow e nos cortiços de Dowanhill e Hyndland.

Os sólidos cortiços de Hillhead e Partick, os imponentes terraços de Dowanhill e as vilas de Kelvinside são um memorial único ao vigor arquitetônico e social da cidade em seu apogeu industrial. Muitos dos arquitetos mais proeminentes de Glasgow deixaram sua marca na criação do West End, e seu trabalho é complementado por elementos vitais da paisagem urbana, como árvores, jardins privados e comunitários, paredes de pedra e cais de portões decorativos e portões e grades ornamentais de ferro fundido, tudo situado em um cenário pitoresco de colinas suavemente inclinadas e clareiras silvestres.

Declínio de edifícios tradicionais

Durante o período do pós-guerra, como distritos e bairros inteiros de Glasgow vitoriano foram programados para reconstrução, muito do estoque de habitações tradicionais da cidade foi permitido a decadência. No West End, o padrão de negligência era variável. Algumas áreas sofreram muito, particularmente distritos mais antigos, como Hillhead (que foi prejudicado pelas propostas para a expansão da Universidade), enquanto os cortiços robustos em distritos como Hyndland foram bem mantidos por seus proprietários e fatores ao longo dos anos.

Mudanças demográficas nas décadas do pós-guerra também causaram grandes mudanças no estoque de construção tradicional do West End. As grandes vilas e casas geminadas da era vitoriana e eduardiana não eram mais adequadas às necessidades modernas de famílias menores sem empregados domésticos. À medida que as famílias da Idade de Ouro morriam ou se mudavam, esses grandes edifícios eram frequentemente comprados para uso institucional (mais frequentemente para escolas e casas de repouso) ou adquiridos por construtores especulativos e convertidos em apartamentos. Nos piores casos, casas e grandes apartamentos eram implacavelmente subdivididos em numerosos quartos-dormitório, a fim de proporcionar o máximo de aluguel aos proprietários ausentes. As populações transitórias de inquilinos e a falta geral de manutenção por parte de proprietários inconscientes sem dúvida exacerbaram o declínio desses belos edifícios nas últimas décadas.

Os primeiros anos do movimento conservacionista de Glasgow

O advento da conservação arquitetônica em Glasgow pode ser facilmente datado do início do planejamento urbano estatutário na Escócia, proveniente da Lei de Planejamento Urbano e Terrestre (Escócia) de 1947, que deu ao Secretário de Estado da Escócia a autoridade para preparar listas de edifícios de Interesse Arquitetônico ou Histórico Especial. A legislação posterior nas décadas de 1950 e 1960 previa subsídios para edifícios listados e a designação de ruas, bairros, distritos e vilas inteiras como "Áreas de Conservação", de especial interesse arquitetônico ou histórico.

Planos de estradas ameaçam o West End

Durante o período do pós-guerra, a arquitetura histórica e a paisagem urbana do West End de Glasgow foram ameaçadas pelos planos de transformar a Great Western Road em uma via expressa, alargando-a para o padrão de dupla faixa de rodagem, fechando ruas laterais e construindo passagens subterrâneas e viadutos para pedestres. Os planos para a Great Western Road Expressway galvanizaram o nascente movimento de conservação no West End. Por muitos motivos, o progresso do projeto era lento. Ele acabou sendo cancelado em meados da década de 1970 (embora não antes que houvesse grandes alterações em muitos dos jardins frontais ao longo da Great Western Road).

O início da campanha contra o Plano Rodoviário foi a New Glasgow Society, que mobilizou representantes de todos os terraços. Um grupo ad hoc de residentes locais formou o Comitê de Defesa de Estradas do Great Western para combater o esquema de estradas e esse comitê acabou se relançando em 1970 como a Sociedade de Conservação do Oeste de Glasgow. O GWCS continuou a ter um papel ativo na promoção do caráter especial da área e, em geral, manteve um olhar atento sobre o patrimônio arquitetônico do West End por cerca de vinte anos.

Outros marcos de conservação no West End

Em 1970, a Lista Estatutária de edifícios protegidos em Glasgow aumentou dramaticamente, com cerca de 101 edifícios adicionados apenas a partir do West End. Naquele ano também viu as três primeiras Áreas de Conservação designadas pela Lei de Amenidades Cívicas de 1967. Eram eles: Park, Royal Exchange Square e Blythswood Square. Não até depois da publicação do relatório histórico de Lord Esher, Conservação em Glasgow, foi o West End designado como Área de Conservação de acordo com a nova Lei de Planejamento Urbano e Rural (Escócia) de 1972.

A quantidade de trabalho de conservação em Glasgow e no West End aumentou durante a década de 1970, apoiada financeiramente por programas como a campanha "Facelift Glasgow" para promover a limpeza e restauração das propriedades mais antigas da cidade. O maior benefício para o movimento conservacionista de Glasgow foi, sem dúvida, o esquema de subsídios para Reparos Habitacionais instituído em meados da década de 1970. Organizado pelo novo Departamento de Habitação do Conselho Distrital de Glasgow e principalmente financiado pelo governo central (por meio da Lei de Habitação (Escócia) de 1974), o programa pagou subsídios de até 90% para reparos abrangentes e limpeza de pedras de cortiços e terraços.

Formação de uma iniciativa West End

Embora o progresso no trabalho de reforma e conservação tenha continuado no West End durante os anos 1970 e início dos anos 1980, em meados dos anos 1980 havia a preocupação de que o escopo dos trabalhos de reparo não estivesse acompanhando o grau de deterioração. Em junho de 1986, o Comitê de Planejamento do Conselho Distrital aprovou em princípio o estabelecimento de um "Comitê Consultivo de Conservação de West End" como o catalisador para a nova Iniciativa de Conservação de West End (WECI). O mandato da nova iniciativa, conforme adotado nesta reunião, compreendia o seguinte:

  • Coordenar os investimentos na preservação e renovação do West End por meio de agências públicas e privadas
  • Para reunir e ampliar o conhecimento e a experiência dos métodos de conservação da paisagem urbana e do patrimônio arquitetônico de West End
  • Definir novos e mais elevados padrões para a manutenção, decoração e preservação de edifícios no West End
  • Para incentivar a conservação e reutilização de edifícios devolutos
  • Gerar empregos com a ampla utilização de comerciantes locais especializados em obras de conservação
  • Divulgar a qualidade do West End e seu potencial como grande atração turística
  • Para mostrar pelo exemplo a possibilidade de regenerar outras partes da cidade

A fim de atrair níveis apropriados de financiamento de fontes do setor privado, foi decidido que a WECI deveria buscar o status de instituição de caridade. Para este fim, em março de 1990, o Glasgow West Conservation Trust foi estabelecido como uma empresa registrada limitada por garantia, assumindo assim os ativos e passivos da WECI, bem como as atribuições e objetivos desta última. O novo Trust nomeou uma equipe em tempo integral e abriu novas instalações na Hillhead Baptist Church perto de Byres Road. Desde 1990, o Trust expandiu seu quadro de funcionários e teve sucesso em multiplicar o nível de subsídios para projetos de suas agências de apoio. Em 1999, o Trust foi relançado com um novo nome, Glasgow Conservation Trust West, e um compromisso renovado de salvaguardar o patrimônio arquitetônico do West End de Glasgow no novo milênio. Esta ocasião também marcou o lançamento do West End Conservation Manual completo, um guia abrangente para a manutenção e reparo de edifícios históricos que compreende treze seções e se estende por mais de 700 páginas no total, com mais de 1.000 ilustrações.

Infelizmente, o Trust foi forçado a fechar em 31 de março de 2006 após a retirada do financiamento da Câmara Municipal de Glasgow e da Escócia Histórica. A intenção desses dois financiadores era estabelecer um novo fundo de conservação em toda a cidade em abril de 2006, mas devido a razões desconhecidas, os planos foram adiados e não é provável que o novo órgão seja implementado até o final de 2006 ou início de 2007.

Fontes para estudo local

Além de informações históricas de fundo e fontes bibliográficas localizadas em cada seção do Manual de Conservação de West End, a análise da arquitetura do West End e da cidade como um todo pode ser encontrada no Edifícios da Escócia: Glasgow (Elizabeth Williamson et al., 1990), que fornece a visão mais abrangente de edifícios individuais, enquanto Glasgow: a formação da cidade (Peter Reed, ed., 1993) fornece uma visão geral valiosa do desenvolvimento arquitetônico da cidade, examinando astutamente os ciclos de construção no contexto da evolução econômica e social da cidade. O trabalho seminal na arquitetura da cidade, Arquitetura de Glasgow (Andor Gomme & David Walker, reimpresso em 1987), foi publicado pela primeira vez no final dos anos 60 e tem sido amplamente creditado por trazer as glórias arquitetônicas de Glasgow para um grande público. A publicação mais recente sobre a história do West End é Ao longo da Great Western Road (Gordon R. Urquhart, 2000) que mapeia o desenvolvimento arquitetônico e social da área com mais de 300 fotografias históricas. Um site dedicado a esta nova publicação pode ser encontrado em www.gordonurquhart.com.

Além disso, lembre-se de pesquisar na World Wide Web por fontes de história local. A melhor nova adição à coleção de história local baseada na web de Glasgow é TheGlasgowStory, um esforço combinado das universidades de Glasgow e Strathclyde (além de uma lista impressionante de patrocinadores e colaboradores).
Um bom exemplo de um site de área local é o Hyndland Local History Project. Uma lista de sites relacionados ao Scottish Archive também foi compilada pela Scottish Records Association. Material fascinante é adicionado à web regularmente, e o Trust recebe avisos de links para qualquer site de história local novo ou aprimorado.

A história do West End é examinada em profundidade a cada outono durante as palestras do West End na Universidade de Glasgow.


Glasgow Cross

Em seus primeiros dias, Glasgow era uma pequena vila de pescadores perto de um rio Clyde raso e facilmente atravessado e permaneceu assim até o século VI dC, quando São Mungus fundou um assentamento religioso em Molendinar Burn na colina ao norte. Um mosteiro foi construído e à medida que o povoado crescia, tornou-se mais conhecido, tanto que São Columba veio visitá-lo. Durante os séculos que se seguiram, o pequeno município espalhou-se gradualmente para o sul ao longo da linha da queimada e acabou se ligando à vila de pescadores junto ao rio. Os caminhos que ligam os assentamentos foram ficando cada vez mais usados ​​até que tomaram a forma de vielas e acabaram se tornando ruas. O primeiro centro de Glasgow foi em torno do mosteiro e, mais tarde, da Igreja Metropolitana (Catedral de St. Mungus), que foi construída nas proximidades. Ao sul, uma velha estrada romana cruzava o Molendinar Burn e as partes a leste e oeste da High Street se tornariam Drygait e Rottenrow, respectivamente. Essas três ruas são as mais antigas da cidade. Ao sul, um segundo centro estava se desenvolvendo, um centro laico onde quatro ruas se cruzavam em ângulos retos, formando a cruz que se tornaria a Cruz de Glasgow.

No período que antecedeu a Reforma, Glasgow Cross era conhecido como Mercat (Mercado) Cross, em homenagem ao mercado que acontecia no amplo espaço aberto onde as quatro ruas se encontravam. Estes eram o Tronegait ao oeste, em homenagem ao trone ou balança que foi instalado lá para pesar mercadorias, Gallowgait ao leste, Rua de Mercat Cross à Igreja Metropolitana ao norte, e Walkergait ao sul, este último nomeado após o waulkers que branquearam tecidos. Mais tarde, a rua ao norte seria rebatizada de High Street após o High Kirk e Walkergait se tornaria o Mercado de Sal, após a cura do salmão. Glasgow nunca foi uma cidade murada e o termo “andar”, também escrito “portão”, não se refere a uma entrada fechada, mas sim uma antiga palavra escocesa que significa “o caminho para”. Portanto, o Briggait é o caminho para a ponte, neste caso a Ponte Velha ou Brig, a Ponte do Bispo Rae, que foi a primeira ponte importante sobre o Clyde em Glasgow. À medida que o Glasgow Cross cresceu em importância comercial, particularmente a partir do século 16, seu desenvolvimento ultrapassou o da área ao redor da Catedral. A entrada da London Road, originalmente chamada London Street, veio muito mais tarde, em 1824, e abriu no Saltmarket, conectando Glasgow Cross com a Great Hamilton Street.

Este cartão postal colorido mostra Glasgow Cross no início de 1900, quando o Tolbooth Steeple ainda fazia parte de um edifício maior. A torre em si data de 1626/7 e foi construída junto com o Tolbooth original, que foi usado para abrigar o escritório do secretário municipal, a câmara do conselho e a prisão da cidade. Eventualmente, como as necessidades do governo cívico aumentaram, essas instalações se mostraram insuficientes e a propriedade foi vendida em 1814 e posteriormente reconstruída com um projeto de David Hamilton. Posteriormente, o edifício serviu de local para John A. Bowman, leiloeiro e avaliador, conforme visto aqui, até ser demolido em 1921, deixando o campanário isolado onde permanece até hoje. Costumava haver uma passagem para pedestres na base da torre, mas foi fechada uma vez que a torre ficou sozinha. O edifício de arenito vermelho à direita da imagem também foi demolido no início dos anos 1920 e o local usado para a construção do Edifício Mercat (1925-28) e da Cruz Mercat (1929). (Cartão postal publicado por M. Wane & # 038 Co., Edinbro.)

Nesta cena, tirada antes de 1910, estamos olhando para o oeste de Gallowgate, cruzando Glasgow Cross e descendo o Trongate. Há militares em primeiro plano à direita, incluindo um soldado em uniforme de gala com kilt, polainas e um baú cheio de medalhas. Talvez uma campanha de recrutamento estivesse em andamento e houvesse um escritório de recrutamento próximo ao Rendezvous Court. Além dos soldados, o Tolbooth Steeple and Building são visíveis na entrada da High Street. O curioso edifício octogonal ornamentado à esquerda da imagem é o edifício Caledonian Railway (1896), projetado por J. J. Burnet e parte da Estação Glasgow Cross cujas plataformas estavam abaixo do nível da rua. As ferragens forjadas do outro lado do prédio fechavam um duto de ventilação que permitia que a fumaça escapasse dos túneis abaixo. Além disso, a estátua montada do Rei William III, Príncipe de Orange, mais conhecido como Rei Billy, olha para baixo do Trongate, tendo a vista com o Tron Steeple à esquerda. A estátua do Rei Billy ficou em Trongate por 163 anos antes de ser removida em 1923 e, após um curto período de armazenamento, erguida no recinto da Catedral em 1926. (Cartão postal publicado na Série Philco.)

Esta vista, tirada por volta de 1910 da London Street *, está voltada para o outro lado da ilha, onde fica o prédio da Estação Glasgow Cross, com o Trongate além. O mercado de sal está à esquerda da imagem e o Glasgow Cross original está fora da câmera à direita. Os homens predominam nesta cena, muitos dos quais parecem estar reunidos em pequenos grupos nas esquinas. R. E. Wright, o ferrageiro e lojista, desfruta de uma boa localização na esquina do Saltmarket e, no andar de cima, a Dra. Tracey pratica odontologia americana, o que deve ter parecido muito moderno para o povo do East End de Glasgow. Havia muitos negócios para dentistas em Glasgow e eles frequentemente ocupavam instalações no primeiro andar em prédios residenciais em locais comerciais. (Cartão postal publicado na Série J. M. Caledonia.)

* Mais tarde renomeado London Road na década de 1920.

Esta bela fotografia, datada de cerca de 1912, mostra a vista voltada para o norte do Saltmarket em direção a Glasgow Cross. Talvez tomado no início de uma manhã de sábado, há uma multidão mista de pessoas com alguns grupos familiares e também alguns homens e mulheres por conta própria. Em primeiro plano, uma cena comovente de uma jovem e seu bebê envolto em um xale xadrez, parado junto ao meio-fio. A maioria das pessoas está subindo a rua em direção à Cruz, possivelmente para a estação ferroviária da Caledônia e as lojas em Trongate. O bonde número 774, um carro “azul” a caminho do Jardim Botânico, deixa os passageiros antes de virar à esquerda para o Trongate. O camião junto ao meio-fio à direita está ao serviço da MacFarlane, Paton & # 038 Co., empresa especializada em compotas, geleias e marmeladas. Ele está estacionado em frente ao Escritório de Recebimento de Pacotes da Ferrovia Caledonian. O prédio de um andar ao lado é o local do famoso bar de James Coggans, "The Coat of Arms", na esquina com a London Street. O padrão de lâmpada de ferro forjado finamente detalhado à direita está servindo a duas funções, tanto como portador de luz quanto como suporte para os fios elétricos. Parece estar inclinado para a frente sob a tensão. Na época em que esta fotografia foi tirada, os globos dos padrões das lâmpadas estavam em processo de substituição e os mais novos já haviam sido instalados na Cruz. (Cartão postal publicado por E. A. Schwerdtfeger & # 038 Co., London E. C. e impresso em Berlim.)

O Tolbooth Steeple agora está sozinho nesta imagem impressa de Glasgow Cross vista do Saltmarket perto da junção com a St. Andrew Street em 1929/30. O espaço à esquerda do Steeple está agora ocupado pelo novo edifício do Bank of Scotland projetado por A. Graham Henderson. Dois bondes “brancos”, servindo na rota entre Springburn e os subúrbios ao sul de Mount Florida, Cathcart e Netherlee, estão passando um pelo outro na Cross. Antes que a numeração da rota fosse adotada em 1938, os bondes de Glasgow carregavam painéis superiores com cores distintas para que os passageiros pudessem identificar facilmente sua rota. Esse sistema funcionou bem, desde que nenhum carro da mesma cor estivesse em uma seção da mesma pista, mas servindo em rotas diferentes. Nesta cena, vemos uma rara exceção. O carro "azul" em primeiro plano, no serviço de Rutherglen para Kirklee, tem um X acima do painel de destino porque, por uma curta parte de sua jornada na Hope Street, estaria na mesma pista usada por outro serviço de carros azuis, Renfrew / Linthouse & # 8211 Keppochill Road / Lambhill / Springburn. Esta identificação X foi introduzida em 23 de outubro de 1928 e descontinuada assim que o sistema de numeração de rota foi introduzido em 1938. (Agradeço ao Sr. Hugh McAulay da Scottish Tramway & # 038 Transport Society por esta informação.)

A grande maioria das pessoas nesta cena são homens, vestidos com suas roupas de trabalho e todos usando coelhinhos. Não se vê um único chapéu-coco. Muito poucas mulheres estão presentes, mas é claro que as bainhas estão agora na altura do joelho, ou bem acima, no caso de uma mulher atravessando a rua. Outra mulher, parada no meio-fio à direita, usa leggings e sapatos de cores claras, claramente décadas à frente de seu tempo. (Cartão postal publicado por E. T. W. Dennis & # 038 Sons. Ltd., Londres & # 038 Scarborough.)

Nesta vista fotográfica, também tirada em meados da década de 1920, os prédios e os pedestres são retratados com muito mais clareza. Novamente, todos os homens estão de boné, incluindo o homem no primeiro plano à direita, que está vestido com um terno de três peças e usando uma gravata borboleta. R. E. Wright, o ferrageiro e lojista da esquina, está oferecendo uma ampla variedade de produtos, incluindo escovas, bicicletas, relógios, relógios, picadores e espremedores. Não havia secadores de centrifugação naquela época. A roupa lavada tinha de ser torcida à mão ou passada no amassador e depois pendurada para secar. O prédio de um andar à esquerda com a balaustrada no topo é a nova Estação Glasgow Cross, servindo a linha abaixo do nível da rua. Este foi o segundo edifício a ocupar o local e foi concluído em 1923. Um dos primeiros ônibus com pneus pneumáticos está passando pelo Banco da Escócia e o homem com o cartaz está anunciando uma venda de linóleo nas instalações em Gallowgate. (Cartão postal da série de fotos reais por Pelham)

Um policial de jaleco branco está dirigindo o tráfego nesta vista do início de 1930 de Glasgow Cross tirada do Saltmarket. Além de três mulheres à esquerda, esperando para atravessar a rua, a cena é amplamente dominada por homens. Muitos homens estavam desempregados nessa época como resultado da Grande Depressão e cidades como Glasgow, que eram tão dependentes da indústria pesada, foram particularmente afetadas. A ferraria e loja de ferragens de Robert Wright ainda está na esquina em frente à Estação Glasgow Cross, mas não está claro se a Dra. Tracey ainda pratica a odontologia americana. À direita da imagem, o grande sapato identifica a loja de calçados e tamancos de John Moffat no 19 Saltmarket. Os padrões de lâmpadas ornamentados que levavam as primeiras luzes de rua elétricas de Glasgow foram substituídos por um design mais utilitário. The “white” tramcar approaching the camera, en route to Mount Florida from Springburn, has recently been modernized with the complete enclosure of the upper deck, the fitting of a new destination box and a bow collector for power pickup. It has just passed a tanker lorry with Redline – Glico, a petroleum and motor oil company that was formed in 1931 from the merger of the Redline Motor Spirit Co. Ltd. and Glico Ltd. ( Postcard published by Miller and Lang in their National Series. )

It is now 1949 and Robert Wright’s ironmongery is still supplying hardware on the Saltmarket corner but Dr. Tracey has moved out from the premises above. Moffat’s shoe shop is still in business on the right. There are now more women pedestrians and groups of men are no longer seen loitering on the street corners. The tram services have recently been withdrawn from the High Street and the overhead wiring installed for trolleybus operation. One of Glasgow Corporation’s new 6-wheel trolleybuses ( TB 24, FYS 724 ) is heading north from the Saltmarket on route 102. The absence of destination and route screens from the rear compartments would suggest that this vehicle was on a test run or being used for driver training. Service 102 was the first trolleybus route to be inaugurated in Glasgow, beginning just after noon on Sunday 3rd April, 1949 when the first vehicle left Larkfield Garage bound for Riddrie. These early trolleybuses, intended as tram replacements, were delivered with London Transport – style trolleybus transfers as seen here but they later had to be removed, allegedly because of a copyright complaint from L.T. A Scammell mechanical horse, in the service of the recently nationalized British Railways, is heading towards the camera with a heavy load, having come down the High Street from one of the railway goods depots. It should be noted that the building on the Gallowgate corner across from the Tolbooth Steeple has been reduced in height to two storeys from four since the previous photograph was taken. ( Postcard published by Miller and Lang in their National Series. )

The sun was shining brightly when this photograph of Glasgow Cross was taken in the early 1960’s. Two Glasgow Corporation Daimler buses are about to pass each other on route 37 between Springburn and the southern suburbs of Croftfoot and Castlemilk. The buses are in different liveries as it was a time of transition around 1960/1. As can be seen from the overhead wires, the trolleybuses were still in service on the High Street routes and they would not be withdrawn until April 1966. Women, most of whom are not wearing hats, are busy patronizing the selection of small shops that abound on the Saltmarket. Only one solitary man is wearing a cap and he is walking around the back of the bus on the left. It is not possible to see if Robert Wright is still in the ironmongery business but Moffat’s shoe sign has gone. The buildings continue to darken because of soot deposition although the Clean Air Act introduced in 1956 helped to slow down this process. ( Postcard by Miller & Lang Ltd., Glasgow. )

The newly-built Mercat Building and Mercat Cross take centre stage in this early 1930’s photograph taken from the entrance to the Trongate. We are looking east with the Gallowgate on the left and London Road on the right. The Mercat Building, designed by A. Graham Henderson as part of a master plan for the redevelopment of Glasgow Cross, was completed in 1928. Its deeply modelled façade fronted by two large Ionic columns provides both drama and grandeur at this point of entry to Glasgow’s East End. In comparison, the Mercat Cross, designed by Edith Burnet Hughes and completed in 1929/30, is modest and unassuming. It was paid for by Dr. William Black and his wife and inaugurated on 24 April 1930 in the presence of the Lord Lyon King of Arms and the City Council. With its proclamation platform and balustrade encircling the column bearing a heraldic unicorn, it replaced the original Mercat Cross that had been removed in 1659. The twin spires of St. James United Free Church at the corner of London Road and James Morrison Street are visible on the right. ( Postcard published by J. & M. Co. Ltd., Caledonia Series. )


Glasgow Cathedral

Glasgow Cathedral stands near the heart of Scotland’s largest city. It’s the only medieval cathedral on the Scottish mainland to have survived the Protestant Reformation of 1560 virtually intact.

Around it there used to be a chanonry – a precinct where the bishops (and, later, archbishops) and clergy lived. A thriving burgh sprang up to its south and west under the bishops’ patronage. Since then, the burgh has grown into the great metropolis we know today.

This inspiring edifice dates mostly from the 1200s. It was dedicated to St Kentigern, also known as St Mungo.

Kentigern is believed to have been the first bishop of the area that is modern Strathclyde. His influence spread widely, and it was later claimed he led a diocese stretching from Loch Lomond to Cumbria.

It’s thought that Kentigern was buried on the cathedral site around 612.

Beacon of prayer

Glasgow Cathedral is one of the finest buildings of the 1200s to survive in mainland Scotland. Parts of it are older still.

Building fabric from Bishop Jocelin’s time (1174–99) is still standing. He is recorded as ‘gloriously enlarging’ his cathedral in 1181. Fragments from the previous cathedral have also been found.

When a fire halted Jocelin’s work, it fell to his successors – notably Bishop William de Bondington (1233–58) – to finish the cathedral.

The end result was a Gothic creation consisting of:

  • rows of pointed arches
  • windows with slender tracery (stone divisions)
  • an unusual array of three vaulted aisles around the presbytery and choir

The intention was to house a shrine to St Kentigern at the main level, behind the high altar, to complement the saint’s tomb in the crypt beneath.

Reform and reuse

The Reformation removed the need for bishops answerable to the Pope. Until their final abolition in 1689, bishops continued in the church in Scotland, but their role was greatly reduced.

Glasgow Cathedral was ‘cleansed’ of its Catholic trappings and put to use as a parish kirk – in fact, three parish kirks. The choir housed the Inner High Kirk the west end of the nave, the Outer High Kirk and the crypt, the Barony Kirk.

But a growing appreciation of the qualities of medieval architecture led to another change. By 1835, both the Outer High Kirk and the Barony Kirk had left the premises. This left the great medieval cathedral to return to something approaching its former glory.

In 1836, the cathedral became state State property. By 1857, the entire building was looked after by the State. A campaign of restoration began and continues to this day.


Kelvin Hall Reflections

Shahana Khaliq, Kelvin Hall Assistant Curator, tells us about working with the Showpeople Community and their connections to Kelvin Hall.

Kelvin Hall, March 2016

Many young people of today might not look at the Kelvin Hall and think that it used to hold an annual circus and carnival every winter. The Kelvin Hall Circus and Carnival was an incredibly popular event that ran for eight weeks during Christmas and New Year. It was one of the most visited buildings for many reasons and the carnival was one of them.


Glasgow History Facts and Timeline

It's thought that Glasgow first grew up around a church that was founded by St. Mungo in the 6th century AD. It's difficult to imagine that the largest city in Scotland came from such modest beginnings.

At any rate, a village grew up around the church. By the 12th century, this episcopal settlement had grown to become one of the wealthiest in Scotland.

Medieval Origins in History

At some time around 1170, Glasgow became a burgh, thus freeing it from the constraints that had hampered its development so far. In the 1190s, the city was also permitted to hold an annual fair on what is now known as the Glasgow Green. At this point in the city's history, it was probably nothing more than a few main streets. In 1260, a community of Dominican friars set up here, providing care for the city's sick and infirm.


Perhaps a sign of the city's growing importance was the founding of the University of Glasgow in 1451. At that time, the university was very much tied in with the church. Lectures were held in the cathedral's crypt or in a nearby monastery. In 1492, the city was given its own archbishop.

From the 17th to the 19th Century

Glasgow was subjected to numerous setbacks during the 17th century, including being besieged several times. Nevertheless, the city began to prosper. Its wealth was mainly built on the tobacco, sugar and cotton trades. The new docks built at Port Glasgow, just down the River Clyde from the city centre, allowed goods to be imported and exported more easily.

Thanks to Glasgow's location on the west coast of Scotland, the city also benefited from the opening up of the new colonies in the Americas and West Indies. New prosperity brought new streets and building projects. In 1772, another bridge was built over the River Clyde and in 1775, work on the Royal Exchange was completed.

In the 19th century, Glasgow came to rely on its heavy industries, including steel, coal and shipbuilding. Nearby sources of iron ore, coal and limestone meant that the city was perfectly located as a centre for new industry. Little wonder that, for the Victorians, this was acknowledged as 'the second city of the British Empire'. By 1835, Glasgow was producing half the tonnage of all British steam ships. The arrival of steam trains meant that even more goods could be transported to and from the city.

A thriving textile industry sprang up along with steam-driven mills. Of course, whilst such industrial endeavour generated vast sums of wealth for the city's businessmen, it did little for ordinary Glaswegians. Cheap housing to accommodate workers led to the city having a reputation for some of the worst slums in the whole country.

Modern Times in the City

During World War One and World War Two, Glasgow became a centre for the manufacturing of ships and armaments. It also became a prime target for German bombing raids. Such raids destroyed much of Glasgow's slum housing. However, post-war housing development did little to right the situation. It was during this phase of the city's history that we see the construction of such infamous housing estates as the Gorbals.

From the 1950s on, the city's fortunes went into decline. Stiff competition from overseas and a lack of investment in the city led to high unemployment and poor conditions for those who lived here. By the 1970s, urban decay was perhaps at its worst. Then, in 1990, Glasgow's circumstances changed quite dramatically. It was named European City of Culture and what followed was a period of massive investment in the city. It produced such developments as those found on the waterfront, leading to Glasgow being named the UK City of Architecture and Design in 1999.


Planned development

The medieval town gradually gave way to more planned and prestigious development.

Civic control of Glasgow's eighteenth-century street formation meant that the irregular contours of the medieval town gradually gave way to more planned and prestigious development. A striking early example was King Street, created during the 1720s to serve as a market centre for the city. Meat, fish and dairy produce were the main commodities on offer, together with fruit and vegetables in nearby Candleriggs. All this was a conscious effort by commercially-minded magistrates to regulate arrangements for the sale of foodstuffs, and the market character of the area endured until the late twentieth century.


O que Glasgow family records will you find?

There are 49,000 census records available for the last name Glasgow. Like a window into their day-to-day life, Glasgow census records can tell you where and how your ancestors worked, their level of education, veteran status, and more.

There are 9,000 immigration records available for the last name Glasgow. As listas de passageiros são o seu bilhete para saber quando seus ancestrais chegaram aos EUA e como eles fizeram a viagem - do nome do navio aos portos de chegada e partida.

There are 14,000 military records available for the last name Glasgow. For the veterans among your Glasgow ancestors, military collections provide insights into where and when they served, and even physical descriptions.

There are 49,000 census records available for the last name Glasgow. Like a window into their day-to-day life, Glasgow census records can tell you where and how your ancestors worked, their level of education, veteran status, and more.

There are 9,000 immigration records available for the last name Glasgow. As listas de passageiros são o seu bilhete para saber quando seus ancestrais chegaram aos EUA e como eles fizeram a viagem - do nome do navio aos portos de chegada e partida.

There are 14,000 military records available for the last name Glasgow. For the veterans among your Glasgow ancestors, military collections provide insights into where and when they served, and even physical descriptions.


Pubs in other areas

Although this web site has been developed mainly of the Glasgow pub and publican I have over the years collected a number of photographs and histories on pubs and publicans outside the city walls. These include Coatbridge, Hamilton, Wishaw, Cambuslang, Blantyre, Uddingston. As this web site develops pubs and publicans from all over Scotland will be included.

Pub Photographs

Over the years I have collected a large number of pub fronts and interior photographs, these have been reduced in size to save web space. If you require a copy of any of the photographs in this site, please get in touch. For a small charge we can have the photo printed and posted out for you.

Your Help

As this web site develops into one of the largest collection of pubs and publicans, it would not grow in size if it wasn’t for the input you give. If you have a story to tell about a pub or publican please get in touch. Something as simple as a name of a pub could bring back memories to some who has forgotten the name. If you have an old photograph even if it is only a few years old please get in touch and we will publish your image and information on this site.

The site will regularly be updated with new photographs, stories with your help.


The New Beginning

On Sunday, 4th October 1908, his Grace Archbishop Maguire of Glasgow performed the ceremony of solemnly blessing and laying the memorial-stone of St. Aloysius’ new church. The day was favoured with beautiful weather, and a large crowd was present to witness the ceremony. Aprocession consisting of St.Aloysius’ altar boys, some forty priests and his Grace the Archbishop, marched from a temporary sacristy to the platform where the blessing and laying of the stone took place. Ajar containing some current newspapers and coins, with a document relating to current church affairs, was placed in a cavity beneath the memorial stone. The Archbishop was presented with a silver trowel by Mr. C.S.Menart on behalf of the contractors, before formally laying the stone. Archbishop Maguire in his address congratulated the congregation of St. Aloysius on having at last reached the beginning of the work of erecting a new church. He claimed to be particularly interested in the work, for as a young layman he had had the pleasure of being present at the opening of the present temporary structure. The new church was unique amongst the Catholic churches of Glasgow in that it had a tower, and it is in the north east corner of the tower that the memorial-stone was placed.

The erection of the new church was completed in some eighteen months and on Quinquagesima Sunday, 6th February 1910, the solemn opening of the church of St. Aloysius Garnethill took place and the parish, which had served the Garnethill community for more than forty years, now had one of the largest and most beautiful church buildings in the city. The church is built in the Renaissance style of the seventeenth century, after the Cathedral of Namur, Belgium. The architect Menart, was responsible for many fine buildings but an architectural historian described St. Aloysius thus: “His masterpiece, though, is St Aloysius Church, Rose Street (1908-10), whose slender, golden-domed campanile rises above the church’s heavily carved Baroque façade and Byzantine dome, creating a prominent landmark on the heights of Garnethill.”

The church was still in an unfinished condition but the swift approach of a General Mission made it necessary that accommodation should be available for the large numbers who would be attending these services.

The solemnity of the function was suited to the importance of the occasion. The same Archbishop Maguire presided and the ministers of the High Mass were Canon MacLuskey, of St. John’s, Fr. Paschal O.F.M., and Fr. Antoninus C.P. The Jesuit priests present were: the Rector Fr. Crofton, Fr. Short, who had been responsible for the collecting the greater part of the money for the building, Frs. Bacon, Egger, Corrigan, Legros, Unsworth, Parry, Hanson, Bateman, McCluskey, Middleton, Annacker and Meyer.

The preacher was the distinguished convert, Fr. Robert Hugh Benson, son of the former Archbishop of Canterbury. He took as his text, “As dying, and behold we live,’’ and went on to deal with the accusations levelled against the Catholic Church that she had failed. He said that those who did not know history very well, did not realize that what the Church said today had always been said for the past nineteen hundred years.

At the opening Mass the choir, under the direction of Mr. Arthur Whittet, sang Elgar’s Ecce Sacerdos Magnus as the entry procession made their way in and during the celebration of Mass performed Gounod’s Messe Chorale, with Elgar’s Ave Maria as an Offertory Motet.


Assista o vídeo: Rubbish and rats: Is Glasgow ready to hold COP26?


Comentários:

  1. Tlacelel

    Desculpa, eu removi esta pergunta

  2. Hernandez

    Aqui e assim também acontece :)

  3. Aglaeca

    Eu acho que erros são cometidos. Escreva para mim em PM, discuta isso.



Escreve uma mensagem